Trata-se de um estudo bibliométrico que teve como objetivo mapear as publicações selecionadas no Portal CAPES e SCIELO, entre os anos de 2015 a 2024, sobre as temáticas prazer e sofrimento (PST), qualidade de vida no trabalho (QVT) e fatores de risco de adoecimento (FTRA) no Brasil, na região Nordeste e no Estado do Ceará. Dentre os principais resultados, obteve-se um maior quantitativo de publicações sobre PST em comparação aos outros 2 temas, entretanto, na análise de autores dos 3 temas estudados, todos tiveram mais autoras do sexo feminino na maioria das publicações. Na análise das regiões brasileiras, o Sudeste possui o maior número de artigos nas três temáticas, seguido pela Região Sul. Em conjunto, as perquirições sobre PST, QVT e FTRA mostraram que as autoras do sexo feminino publicaram mais, nos três níveis avaliados (Brasil, Nordeste e Ceará), em comparação aos autores do sexo masculino, em termos absolutos. A região Nordeste e, em especial, o estado do Ceará ainda carecem de maiores publicações, o que pode indicar a falta de interesse dos pesquisadores sobre as temáticas analisadas.
Os Anais do 36º Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração – ENANGRAD reúnem os trabalhos científicos apresentados durante o evento, realizado de 21 a 24 de outubro de 2025, na Universidade de Fortaleza (UNIFOR), em Fortaleza – CE.
Promovido pela Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD), o ENANGRAD é reconhecido como o principal espaço de interlocução entre a academia, o setor produtivo e o poder público na área da Administração no Brasil. Nesta edição, o tema central “Futuro em Movimento: Transformações Disruptivas e Implicações para a Administração” orientou reflexões sobre os desafios e oportunidades que a inovação, a sustentabilidade e as novas tecnologias trazem para a formação e a prática administrativa.
Os trabalhos publicados nestes anais refletem o compromisso da ANGRAD em estimular a pesquisa aplicada, o compartilhamento de boas práticas pedagógicas e o fortalecimento do ensino de Administração em suas múltiplas dimensões.
A edição de 2025 se destacou pela inclusão de novas áreas temáticas, como Cooperativismo e Gestão de Esportes, exclusivas desta edição, reafirmando o caráter dinâmico e plural do ENANGRAD.
Cada artigo passou por um rigoroso processo de avaliação por pares, conduzido pela Comissão Científica, composta por pesquisadores e docentes de diversas instituições de ensino superior do país, organizados em áreas temáticas que contemplam os principais campos da Administração.
A todos os autores, avaliadores, coordenadores de área, moderadores e instituições envolvidas, a ANGRAD expressa seu sincero reconhecimento pela contribuição à consolidação de mais uma edição de sucesso do ENANGRAD — um espaço de encontro, aprendizado e construção coletiva de conhecimento em Administração.
O 36º Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração – ENANGRAD contou com a colaboração de uma Comissão Organizadora e de uma Comissão Científica formadas por profissionais e pesquisadores de reconhecida atuação acadêmica e institucional.
A Comissão Científica foi responsável pela avaliação dos trabalhos submetidos, assegurando a qualidade, a diversidade temática e o rigor metodológico das pesquisas apresentadas. As áreas temáticas contemplaram os principais campos de estudo e prática da Administração, incluindo também temáticas exclusivas desta edição, como Cooperativismo e Gestão de Esportes, reafirmando o compromisso da ANGRAD com a inovação e a ampliação dos debates na área.
Edson Sadao Iizuka (FEI)
Erika Camila Buzo Martins (ESPM)
Samara de Carvalho Pedro (Faculdade Sebrae)
Josimar Costa (UNIFOR)
Ana Cristina Pacheco de Araújo Barros (UNIFOR)
Anderson Odias da Silva (ANGRAD)
Administração Pública, Governo e Terceiro Setor
Coordenador: Fernando de Souza Coelho (EACH-USP)
Coordenador Adjunto: Luiz Filipe Goldfeder Reinecke (UDESC)
Casos de Ensino
Coordenador: Adrian Kemmer Cernev (FGV EAESP)
Coordenador Adjunto: Martin Jayo (FEA-USP)
Cooperativismo (exclusivo desta edição)
Coordenador: Manfredo Luiz Lins e Silva (Sistema OCB/CE)
Coordenadora Adjunta: Roberta Feitosa de Lucena Cavalcante (UNIFOR)
Empreendedorismo e Startups
Coordenador: Jairo de Carvalho Guimarães (UFPI)
Coordenadora Adjunta: Antonia Márcia Rodrigues (UFC)
Estratégia Organizacional e Inovação
Coordenador: Isnard Marshall Junior (FGV)
Coordenador Adjunto: Ricardo Machado (FGV)
Estudos Organizacionais
Coordenadora: Isabela Regina Fornari Muller (UDESC)
Coordenador Adjunto: Nério Amboni (UDESC)
Finanças
Coordenador: Francisco Barone (UFF)
Coordenador Adjunto: Wilson Toshiro Nakamura (Mackenzie)
Formação, Pesquisa e Prática Docente em Administração
Coordenadora: Ana Carolina Kruta de Araújo Bispo (UFPB)
Coordenadora Adjunta: Jammilly Brandão (IFB)
Gestão de Esportes (exclusivo desta edição)
Coordenadora: Anna Beatriz (UNIFOR)
Coordenadora Adjunta: Vanessa Ingrid (UNILAB)
Gestão de Pessoas
Coordenador: Diogo Helal (Fundação Joaquim Nabuco)
Coordenador Adjunto: Jhony Pereira Moraes (USJT)
Gestão Socioambiental
Coordenador: Luciel Henrique de Oliveira (PUC Minas)
Coordenadora Adjunta: Cibele Sugahara (PUC Campinas)
Marketing
Coordenadora: Jussara Goulart da Silva (UFU)
Coordenador Adjunto: Andres Veloso (FEA-USP)
Operações e Logística
Coordenador: Marcio Cardoso Machado (UNIP)
Coordenadora Adjunta: Dafne Oliveira Carlos de Morais (UNIFOR)
Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares
Coordenadora: Talita de Oliveira Trindade Magão
Jorge Verschoore (Unisinos)
Coordenador Adjunto: Marcelo Carvalho (FATEC Guarulhos)
Tecnologia, Inteligência Artificial e Transformação Digital em Administração
Coordenadora: Carla Bonato Marcolin (UFU)
Coordenador Adjunto: Gabriel Braido (UNIVATES)
Coordenador Adjunto: Ricardo Limongi (UFG/UFU)