O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é de origem genética e multifatorial, onde essa última influencia na intensidade dos sintomas através de alimentos e hábitos diários. Por serem bastante seletivas, as medidas de intervenções necessitam de estratégias para apoiar a aceitabilidade desses pacientes, sendo citado neste trabalho os alimentos que são mais recusados e os que atenuam os sintomas do TEA. Nisto, o artigo também enfatiza a importância da família e escola nesta fase de descobrimento de novos alimentos. A produção do manual foi realizada com base nas triagens acontecidas na APAMI do município de Vitória de Santo Antão. Visto com a situação de uma alta seletividade em relação aos alimento, o manual implementa jogos de lógica, movimentos e memória. Neste mesmo manual há uma orientação sobre: TEA; seletividade alimentar; inadequação nutricional; educação nutricional; inclusão social; método TEACCH; e atividades práticas. Os artigos foram escolhidos através das plataformas PubMed e SciELO, em que as palavras utilizadas para pesquisa são: educação nutricional; autismo: crianças com TEA. A quantidade inicial dos artigos foram dez, sendo filtrados os mais próximos à educação nutricional em crianças com TEA, mas nesses mesmos artigos poucos tiveram a resultado quantitativa, sendo recomendado mais estudos. Este trabalho consiste em mostrar o manual de educação nutricional produzido pela discente Evelin Caroline Bandeira e Silva também envolvendo uma revisão bibliográfica sobre educação nutricional neste público. Em ressalte, fica o incentivo de todos os envolvidos com o paciente para a adesão do manual. Assim, esperasse que o material elaborado possa ajudar em posteriores artigos.
Comissão Organizadora
Fabio Bruno Neves
Comissão Científica