A IMPLEMENTAÇÃO DO PROCESSO DE DESFAZIMENTO EM UMA INSTITUTIÇÃO DE ENSINO FEDERAL

  • Autor
  • Isabel Jung Alberto
  • Co-autores
  • Roberta Dalvo Pereira da Conceição
  • Resumo
  • Em uma Instituição de Ensino Federal situada no estado de Roraima, a administradora Helena está responsável pelo processo de desfazimento de bens inservíveis. Helena possui pouca experiência no serviço público, mas sabe que precisa basear as suas ações nas legislações vigentes em 2025, que versam sobre esse processo. Ela também buscou por registros internos que explicassem sobre o desfazimento, mas não encontrou documentos que estabelecessem os detalhes de todas as etapas desse processo. Ao se aprofundar no tema e na realidade do Instituto, Helena percebe que precisará mobilizar diferentes áreas, como Contabilidade, técnicos especialistas para avaliarem a funcionalidade dos bens, almoxarifado e o departamento administrativo como um todo. Outro desafio será estabelecer qual o destino apropriado para o bem, já que a legislação prevê alguns caminhos e enfatiza que questões ambientais devem ser seguidas para a tomada de decisão, destacando o aspecto da sustentabilidade, por isso ela acredita que o desenvolvimento de parcerias será necessário para que o desfazimento seja feito da maneira correta. Helena está preocupada com tamanha complexidade processual, mas entende a importância desse trabalho para o Instituto, por isso prevê o desenvolvimento de fluxogramas para não se perder e poder registrar como o processo foi realizado.

  • Palavras-chave
  • Desfazimento; Administração Pública; Sustentabilidade.
  • Área Temática
  • Casos de Ensino
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Os Anais do 36º Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração – ENANGRAD reúnem os trabalhos científicos apresentados durante o evento, realizado de 21 a 24 de outubro de 2025, na Universidade de Fortaleza (UNIFOR), em Fortaleza – CE.

Promovido pela Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD), o ENANGRAD é reconhecido como o principal espaço de interlocução entre a academia, o setor produtivo e o poder público na área da Administração no Brasil. Nesta edição, o tema central “Futuro em Movimento: Transformações Disruptivas e Implicações para a Administração” orientou reflexões sobre os desafios e oportunidades que a inovação, a sustentabilidade e as novas tecnologias trazem para a formação e a prática administrativa.

Os trabalhos publicados nestes anais refletem o compromisso da ANGRAD em estimular a pesquisa aplicada, o compartilhamento de boas práticas pedagógicas e o fortalecimento do ensino de Administração em suas múltiplas dimensões.

A edição de 2025 se destacou pela inclusão de novas áreas temáticas, como Cooperativismo e Gestão de Esportes, exclusivas desta edição, reafirmando o caráter dinâmico e plural do ENANGRAD.

Cada artigo passou por um rigoroso processo de avaliação por pares, conduzido pela Comissão Científica, composta por pesquisadores e docentes de diversas instituições de ensino superior do país, organizados em áreas temáticas que contemplam os principais campos da Administração.

A todos os autores, avaliadores, coordenadores de área, moderadores e instituições envolvidas, a ANGRAD expressa seu sincero reconhecimento pela contribuição à consolidação de mais uma edição de sucesso do ENANGRAD — um espaço de encontro, aprendizado e construção coletiva de conhecimento em Administração.

  • Administração Pública, Governo e Terceiro Setor
  • Casos de Ensino
  • Cooperativismo
  • Empreendedorismo e Startups
  • Estratégia Organizacional e Inovação
  • Estudos Organizacionais
  • Finanças
  • Formação, pesquisa e prática docente em Administração
  • Gestão de Esportes
  • Gestão de Pessoas
  • Gestão Socioambiental
  • Marketing
  • Operações e Logística
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares
  • Tecnologia, Inteligência Artificial e Transformação Digital em Administração
  • Prêmio OCB – Cooperativismo
  • Educação Empreendedora: teorias, práticas e impactos
  • Empreendedorismo e Diversidade: inclusão, equidade e justiça social
  • Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade em Ecossistemas Locais
  • Empreendedorismo como Política Pública e Estratégia de Desenvolvimento
  • Empreendedorismo na Era Digital: tecnologias, transformação e novos modelos de negócio
  • Operações e Logística
  • Gestão de Pessoas
  • Tecnologia, Inteligência Artificial e Transformação Digital em Administração

O 36º Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração – ENANGRAD contou com a colaboração de uma Comissão Organizadora e de uma Comissão Científica formadas por profissionais e pesquisadores de reconhecida atuação acadêmica e institucional.

