INTRODUÇÃO:A educação alimentar é vista como uma estratégia para promoção de hábitos alimentares saudáveis, o ambiente escolar é um lugar ideal para a introdução dessa prática. Isso porque, esse espaço oferece condições privilegiadas, já que reúne indivíduos em seus estágios inicias.Atividades lúdicas como contação de histórias, o uso de músicas e brincadeiras permitem explorar a aprendizagem. A própria motivação da criança é aproveitada, tornando a tarefa mais atrativa, enquanto o conhecimento vai sendo construído a partir de estímulo dos sentidos, valorização da cultura, socialização e criatividade.A música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio, sendo uma das ferramentas na educação nutricional.O presente trabalho teve como objetivo descrever o uso da música como estratégias de educação nutricional a pré-escolares, como forma de promoção de uma nutrição saudável.MÉTODOS:Foi realizado uma pesquisa sistemática para o embasamento teórico utilizando artigos presentes no PubMed e Scielo, buscando pelos seguintes descritores: “Educação Nutricional” “Música”; selecionados a partir da leitura dos textos completos, bem como, estudos publicados nos últimos 10 anos.A partir disto, foi feito um estudo descritivo, do tipo relato de experiência das atividades do projeto de extensão: “Brincar de Nutrir”, realizado na creche pública do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC), situada na cidade de Vitória de Santo Antão, no período de agosto de 2018, tendo como público alvo crianças pré-escolares, com idades de 4 a 5 anos. As ações extensionistas foram realizadas por acadêmicas do curso de nutrição, desenvolvidas por meio de canções e paródias que promovam a adesão de uma alimentação sadia, permitindo uma interação.O projeto é realizado semanalmente, com duração de 30 minutos. Nas ações referidas, foram utilizadas paródias de canções famosas pelo público infantil, além de músicas já preexistentes que continham em sua letra o uso dos alimentos como elementos importantes. RESULTADOS:As atividades foram realizadas com 20 crianças, através do uso de canções infantil e paródias, as quais foram construídas com conhecimentos que demonstrem uma alimentação de forma prazerosa e saudável.A sequência das atividades propôs a construção do conhecimento em nutrição. Houve encontros com o tema de frutas, usando cantos com o estímulo ao consumo desse grupo alimentar.Em outros, ainda foram cantarolados hábitos fundamentais de higiene para uma alimentação segura.DurantePalavras-chave
Comissão Organizadora
Fabio Bruno Neves
Comissão Científica