O objetivo central deste artigo foi identificar possíveis correlações entre soft skills e aptidão gerencial a partir da percepção de estudantes de ensino superior na área de Informática. A pesquisa foi realizada com 35 estudantes do curso superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas em um campus do IFPB. A metodologia do estudo foi classificada como descritiva e quantitativa. Utilizou-se como instrumento de pesquisa um questionário adaptado o qual adotou uma escala Likert de 5 pontos. O processo de análise foi realizado com auxílio de software estatístico em que foram realizados testes de confiabilidade, normalidade, correlação entre variáveis e diferença de grupos. No que tange a análise de correlação, os principais achados da pesquisa sinalizam para uma preponderância de correlações de soft skills em relação às habilidades gerenciais, as quais, em geral, orbitam em torno das Soft Skills, ou seja, para os participantes do estudo, as soft skills são centrais, de modo que as habilidades gerenciais melhor se desenvolvem a partir das competências relacionadas às Soft Skills. Os resultados levaram a uma análise crítica acerca de ambientes que podem gerar positividade tóxica que, dentre outras consequências nocivas, prejudica o fomento de um trabalho crítico e reflexivo sobre as atividades desempenhadas. Em relação ao teste de diferenças de grupo, identificou-se diferenças em relação aos estudantes que possuem experiência profissional, e distinções de percepção entre homens e mulheres no tocante ao desenvolvimento de criatividade por meio de plataformas digitais e ao engajamento coletivo.