A crescente preocupação com a sustentabilidade tem impulsionado a busca por maior eficiência no uso de recursos e redução de emissões em frotas de transporte e carga. Contudo, ainda há uma resistência na adoção de estratégias de manutenção e remanufatura por empresas e consumidores. Tais estratégias são, muitas vezes, associadas como soluções de alto custo e de resultados a longo prazo incertos. O objetivo deste estudo é analisar a influência da adoção das estratégias de manutenção e remanufatura nas variáveis de custos e disponibilidade de veículos. Para tanto, esta pesquisa foi realizada em duas etapas: a primeira referente a uma pesquisa bibliográfica sobre estudos de caso sobre o tema no Brasil e a segunda etapa referente a um estudo de caso, que procurou coletar e analisar dados sobre o histórico de manutenção de uma frota de veículos de uma renomada organização do setor de energia. Os resultados apresentados sugerem que a gestão da manutenção corretiva planejada e preventiva são primordiais para a redução de custos, o aumento da disponibilidade dos veículos e a estabilidade da previsão orçamentária. Adicionalmente, o uso de peças remanufaturadas influencia na redução do tempo de reparo, aumenta a eficiência em custos dos processos de manutenção e colabora com a vertente ambiental de reuso de recursos da sustentabilidade, mantendo níveis equivalentes de segurança para os consumidores.