Entero e ectoparasitismo entre moradores de comunidades do município de Niterói, RJ: 10 anos de atividades em extensão.
Autor: Yara Leite Adami
O projeto de extensão, desde o início teve como público alvo crianças e adultos moradores de comunidade em situação de vulnerabilidade no Município de Niterói.
Objetivos: Promover a atenção à saúde através de educação sanitária para população do estudo com palestras educativas enfatizando a importância e riscos associados às infecções por entero e ectoparasitos, com oferecimento de exames coproparasitológicos emissão de laudo e tratamento - além da distribuição de pente fino de forma gratuita para esse público.
Metodologia: Todas as ações foram estrategicamente desenhadas de acordo com as orientações das associações de moradores, direção das escolas e casas de acolhimento visitadas. Em algumas instituições, juntamente com as palestras, promovemos o “Dia da Ação Social” com participação dos alunos da disciplina “Iniciação Científica” do curso de Medicina bem como alunos do curso de Biomedicina e Ciências Biológicas da UFF. Nesses eventos, além de assistirem as palestras, os participantes tinham sua pressão arterial aferida, eram pesados e suas medidas eram verificadas para cálculo do IMC. Para os participantes adultos interessados, era feita a verificação da glicemia.
Resultados: Nesses dez anos de atividades, foram realizadas ações de saúde e palestras públicas em nove instituições do município em diferentes bairros, sendo 7 (sete) de ensino e 2 (duas) de acolhimento infantil, com a participação de 587 pessoas.
Comissão Organizadora
Adauto Dutra Moraes Barbosa
Marcia Sales
Cristina Asvolinsque
Comissão Científica
Comunicamos que o DOI dos trabalhos apresentados na 1a mostra extensionista 2023 já está disponível, assim como o ISBN do evento.
http://doi.org/10.55664/doity.978-65-999937-6-3
ISBN registrado: 978-65-999937-6-3