É importante e necessário que profissionais da saúde saibam lidar com espiritualidade na vida de seus pacientes e com os sentimentos e comportamentos daí decorrentes. Acreditamos que o papel do médico é combinar o conhecimento científico e o conhecimento espiritual a fim de promover a cura em todos os níveis.
Em virtude da necessidade de preencher uma lacuna no currículo da Faculdade de Medicina da UFF e tornar mais propício a implantação do estudo da espiritualidade e religiosidade de saúde na grade curricular, propusemos a criação da disciplina optativa “Medicina e Espiritualidade”, passamos por todos os tramites e ele foi aceita. Antes de cada semestre letivo, promovemos a divulgação da disciplina através da organização de seminários sobre o tema, que era bastante concorrido, sendo curiosamente mais frequentado por um público sedento dos conhecimentos nesta área, composto principalmente por profissionais da área da saúde, como médicos, psicólogos e enfermeiros, muito mais do que por estudantes da graduação de medicina, o que nos fazia refletir sobre uma carência de estudos sobre este tema na saúde de um modo geral. Com o natural desdobramento decorrente do ensino desta disciplina, foi concebido este projeto de extensão universitária denominado “Núcleo de Estudos em Saúde, Medicina e Espiritualidade”, que se caracteriza pela divulgação nas redes sociais de conhecimentos e conteúdos pedagógicos sobre Espiritualidade/Religiosidade na área da saúde. Este projeto está centrado em uma plataforma robusta que permite realizar videoconferências online com qualidade HD (Zoom Meeting) e compartilhada na plataforma de streaming Youtube, em um canal denominado “Medicina, Saúde e Espiritualidade”. Mesmo não sendo monetizado, ele já conta com a participação de 11300 mil inscritos, tendo sido postados171 vídeos ate dezembro de 2023
Comissão Organizadora
Adauto Dutra Moraes Barbosa
Marcia Sales
Cristina Asvolinsque
Comissão Científica
Comunicamos que o DOI dos trabalhos apresentados na 1a mostra extensionista 2023 já está disponível, assim como o ISBN do evento.
http://doi.org/10.55664/doity.978-65-999937-6-3
ISBN registrado: 978-65-999937-6-3