Na extensão universitária, propõe-se relacionar Teoria Comportamental (TC), Gestão do Conhecimento (GC) e Inteligência Emocional (IE), integrando conceitos e experiências práticas acadêmicas, sendo a TC empregada para examinar padrões de ação, a GC para identificar o saber e desempenho coletivo, e a IE para mensurar influências das relações socioemocionais discente, pondera-se, na curricularização da extensão, a integração dessas abordagens como forma de fortalecer e regular a função social e o desenvolvimento acadêmico (Barros, 2025; Araújo e Cruz, 2022; Brasil, 2024; Lasekan, Godoy e Méndez-Alarcón, 2025; Özal et al., 2025; Ramos et al., 2024; Wu e Klingebiel, 2024). Como propósito, busca-se entender, de que modo lacunas comportamentais e da gestão do conhecimento influenciam a inteligência emocional discente na extensão acadêmica em diferentes cenários? A pesquisa qualitativa, guiada pelo PRISMA 2020 (Page et al., 2021) e por referenciais teóricos revisados por pares, identificou 1.112 registros nas bases Web of Science e EBSCOhost, delimitados para 82 conforme objetivos do estudo. Utilizou-se inteligência artificial (ChatGPT-4 Plaus, 2025) para revisão gramatical, tradução e ordenação das referências. A participação discente em ações extensionistas pode diminuir o estresse, fortalecer vínculos institucionais e promover ambiente inclusivo e participativo. Com base em lacunas identificadas, o estudo apresenta sugestões para um framework teórico que oriente práticas voltadas ao engajamento discente e às respostas emocionais, destacando o papel da Inteligência Emocional (IE) na formação acadêmica e seus efeitos teóricos, práticos, sociais e políticos no ensino superior.
Palavras-chave: Extensão Universitária; Gestão do Conhecimento; Inteligência Emocional Discente; Revisão Sistemática; Teoria Comportamental.
Os Anais do 36º Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração – ENANGRAD reúnem os trabalhos científicos apresentados durante o evento, realizado de 21 a 24 de outubro de 2025, na Universidade de Fortaleza (UNIFOR), em Fortaleza – CE.
Promovido pela Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD), o ENANGRAD é reconhecido como o principal espaço de interlocução entre a academia, o setor produtivo e o poder público na área da Administração no Brasil. Nesta edição, o tema central “Futuro em Movimento: Transformações Disruptivas e Implicações para a Administração” orientou reflexões sobre os desafios e oportunidades que a inovação, a sustentabilidade e as novas tecnologias trazem para a formação e a prática administrativa.
Os trabalhos publicados nestes anais refletem o compromisso da ANGRAD em estimular a pesquisa aplicada, o compartilhamento de boas práticas pedagógicas e o fortalecimento do ensino de Administração em suas múltiplas dimensões.
A edição de 2025 se destacou pela inclusão de novas áreas temáticas, como Cooperativismo e Gestão de Esportes, exclusivas desta edição, reafirmando o caráter dinâmico e plural do ENANGRAD.
Cada artigo passou por um rigoroso processo de avaliação por pares, conduzido pela Comissão Científica, composta por pesquisadores e docentes de diversas instituições de ensino superior do país, organizados em áreas temáticas que contemplam os principais campos da Administração.
A todos os autores, avaliadores, coordenadores de área, moderadores e instituições envolvidas, a ANGRAD expressa seu sincero reconhecimento pela contribuição à consolidação de mais uma edição de sucesso do ENANGRAD — um espaço de encontro, aprendizado e construção coletiva de conhecimento em Administração.
O 36º Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração – ENANGRAD contou com a colaboração de uma Comissão Organizadora e de uma Comissão Científica formadas por profissionais e pesquisadores de reconhecida atuação acadêmica e institucional.
A Comissão Científica foi responsável pela avaliação dos trabalhos submetidos, assegurando a qualidade, a diversidade temática e o rigor metodológico das pesquisas apresentadas. As áreas temáticas contemplaram os principais campos de estudo e prática da Administração, incluindo também temáticas exclusivas desta edição, como Cooperativismo e Gestão de Esportes, reafirmando o compromisso da ANGRAD com a inovação e a ampliação dos debates na área.
Edson Sadao Iizuka (FEI)
Erika Camila Buzo Martins (ESPM)
Samara de Carvalho Pedro (Faculdade Sebrae)
Josimar Costa (UNIFOR)
Ana Cristina Pacheco de Araújo Barros (UNIFOR)
Anderson Odias da Silva (ANGRAD)
Administração Pública, Governo e Terceiro Setor
Coordenador: Fernando de Souza Coelho (EACH-USP)
Coordenador Adjunto: Luiz Filipe Goldfeder Reinecke (UDESC)
Casos de Ensino
Coordenador: Adrian Kemmer Cernev (FGV EAESP)
Coordenador Adjunto: Martin Jayo (FEA-USP)
Cooperativismo (exclusivo desta edição)
Coordenador: Manfredo Luiz Lins e Silva (Sistema OCB/CE)
Coordenadora Adjunta: Roberta Feitosa de Lucena Cavalcante (UNIFOR)
Empreendedorismo e Startups
Coordenador: Jairo de Carvalho Guimarães (UFPI)
Coordenadora Adjunta: Antonia Márcia Rodrigues (UFC)
Estratégia Organizacional e Inovação
Coordenador: Isnard Marshall Junior (FGV)
Coordenador Adjunto: Ricardo Machado (FGV)
Estudos Organizacionais
Coordenadora: Isabela Regina Fornari Muller (UDESC)
Coordenador Adjunto: Nério Amboni (UDESC)
Finanças
Coordenador: Francisco Barone (UFF)
Coordenador Adjunto: Wilson Toshiro Nakamura (Mackenzie)
Formação, Pesquisa e Prática Docente em Administração
Coordenadora: Ana Carolina Kruta de Araújo Bispo (UFPB)
Coordenadora Adjunta: Jammilly Brandão (IFB)
Gestão de Esportes (exclusivo desta edição)
Coordenadora: Anna Beatriz (UNIFOR)
Coordenadora Adjunta: Vanessa Ingrid (UNILAB)
Gestão de Pessoas
Coordenador: Diogo Helal (Fundação Joaquim Nabuco)
Coordenador Adjunto: Jhony Pereira Moraes (USJT)
Gestão Socioambiental
Coordenador: Luciel Henrique de Oliveira (PUC Minas)
Coordenadora Adjunta: Cibele Sugahara (PUC Campinas)
Marketing
Coordenadora: Jussara Goulart da Silva (UFU)
Coordenador Adjunto: Andres Veloso (FEA-USP)
Operações e Logística
Coordenador: Marcio Cardoso Machado (UNIP)
Coordenadora Adjunta: Dafne Oliveira Carlos de Morais (UNIFOR)
Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares
Coordenadora: Talita de Oliveira Trindade Magão
Jorge Verschoore (Unisinos)
Coordenador Adjunto: Marcelo Carvalho (FATEC Guarulhos)
Tecnologia, Inteligência Artificial e Transformação Digital em Administração
Coordenadora: Carla Bonato Marcolin (UFU)
Coordenador Adjunto: Gabriel Braido (UNIVATES)
Coordenador Adjunto: Ricardo Limongi (UFG/UFU)