Público alvo: pacientes em investigação diagnóstica de tuberculose (TB) que são internados ou investigados no Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), seus contactantes e profissionais que participam da sua assistência.
Objetivo: Identificação precoce do paciente internado ou externo em investigação, com a possibilidade de estar com tuberculose doença ou latente.
Metodologia: Busca ativa de todos pacientes em investigação para TB, a partir dos registros dos laboratório, seja por pesquisa de BAAR, TRM-TB, ou cultura para Micobactérias.
Resumo da atividade: A importância da TB é tamanha que, desde 1993, é considerada doença emergencial pela OMS. A transmissão nosocomial da TB, principal ponto de atenção do projeto, demanda empenho para que seja interrompida, visto que há evidências na literatura sobre o maior risco de transmissão da doença em ambientes fechados, como unidades de saúde. Estes locais propiciam o contágio entre pacientes, ou de paciente para indivíduos sadios, principalmente os profissionais de saúde.
O HUAP é um hospital terciário que interna pacientes com TB e também realiza diferentes exames complementares ipara seu diagnóstico. Pelo seu perfil de assistência, o HUAP executa procedimentos como broncoscopia, toracocentese e diferentes biópsias, como a ganglionar, pleural e óssea, dentre outras. Os integrantes do Programa de Controle da Tuberculose Hospitalar do HUAP têm acesso aos resultados obtidos nos materiais coletados no hospital e encaminhados para pesquisa de BAAR, TRM-TB, ou cultura para Micobactérias. Com essa informação, as equipes responsáveis são contactadas e as medidas cabíveis para isolamento e fluxo adequado de tratamento implementadas, além da notificação do caso. Nos pacientes externos, é feito contato telefônico e fornecida orientações pertinentes.
O grupo está sempre inovando e, neste ano de 2023, iniciou-se o “Curso para o manejo da Tuberculose nos tempos atuais”, buscando atualização nos conteúdos da TB, com ênfase nos exames de imagem dessa doença.
Comissão Organizadora
Adauto Dutra Moraes Barbosa
Marcia Sales
Cristina Asvolinsque
Comissão Científica
Comunicamos que o DOI dos trabalhos apresentados na 1a mostra extensionista 2023 já está disponível, assim como o ISBN do evento.
http://doi.org/10.55664/doity.978-65-999937-6-3
ISBN registrado: 978-65-999937-6-3