ESTRATÉGIAS DE MARKETING EM EMPREENDIMENTOS POPULARES SOLIDÁRIOS COMO ESTÍMULO PARA TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS LOCAIS

  • Author
  • Yan Malfer Barbosa
  • Co-authors
  • Andrea Costa Van Herk Vasconecelos
  • Abstract
  • Atualmente, várias transformações se direcionam para o desenvolvimento de empreendimentos sejam eles com fins lucrativos ou não. No contexto deste trabalho, o marketing aplicado aos coletivos autogestionários visa proporcionar caminhos que levem a possibilidades de desenvolvimento local. Nesse sentido, essa pesquisa tem como objetivo geral construir estratégias de marketing para os empreendimentos populares solidários assessorados pelo Centro de Incubação de Empreendimentos Populares Solidários (CIEPS) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O Projeto V.O.A.R - Vocação, Organização, Autonomia e Resistência - com o coletivo de mulheres assessoradas pelo CIEPS/UFU - é o recorte desta pesquisa. Sob o acrônimo V.O.A.R, no CIEPS, estão inseridos vários grupos informais, associações, cooperativas, que na proposta da economia popular solidária (EPS), buscam gerar trabalho e renda, abarcando lutas e resistência de maneira abrangente. A pesquisa é qualitativa, estruturada pelo método pesquisa-ação, com informações coletadas através de questionário, diário de campo e entrevista semiestruturada. As categorias de análise foram emergidas das respostas dos questionários, respondidos por 18 mulheres do projeto V.O.A.R, as quais sedimentaram o roteiro de entrevista realizada com a diretoria do CIEPS/UFU, com a finalidade de triangular dados. Os resultados apontaram que apesar de as participantes do projeto V.O.A.R apresentarem conhecimentos sobre as estratégias de marketing e suas aplicações, faz-se necessário que o CIEPS/UFU encontre formas de aprofundar os conhecimentos existentes., por meio de oficinas de formação

  • Keywords
  • Estratégias de marketing, Economia Popular Solidária, Incubadoras sociais, Transformações sociais, Desenvolvimento local.
  • Subject Area
  • Marketing
Back Download
  • Administração Pública, Governo e Terceiro Setor
  • Empreendedorismo e Startups
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração
  • Estratégia Organizacional e Inovação
  • Estudos Organizacionais
  • Finanças
  • Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional
  • Marketing
  • Operações e Logística
  • Gestão Socioambiental
  • Tecnologia, Inteligência Artificial e Transformação Digital em Administração
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares
  • Casos de Ensino

Comissão Organizadora

  • Edson Sadao Iizuka (FEI)
  • Carlos Marshal França (PUC-Campinas)
  • Paulo Antonio da Graça Lima Zuccolotto (PUC-Campinas)
  • Anderson Odias (ANGRAD)

 

Direção de Ensino e Pesquisa

  • Erika Camila Buzo Martins (ESPM)
  • Samara de Carvalho Pedro (SEBRAE)

 

Comissão Científica

  • Administração Pública, Governo e Terceiro Setor
    • Coordenador: Ana Paula Bauer (FAETERJ)
    • Coordenador Adjunto: Elisangela de Jesus Furtado da Silva (Fundação Dom Cabral)
  • Empreendedorismo e Startups
    • Coordenador: Jairo de Carvalho Guimarães (UFPI)
    • Coordenador Adjunto: Antônia Márcia Rodrigues de Sousa (UFC)
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração
    • Coordenador: Ana Carolina Kruta de Araújo Bispo (UFPB)
    • Coordenador Adjunto: Jammilly Brandão (Instituto Federal de Brasília)
  • Estratégia Organizacional e Inovação
    • Coordenador: Isnard Marshall Jr (FGV)
    • Coordenador Adjunto: Ricardo Machado (FGV)
  • Estudos Organizacionais
    • Coordenador: Isabela Regina Fornari Müller (ESAG/UDESC)
    • Coordenador Adjunto: Nério Amboni (ESAG/UDESC)
  • Finanças
    • Coordenador: Francisco Barone (UFF)
    • Coordenador Adjunto: Wilson Nakamura (Mackenzie)
  • Gestão de Pessoas
    • Coordenador: Silas Mendes (UFMG)
    • Coordenador Adjunto: Jhony Moraes (Faculdades Integradas São Judas Tadeu)
  • Marketing
    • Coordenador: Jussara Goulart da Silva (UFU)
    • Coordenador Adjunto: Andres Veloso (USP)
  • Operações e Logística
    • Coordenador: Marcio Cardoso Machado (UNIP)
    • Coordenador Adjunto: Dafne Oliveira Carlos de Morais (FEI)
  • Gestão Socioambiental
    • Coordenador: Luciel Henrique de Oliveira (PUC Minas)
    • Coordenador Adjunto: Cibele Roberta Sugahara (PUC-Campinas)
  • Tecnologia, Inteligência Artificial e Transformação Digital em Administração
    • Coordenador: Luiz Pinheiro (Universidade Positivo)
    • Coordenador Adjunto: Gabriel Machado Braido (Univates)
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares
    • Coordenador: Ricardo Zagallo Camargo (ESPM)
    • Coordenador Adjunto: Talita de Oliveira Trindade (Ibmec/RJ)
    • Coordenador Adjunto: Jorge Renato de Souza Verschoore Filho (UNISINOS)
  • Casos de Ensino
    • Coordenador: Adrian Kemmer Cernev (FGV EAESP)
    • Coordenador Adjunto: Martin Jayo (USP)