As ferramentas de Inteligência Artificial (IA) estão cada vez mais próximas ao nosso dia a dia e mais acessíveis a parte da sociedade, se inserindo no ambiente de ensino e profissional, promovendo novas possibilidades de pesquisa, aprendizado e interação. Um marco em dezembro de 2022 trouxe a Inteligência Artificial Generativa (IAGen) mais acessível para todos, com o lançamento do ChatGPT numa versão gratuita disponibilizada na internet, por meio de um site. Essa nova forma de interação digital traz desafios e oportunidades na função do Administrador. A motivação na escrita deste estudo, vêm da necessidade do entendimento e da busca por referencial teórico que possa contribuir para o entendimento do momento atual do uso de tecnologias no ambiente de estudos, considerando a influência nas funções do administrador e no ambiente de estudos, envolvendo alunos, professores e Instituições de Ensino. A pesquisa pode ser considerada exploratória, pois possui o objetivo de explorar os fatos, referências bibliográficas acerca dos temas mencionados. A pesquisa aborda um contexto inicial, com um retrato do ambiente do Administrador na realização de suas funções. Em seguida, o contexto da Inteligência Artificial no ambiente de estudos. Nas considerações finais, são sugeridas reflexões que envolvem a utilização das ferramentas de Inteligência Artificial Generativa.