A Comissão Científica foi responsável pela avaliação dos trabalhos submetidos, assegurando a qualidade, a diversidade temática e o rigor metodológico das pesquisas apresentadas. As áreas temáticas contemplaram os principais campos de estudo e prática da Administração, incluindo também temáticas exclusivas desta edição, como Cooperativismo e Gestão de Esportes, reafirmando o compromisso da ANGRAD com a inovação e a ampliação dos debates na área.


Comissão Organizadora

  • Edson Sadao Iizuka (FEI)

  • Erika Camila Buzo Martins (ESPM)

  • Samara de Carvalho Pedro (Faculdade Sebrae)

  • Josimar Costa (UNIFOR)

  • Ana Cristina Pacheco de Araújo Barros (UNIFOR)

  • Anderson Odias da Silva (ANGRAD)


Comissão Científica por Área Temática

Administração Pública, Governo e Terceiro Setor

  • Coordenador: Fernando de Souza Coelho (EACH-USP)

  • Coordenador Adjunto: Luiz Filipe Goldfeder Reinecke (UDESC)

Casos de Ensino

  • Coordenador: Adrian Kemmer Cernev (FGV EAESP)

  • Coordenador Adjunto: Martin Jayo (FEA-USP)

Cooperativismo (exclusivo desta edição)

  • Coordenador: Manfredo Luiz Lins e Silva (Sistema OCB/CE)

  • Coordenadora Adjunta: Roberta Feitosa de Lucena Cavalcante (UNIFOR)

Empreendedorismo e Startups

  • Coordenador: Jairo de Carvalho Guimarães (UFPI)

  • Coordenadora Adjunta: Antonia Márcia Rodrigues (UFC)

Estratégia Organizacional e Inovação

  • Coordenador: Isnard Marshall Junior (FGV)

  • Coordenador Adjunto: Ricardo Machado (FGV)

Estudos Organizacionais

  • Coordenadora: Isabela Regina Fornari Muller (UDESC)

  • Coordenador Adjunto: Nério Amboni (UDESC)

Finanças

  • Coordenador: Francisco Barone (UFF)

  • Coordenador Adjunto: Wilson Toshiro Nakamura (Mackenzie)

Formação, Pesquisa e Prática Docente em Administração

  • Coordenadora: Ana Carolina Kruta de Araújo Bispo (UFPB)

  • Coordenadora Adjunta: Jammilly Brandão (IFB)

Gestão de Esportes (exclusivo desta edição)

  • Coordenadora: Anna Beatriz (UNIFOR)

  • Coordenadora Adjunta: Vanessa Ingrid (UNILAB)

Gestão de Pessoas

  • Coordenador: Diogo Helal (Fundação Joaquim Nabuco)

  • Coordenador Adjunto: Jhony Pereira Moraes (USJT)

Gestão Socioambiental

  • Coordenador: Luciel Henrique de Oliveira (PUC Minas)

  • Coordenadora Adjunta: Cibele Sugahara (PUC Campinas)

Marketing

  • Coordenadora: Jussara Goulart da Silva (UFU)

  • Coordenador Adjunto: Andres Veloso (FEA-USP)

Operações e Logística

  • Coordenador: Marcio Cardoso Machado (UNIP)

  • Coordenadora Adjunta: Dafne Oliveira Carlos de Morais (UNIFOR)

Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares

  • Coordenadora: Talita de Oliveira Trindade Magão

  • Jorge Verschoore (Unisinos)

  • Coordenador Adjunto: Marcelo Carvalho (FATEC Guarulhos)

Tecnologia, Inteligência Artificial e Transformação Digital em Administração

  • Coordenadora: Carla Bonato Marcolin (UFU)

  • Coordenador Adjunto: Gabriel Braido (UNIVATES)

  • Coordenador Adjunto: Ricardo Limongi (UFG/UFU)