Público alvo: Usuários do Hospital Antônio Pedro (HUAP), alunos e profissionais de saúde, comunidade acadêmica.
Objetivo: Prevenção primária e secundária de fibrose hepática e conscientização da comunidade acadêmica e pacientes/ acompanhantes sobre os riscos associados a doenças hepáticas.
Metodologia: Folhetos informativos, questionários de riscos e práticas saudáveis para o fígado, simpósio para discussão acadêmica com profissionais de saúde
Descrição do projeto: A fibrose hepática é um processo associado à doença hepática crônica sendo a doença hepática esteatótica metabólica (MASLD) a mais prevalente, acometendo aproximadamente 25% da população mundial. Existe forte associação com os seguintes fatores de risco: Diabetes Mellitus, Hipertensão Arterial Sistêmica, Dislipidemia e Obesidade. A fibrose é o principal marcador de evolução da doença e de maior morbimortalidade por causas hepáticas e extra-hepáticas. Sendo assim, a sua prevenção e diagnóstico precoce podem contribuir para redução das doenças hepáticas crônicas e cirrose. Nesse contexto, folhetos estão sendo distribuídos e questionários estão sendo aplicados para avaliação do conhecimento da comunidade do HUAP acerca dos fatores de risco para fibrose hepática e práticas saudáveis preventivas. Ademais, estamos em fase preparatória para realização de simpósio sobre Prevenção e Rastreamento de fibrose.
Comissão Organizadora
Adauto Dutra Moraes Barbosa
Marcia Sales
Cristina Asvolinsque
Comissão Científica
Comunicamos que o DOI dos trabalhos apresentados na 1a mostra extensionista 2023 já está disponível, assim como o ISBN do evento.
http://doi.org/10.55664/doity.978-65-999937-6-3
ISBN registrado: 978-65-999937-6-3