MARKETING DE BABÁS ELETRÔNICAS CONECTADAS: ESTRATÉGIAS PARA SEGURANÇA DIGITAL DOMÉSTICA

  • Author
  • Isabelle Carlos Campos Rezende Cavalcante
  • Co-authors
  • Júlio César Teixeira , Katia Cinara Tregnago Cunha , Allisson Jonathan Marques da Silva , Cristiane Drebes Pedron
  • Abstract
  •  

    Este estudo de caso explora a importância da segurança digital na escolha de babás eletrônicas para monitoramento de bebês, destacando o dilema enfrentado por um casal entre os benefícios da conectividade à internet e as preocupações com a privacidade doméstica. O caso é baseado em um incidente real, divulgado pela revista Crescer e Globo.com, em que hackers invadiram uma babá eletrônica da marca Foscam em São Paulo, revelando vulnerabilidades em dispositivos conectados. Raquel Keppe, a mãe envolvida, relatou a experiência de ter sua segurança doméstica comprometida, sublinhando a necessidade urgente de maior conscientização sobre os riscos dessas tecnologias. O estudo não apenas revela os desafios enfrentados pelos consumidores, mas também destaca a necessidade das empresas se adaptarem às exigências de segurança na era da transformação digital (TD). A TD requer o uso de tecnologias digitais que apoiem o planejamento estratégico, permitindo que as empresas desenvolvam estratégias de marketing mais eficazes e responsivas. O caso também examina como as empresas podem equilibrar a inovação tecnológica com a responsabilidade de proteger dados e a privacidade dos consumidores. Particularmente relevante para cursos de Administração, com foco em disciplinas como Marketing Estratégico e Digital, o estudo oferece uma plataforma para discussões sobre desafios éticos e empresariais na segurança digital, capacitando os alunos a desenvolverem soluções que integrem segurança e conectividade, assegurando a confiança do consumidor e a integridade do mercado.

  • Keywords
  • Babás Eletrônicas. Marketing Estratégico. Segurança Digital.. Tomada de Decisão. Transformação Digital.
  • Subject Area
  • Marketing
Back Download
  • Administração Pública, Governo e Terceiro Setor
  • Empreendedorismo e Startups
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração
  • Estratégia Organizacional e Inovação
  • Estudos Organizacionais
  • Finanças
  • Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional
  • Marketing
  • Operações e Logística
  • Gestão Socioambiental
  • Tecnologia, Inteligência Artificial e Transformação Digital em Administração
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares
  • Casos de Ensino

Comissão Organizadora

  • Edson Sadao Iizuka (FEI)
  • Carlos Marshal França (PUC-Campinas)
  • Paulo Antonio da Graça Lima Zuccolotto (PUC-Campinas)
  • Anderson Odias (ANGRAD)

 

Direção de Ensino e Pesquisa

  • Erika Camila Buzo Martins (ESPM)
  • Samara de Carvalho Pedro (SEBRAE)

 

Comissão Científica

  • Administração Pública, Governo e Terceiro Setor
    • Coordenador: Ana Paula Bauer (FAETERJ)
    • Coordenador Adjunto: Elisangela de Jesus Furtado da Silva (Fundação Dom Cabral)
  • Empreendedorismo e Startups
    • Coordenador: Jairo de Carvalho Guimarães (UFPI)
    • Coordenador Adjunto: Antônia Márcia Rodrigues de Sousa (UFC)
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração
    • Coordenador: Ana Carolina Kruta de Araújo Bispo (UFPB)
    • Coordenador Adjunto: Jammilly Brandão (Instituto Federal de Brasília)
  • Estratégia Organizacional e Inovação
    • Coordenador: Isnard Marshall Jr (FGV)
    • Coordenador Adjunto: Ricardo Machado (FGV)
  • Estudos Organizacionais
    • Coordenador: Isabela Regina Fornari Müller (ESAG/UDESC)
    • Coordenador Adjunto: Nério Amboni (ESAG/UDESC)
  • Finanças
    • Coordenador: Francisco Barone (UFF)
    • Coordenador Adjunto: Wilson Nakamura (Mackenzie)
  • Gestão de Pessoas
    • Coordenador: Silas Mendes (UFMG)
    • Coordenador Adjunto: Jhony Moraes (Faculdades Integradas São Judas Tadeu)
  • Marketing
    • Coordenador: Jussara Goulart da Silva (UFU)
    • Coordenador Adjunto: Andres Veloso (USP)
  • Operações e Logística
    • Coordenador: Marcio Cardoso Machado (UNIP)
    • Coordenador Adjunto: Dafne Oliveira Carlos de Morais (FEI)
  • Gestão Socioambiental
    • Coordenador: Luciel Henrique de Oliveira (PUC Minas)
    • Coordenador Adjunto: Cibele Roberta Sugahara (PUC-Campinas)
  • Tecnologia, Inteligência Artificial e Transformação Digital em Administração
    • Coordenador: Luiz Pinheiro (Universidade Positivo)
    • Coordenador Adjunto: Gabriel Machado Braido (Univates)
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares
    • Coordenador: Ricardo Zagallo Camargo (ESPM)
    • Coordenador Adjunto: Talita de Oliveira Trindade (Ibmec/RJ)
    • Coordenador Adjunto: Jorge Renato de Souza Verschoore Filho (UNISINOS)
  • Casos de Ensino
    • Coordenador: Adrian Kemmer Cernev (FGV EAESP)
    • Coordenador Adjunto: Martin Jayo (USP)