IMPACTO CULTURAL NAS NEGOCIAÇÕES INTERNACIONAIS

  • Author
  • Lucas Vinícius Rodrigues Sá Amaral
  • Co-authors
  • Alfredo Dib Abdul Nour
  • Abstract
  • Nesta pesquisa, busca-se explorar o impacto cultural nas negociações internacionais no contexto da globalização a partir da expansão de empresas multinacionais. À medida que empresas expandem suas operações para além das fronteiras, elas se deparam com desafios culturais significativos. O desafio em relação a barreira cultural é um dos maiores entraves na internacionalização de empresas. A “interculturalidade” emerge como uma possível solução. Autores internacionais como Raúl Fornet-Betancourt (Interculturalidad y Filosofía en América Latina, 2001) e brasileiros como Pedro Jaime de Coelho Júnior (2016), Aline Craide (2011) e Floriano Barboza Silva (2018), debatem o conceito a respeito do fenômeno sociocultural e de comunicação em que duas ou mais culturas interagem em condições de igualdade. Princípios como igualdade cultural e enriquecimento financeiro sustentam essa abordagem. Existem três tipos de interculturalidade de acordo com Catherine Walsh (2010): Relacional; Funcional; Crítica. A valorização da diversidade cultural é fator fundamental para o sucesso nesse cenário complexo que enfrentam empresas multinacionais. Os desafios são muitos como concorrência acirrada nos diversos mercados em que atuam, gestão da cadeia de suprimentos e logística, conformidade com a legislação nacional e internacional além das diferenças legislativas entre os países, variação cambial, constante necessidade de adaptação ou de identificar percepções de qualidade dos consumidores de cada país ou região.

  • Keywords
  • Administração, Interculturalidade, Internacionalização, Multinacionais.
  • Subject Area
  • Estudos Organizacionais
Back Download
  • Administração Pública, Governo e Terceiro Setor
  • Empreendedorismo e Startups
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração
  • Estratégia Organizacional e Inovação
  • Estudos Organizacionais
  • Finanças
  • Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional
  • Marketing
  • Operações e Logística
  • Gestão Socioambiental
  • Tecnologia, Inteligência Artificial e Transformação Digital em Administração
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares
  • Casos de Ensino

Comissão Organizadora

  • Edson Sadao Iizuka (FEI)
  • Carlos Marshal França (PUC-Campinas)
  • Paulo Antonio da Graça Lima Zuccolotto (PUC-Campinas)
  • Anderson Odias (ANGRAD)

 

Direção de Ensino e Pesquisa

  • Erika Camila Buzo Martins (ESPM)
  • Samara de Carvalho Pedro (SEBRAE)

 

Comissão Científica

  • Administração Pública, Governo e Terceiro Setor
    • Coordenador: Ana Paula Bauer (FAETERJ)
    • Coordenador Adjunto: Elisangela de Jesus Furtado da Silva (Fundação Dom Cabral)
  • Empreendedorismo e Startups
    • Coordenador: Jairo de Carvalho Guimarães (UFPI)
    • Coordenador Adjunto: Antônia Márcia Rodrigues de Sousa (UFC)
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração
    • Coordenador: Ana Carolina Kruta de Araújo Bispo (UFPB)
    • Coordenador Adjunto: Jammilly Brandão (Instituto Federal de Brasília)
  • Estratégia Organizacional e Inovação
    • Coordenador: Isnard Marshall Jr (FGV)
    • Coordenador Adjunto: Ricardo Machado (FGV)
  • Estudos Organizacionais
    • Coordenador: Isabela Regina Fornari Müller (ESAG/UDESC)
    • Coordenador Adjunto: Nério Amboni (ESAG/UDESC)
  • Finanças
    • Coordenador: Francisco Barone (UFF)
    • Coordenador Adjunto: Wilson Nakamura (Mackenzie)
  • Gestão de Pessoas
    • Coordenador: Silas Mendes (UFMG)
    • Coordenador Adjunto: Jhony Moraes (Faculdades Integradas São Judas Tadeu)
  • Marketing
    • Coordenador: Jussara Goulart da Silva (UFU)
    • Coordenador Adjunto: Andres Veloso (USP)
  • Operações e Logística
    • Coordenador: Marcio Cardoso Machado (UNIP)
    • Coordenador Adjunto: Dafne Oliveira Carlos de Morais (FEI)
  • Gestão Socioambiental
    • Coordenador: Luciel Henrique de Oliveira (PUC Minas)
    • Coordenador Adjunto: Cibele Roberta Sugahara (PUC-Campinas)
  • Tecnologia, Inteligência Artificial e Transformação Digital em Administração
    • Coordenador: Luiz Pinheiro (Universidade Positivo)
    • Coordenador Adjunto: Gabriel Machado Braido (Univates)
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares
    • Coordenador: Ricardo Zagallo Camargo (ESPM)
    • Coordenador Adjunto: Talita de Oliveira Trindade (Ibmec/RJ)
    • Coordenador Adjunto: Jorge Renato de Souza Verschoore Filho (UNISINOS)
  • Casos de Ensino
    • Coordenador: Adrian Kemmer Cernev (FGV EAESP)
    • Coordenador Adjunto: Martin Jayo (USP)