Este estudo buscou identificar quais dimensões do grau de inovação das escolas públicas atendidas pelo Programa Agentes Locais de Inovação - Educação Empreendedora do SEBRAE na Bahia apresentaram as maiores frequências de problemas e soluções implantadas para a aplicação dos processos de aprendizagem baseados na educação empreendedora. Pressupõe-se que a elevação do grau de inovação das práticas de aprendizagem das instituições de ensino ajuda unidades escolares a promoverem competências empreendedoras necessárias para a formação de capital humano capaz de promover os pilares de competitividade dos estados. A abordagem dos dados foi majoritariamente quantitativa. As estratégias de pesquisa adotadas foram a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e o levantamento (survey). O grau de inovação das 120 instituições públicas de ensino da amostra foi medido através do Radar de Inovação da Educação Empreendedora do próprio Programa ALI. Percebeu-se uma relação causal entre a dimensão “Uso eficaz de tecnologias no processo de aprendizagem” e a dimensão de “Estratégia”, já que a alta frequência de problemas relacionados ao domínio de competências empreendedoras e digitais do corpo docente e da gestão escolar acabam por ser uma das causas da ineficácia do uso de tecnologias no processo de aprendizagem.