Este trabalho tem como objetivo apresentar metodologias ativas utilizadas em uma disciplina de administração ofertada em um Curso Superior de Hotelaria. Nesse estudo, serão apresentadas três metodologias: Batalha das teorias, Escravos de Jó e Aprendizagem Colorida, todas implementadas para trabalhar conceitos e conteúdos de administração de forma leve e divertida, destacando-se a relevância do uso desses métodos para a formação de futuros profissionais críticos, reflexivos e criativos. A metodologia "Batalha das Teorias", por exemplo, envolve os estudantes em debates sobre as Teorias Administrativas, estimulando o pensamento crítico e a argumentação lógica. Já a atividade "Escravos de Jó" adapta a tradicional brincadeira infantil para reforçar conceitos de trabalho em equipe e resolução de problemas, tornando o aprendizado uma experiência lúdica e significativa. Por fim, a "Aprendizagem Colorida", que por meio do lúdico e das cores, facilita a assimilação de conteúdos como planejamento estratégico e estrutura organizacional, promovendo a aprendizagem de maneira divertida. Em termos metodológicos, esta pesquisa se caracteriza como um estudo de caso descritivo de abordagem qualitativa. Com o estudo, é possível concluir que há inúmeras possibilidades para ensinar e aprender em ação, fugindo do método tradicional de aulas expositivas clássicas. Ainda nessa linha, mostra que a implementação promove um ambiente mais dinâmico e participativo, onde os alunos são incentivados a colaborar, compartilhar ideias e aplicar conhecimentos de forma prática. Entretanto, isso requer sensibilidade, criatividade e inovação por parte dos docentes, assim como, predisposição, motivação, e engajamento dos estudantes. É pertinente destacar que além da motivação associada ao desejo de compartilhar outras possibilidades de ensinar e aprender, este livro foi escrito para fomentar reflexões sobre a importância do intraempreendedorismo na prática docente, enfatizando que todos que constituem a comunidade acadêmica podem ser agentes de transformação na educação por meio da criatividade e da inovação.