A iniciação científica é um programa voltado para discentes de graduação de qualquer área ofertada pelas instituições de ensino superior no Brasil, com objetivo de despertar vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação, assim como contribuir para reduzir o tempo médio de titulação de mestres e doutores. Esta pesquisa teve como objetivo analisar a percepção de bolsistas que não concluíram o programa de iniciação científica, à luz da Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura. Realizou-se uma pesquisa exploratória, a partir de relato de caso, com abordagem qualitativa, mediante realização de entrevistas em profundidade entre aluno(a)s desistentes do programa. Identificou-se a repercussão do ambiente, em especial, da dinâmica do grupo de pesquisa, na perspectiva da reciprocidade triádica. E, sendo mais relevante para a desistência do(a)s aluno(a)s a ausência de um modelo referencial, ou seja a presença prática e orientadora do docente pesquisador ou de um pesquisador em formação para o processo de aprendizagem observacional. Esta ausência é reiteradamente relatada pela ausência do(a) docente/pesquisador(a) no processo de orientação de suas atividades. Registra-se como contribuição deste trabalho, agregar novas perspectivas aos estudos sobre a Teoria Social Cognitiva na perspectiva da formação de jovens pesquisadore(a)s. Quanto a práxis, faz refletir aos/às orientadore(a)s quanto ao seu papel de modelo, para a formação de uma bem sucedida sucessão de pesquisadore(a)s que fortalecerão linhas de pesquisa de seus/suas orientadore(a)s.