A Síndrome de Pune Belly consiste em uma tríade determinada pela ausência, deficiência ou hipoplasia ( malformação fetal) congênita da musculatura na região do abdome. É mais comum no sexo masculino, a etiologia não se encontra definida, os fatores genéticos e o consumo de drogas pela mãe tem maior probabilidade de desenvolvimento da síndrome.
O maior consumo de fibras, água estimula em expelir as fezes; a ingestão de alho, peixes, azeite de oliva, abóbora e mel tem função anti-flamatória que atua na diminuição dos agravos clínicos.
O descobrimento da doença pode ser feito por exame de ultrassonografia, observando o abdome do bebê. O tratamento é feito por meio de cirurgias e medicamentos reduzindo o risco de infecções, mas sendo característica própria de cada paciente.
Na maioria dos casos os bebês possuem circunferência do crânio menor do que o normal, baixa estatura ao nascer e alterações cardiovasculares. A nutrição do portador nesta patologia tem papel fundamento visando progresso positivo.
Comissão Organizadora
Fabio Bruno Neves
Comissão Científica