O objetivo deste estudo foi analisar a utilização e a contribuição do planejamento estratégico em micro e pequenas empresas (MPEs) do setor de autopeças atendidas pelo Projeto ALI do SEBRAE em João Pessoa-PB. Especificamente, procurou-se identificar as MPEs, dentro deste grupo, que adotam um planejamento estratégico, verificar os benefícios advindos com o uso de planejamento estratégico e identificar quais as dificuldades para a utilização deste instrumento. O referencial teórico apresentou os principais conceitos relacionados à estratégia, planejamento e planejamento estratégico, e sua importância para MPEs, além de contextualizar sobre MPEs. Foi realizado um estudo de caso, abrangendo seis MPEs do setor de autopeças cadastradas e/ou atendidas pelo SEBRAE-PB, por meio do Projeto ALI, caracterizando-se como uma pesquisa qualitativa descritiva, com coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas, sendo os dados tratados por meio da técnica de análise de conteúdo. Constatou-se que somente uma das organizações utilizou continuamente planejamento estratégico. As demais não utilizavam ou estavam em processo de elaboração do primeiro. Para essa organização em destaque, verificou-se que os maiores benefícios alcançados com a utilização do planejamento estratégico foram o controle dos recursos financeiros, a compra de um imóvel para a expansão do estabelecimento, a redução dos gastos com energia elétrica e a aquisição de equipamentos. Já as dificuldades dizem respeito à resistência dos funcionários as mudanças e aos custos envolvidos na implantação do plano. Conclui-se que o planejamento estratégico representa uma ferramenta de segurança na tomada de decisão e um diferencial perante a concorrência para MPEs.