RELATO DE EXPERIÊNCIA: EDUCAÇÃO NUTRICIONAL ATRAVÉS DE OFICINAS CULINÁRIAS EM UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA-PB.

  • Autor
  • Anna Karenine Farias da Costa
  • Co-autores
  • Thamires Hemily Carvalho de Melo Silva , Karla Regina Albuquerque de Lucena
  • Resumo
  • INTRODUÇÃO: Devido à inadequação das práticas alimentares de crianças em idade escolar, devem ser adotadas estratégias educativas que enfatizem os benefícios da adoção de uma alimentação equilibrada. A escola é considerada espaço privilegiado para desenvolvimento de diversos saberes, incluindo programas voltados para a educação alimentar e nutricional. O consumo alimentar de crianças e adolescentes brasileiros refletem no comportamento alimentar dos adultos, logo hábitos alimentares saudáveis desde a infância promovem o crescimento ideal, o desenvolvimento intelectual e, consequentemente, previnem deficiências e doenças crônicas não transmissíveis. Um dos fatores que pode favorecer o aprendizado sobre alimentação saudável é a realização de atividades de forma participativa, em ambiente social, como a escola, apropriado para ações preventivas na área de educação nutricional. OBJETIVOS: Este trabalho tem o objetivo de descrever as atividades educativas lúdico-didáticas desenvolvidas por meio de oficinas culinárias. METODOLOGIA: As atividades foram desenvolvidas com os escolares matriculados na Escola Sesc Dom Ulrico no município de João Pessoa/PB. Foram realizadas 3 oficinas culinárias com os alunos do Pré-escolar ao 5º ano do Ensino Fundamental, totalizando em cada oficina 432 alunos. RESULTADOS: A primeira oficina culinária foi a preparação de 4 tipos diferentes de sucos mistos, onde foi falado sobre a importância de adicionar legumes e hortaliças para agregar valor nutricional, e a da substituição do suco pela fruta sempre que possível, pois esta irá conter mais fibras. A segunda foi o pão de beterraba, onde tinha como recheio o patê de frango caseiro, sendo uma opção para aquelas crianças que possuem resistência para acrescentar verduras em suas refeições. A terceira oficina foi a preparação de chips de banana caseiro como uma escolha saudável em substituição aos salgadinhos industrializados, ricos em gorduras trans e aditivos químicos, encontrados nos lanches dos alunos, oferecendo uma opção prática, fácil e barata de ser feita em casa. As receitas elaboradas, ainda, puderam ser degustadas pelos responsáveis nas reuniões de pais/responsáveis realizadas pela equipe de nutrição na escola. Apesar da faixa etária dos alunos variarem de 4 a 11 anos foi possível observar o envolvimento de todas as turmas no preparo do próprio alimento, o que estimulou o consumo das preparações e tornou o aprendizado importante para os envolvidos que se demonstraram satisfeitos e motivados a preparar em outro momento as receitas após degustarem, aprovarem e saberem as vantagens da utilização dos ingredientes. CONCLUSÃO: Conclui-se que as atividades de educação alimentar e nutricional, como por exemplo, as oficinas culinárias, são importantes estratégias para a reaprendizagem dos saberes sobre a alimentação saudável com o objetivo de aplicar os conceitos no preparo de receitas saborosas e de alto valor nutritivo.

  • Palavras-chave
  • Educação nutricional, oficinas culinárias, hábitos alimentares
  • Área Temática
  • Saúde coletiva
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  • Temas transversais:Os trabalhos inscritos nesta área são todos aqueles que não se encaixam no perfil das demais áreas temáticas, mas que tenham provocado a reflexão/discussão acerca da temática geral do congresso.

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Fabio Bruno Neves

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