Embora pesquisado e aplicado desde 1983, o foresight somente ganhou reconhecimento global ampliado com a divulgação do Quinteto da Mudança, em 2023, pela ONU, como uma das habilidades estratégicas para o desenvolvimento sustentável. Documento precursor desse movimento, o relatório Humanistic Futures of Learning, elaborado em 2020 pela UNESCO, antecipou debates estratégicos que influenciaram a agenda global. Paralelamente, a UNESCO consolidou a noção de futures literacy (alfabetização de futuros) como competência essencial para transformar a capacidade coletiva de imaginar e usar o futuro como recurso de aprendizagem e ação no presente, estimulando sua integração aos sistemas educacionais. Este estudo busca responder: como o relatório da UNESCO conceitua o papel do foresight na reconfiguração da educação para um futuro humanista? A pesquisa adota abordagem qualitativa e exploratória, fundamentada em análise documental, com suporte da Teoria Fundamentada e aplicação das etapas de codificação aberta, axial e seletiva. A análise revelou quatro temas principais: Propósito Humanista, Novas Competências, Reconfiguração Pedagógica e Tensão Público-Privado, integrados na categoria central “A Reimaginação da Educação como Resposta à Complexidade do Futuro”. Os resultados demonstram que foresight e futures literacy são pilares estratégicos para políticas educacionais que promovam participação ativa e construção coletiva de futuros mais justos e sustentáveis.
Os Anais do 36º Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração – ENANGRAD reúnem os trabalhos científicos apresentados durante o evento, realizado de 21 a 24 de outubro de 2025, na Universidade de Fortaleza (UNIFOR), em Fortaleza – CE.
Promovido pela Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD), o ENANGRAD é reconhecido como o principal espaço de interlocução entre a academia, o setor produtivo e o poder público na área da Administração no Brasil. Nesta edição, o tema central “Futuro em Movimento: Transformações Disruptivas e Implicações para a Administração” orientou reflexões sobre os desafios e oportunidades que a inovação, a sustentabilidade e as novas tecnologias trazem para a formação e a prática administrativa.
Os trabalhos publicados nestes anais refletem o compromisso da ANGRAD em estimular a pesquisa aplicada, o compartilhamento de boas práticas pedagógicas e o fortalecimento do ensino de Administração em suas múltiplas dimensões.
A edição de 2025 se destacou pela inclusão de novas áreas temáticas, como Cooperativismo e Gestão de Esportes, exclusivas desta edição, reafirmando o caráter dinâmico e plural do ENANGRAD.
Cada artigo passou por um rigoroso processo de avaliação por pares, conduzido pela Comissão Científica, composta por pesquisadores e docentes de diversas instituições de ensino superior do país, organizados em áreas temáticas que contemplam os principais campos da Administração.
A todos os autores, avaliadores, coordenadores de área, moderadores e instituições envolvidas, a ANGRAD expressa seu sincero reconhecimento pela contribuição à consolidação de mais uma edição de sucesso do ENANGRAD — um espaço de encontro, aprendizado e construção coletiva de conhecimento em Administração.
O 36º Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração – ENANGRAD contou com a colaboração de uma Comissão Organizadora e de uma Comissão Científica formadas por profissionais e pesquisadores de reconhecida atuação acadêmica e institucional.
A Comissão Científica foi responsável pela avaliação dos trabalhos submetidos, assegurando a qualidade, a diversidade temática e o rigor metodológico das pesquisas apresentadas. As áreas temáticas contemplaram os principais campos de estudo e prática da Administração, incluindo também temáticas exclusivas desta edição, como Cooperativismo e Gestão de Esportes, reafirmando o compromisso da ANGRAD com a inovação e a ampliação dos debates na área.
Edson Sadao Iizuka (FEI)
Erika Camila Buzo Martins (ESPM)
Samara de Carvalho Pedro (Faculdade Sebrae)
Josimar Costa (UNIFOR)
Ana Cristina Pacheco de Araújo Barros (UNIFOR)
Anderson Odias da Silva (ANGRAD)
Administração Pública, Governo e Terceiro Setor
Coordenador: Fernando de Souza Coelho (EACH-USP)
Coordenador Adjunto: Luiz Filipe Goldfeder Reinecke (UDESC)
Casos de Ensino
Coordenador: Adrian Kemmer Cernev (FGV EAESP)
Coordenador Adjunto: Martin Jayo (FEA-USP)
Cooperativismo (exclusivo desta edição)
Coordenador: Manfredo Luiz Lins e Silva (Sistema OCB/CE)
Coordenadora Adjunta: Roberta Feitosa de Lucena Cavalcante (UNIFOR)
Empreendedorismo e Startups
Coordenador: Jairo de Carvalho Guimarães (UFPI)
Coordenadora Adjunta: Antonia Márcia Rodrigues (UFC)
Estratégia Organizacional e Inovação
Coordenador: Isnard Marshall Junior (FGV)
Coordenador Adjunto: Ricardo Machado (FGV)
Estudos Organizacionais
Coordenadora: Isabela Regina Fornari Muller (UDESC)
Coordenador Adjunto: Nério Amboni (UDESC)
Finanças
Coordenador: Francisco Barone (UFF)
Coordenador Adjunto: Wilson Toshiro Nakamura (Mackenzie)
Formação, Pesquisa e Prática Docente em Administração
Coordenadora: Ana Carolina Kruta de Araújo Bispo (UFPB)
Coordenadora Adjunta: Jammilly Brandão (IFB)
Gestão de Esportes (exclusivo desta edição)
Coordenadora: Anna Beatriz (UNIFOR)
Coordenadora Adjunta: Vanessa Ingrid (UNILAB)
Gestão de Pessoas
Coordenador: Diogo Helal (Fundação Joaquim Nabuco)
Coordenador Adjunto: Jhony Pereira Moraes (USJT)
Gestão Socioambiental
Coordenador: Luciel Henrique de Oliveira (PUC Minas)
Coordenadora Adjunta: Cibele Sugahara (PUC Campinas)
Marketing
Coordenadora: Jussara Goulart da Silva (UFU)
Coordenador Adjunto: Andres Veloso (FEA-USP)
Operações e Logística
Coordenador: Marcio Cardoso Machado (UNIP)
Coordenadora Adjunta: Dafne Oliveira Carlos de Morais (UNIFOR)
Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares
Coordenadora: Talita de Oliveira Trindade Magão
Jorge Verschoore (Unisinos)
Coordenador Adjunto: Marcelo Carvalho (FATEC Guarulhos)
Tecnologia, Inteligência Artificial e Transformação Digital em Administração
Coordenadora: Carla Bonato Marcolin (UFU)
Coordenador Adjunto: Gabriel Braido (UNIVATES)
Coordenador Adjunto: Ricardo Limongi (UFG/UFU)