ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÃO À SAÚDE PREVENÇÃO DE PARASITOSES INTESTINAIS ATRAVÉS DE MEDIDAS EDUCATIVAS PARA PRÉ-ESCOLARES

  • Autor
  • Catharina Vitória Barros de Lima
  • Co-autores
  • Caroline Silva dos Santos , Bruna Karoline Alves de Melo Silva , Letícia da Silva Pachêco , Sílvia Alves da Silva
  • Resumo
  •  

    INTRODUÇÃO: As parasitoses intestinais são doenças cujos agentes etiológicos são helmintos ou protozoários, os quais, em pelo menos uma das fases do ciclo evolutivo, localizam-se no aparelho digestivo do homem, podendo provocar diversas alterações patológicas (FERREIRA et al., 2004). Algumas medidas de higiene são triviais para a prevenção. Tendo em vista que a falta de higiene das mãos é um importante fator que predispõe as pessoas, principalmente crianças, à infecção por enteroparasitas (CAMPOS et al. 1993). Com isso, é importante que seja incentivada a construção desse hábito nas crianças. Junto com isso, é válido frisar a importância de uma alimentação saudável para que o organismo não fique suscetível a doenças. Ações educativas direcionadas à prevenção de parasitoses representam uma boa estratégia de aprendizado. A utilização de aspectos lúdicos de fácil assimilação pode facilitar a construção de conhecimento coletivo (SENNA et al. 2001).

    OBJETIVO: O estudo tem o intuito de relatar uma ação de estratégia à saúde com pré escolares, através de medidas educativas, visando a construção de hábitos saudáveis e de higiene, para a prevenção de parasitoses intestinais.

    METODOLOGIA: Para fundamentação teórica desse trabalho realizou-se uma busca na base de dados Google Acadêmico. Assim, a ação foi implantada com 20 crianças, entre 3 e 4 anos, na creche do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente, localizado em Vitória de Santo Antão-PE, pelas alunas do curso de Nutrição participantes do projeto de extensão: “Estratégias de educação nutricional para crianças pré escolares de Vitória de Santo Antão”, no mês de setembro de 2017. A ação foi a narração de uma história relacionando heróis, que obtém poderes através dos benefícios de frutas, podendo assim, combater o “esquadrão porcalhão”, composto pelos microrganismos que podem acarretar problemas à saúde. Após isso, uma atividade com uso de tinta guache foi realizada, na qual os alunos com os olhos vendados receberam o produto em suas mãos, e as lavaram como de costume. Feito isso, ficou explícito que não atingiram todas as áreas das mãos, então, foi destacada a importância de uma lavagem adequada, junto com a demonstração da correta higienização.

    RESULTADOS e DISCUSSÃO: Dado que as crianças estão suscetíveis às parasitoses intestinais, a ação foi utilizada como uma ferramenta auxiliar no processo de construção de hábitos saudáveis e de higiene. Pois, após a ação, os pré escolares foram questionados acerca do que foi aprendido, e percebeu-se a assimilação em relação ao tema. Além disso, houve uma continuidade do que foi aprendido, visto que algumas crianças começaram a levar frutas à escola; e que a professora passou a incentivar a lavagem das mãos antes da turma se alimentar. Evidencia-se, então, a possibilidade das crianças terem o hábito de comer alimentos saudáveis e de lavarem as mãos antes de ingeri-los, desde que sejam educadas e estimuladas para isso.

     CONCLUSÃO: Diante isso, atividades lúdicas devem ser incentivadas como ferramenta para construção de hábitos de alimentação saudável e de higiene nas crianças, como forma de prevenissem das parasitoses intestinais.

    Palavras-chave: Parasitose intestinal, Lavagem de mãos, Atividades lúdicas.

     

  • Palavras-chave
  • Parasitose intestinal, Lavagem de mãos, Atividades lúdicas.
  • Área Temática
  • Temas transversais:Os trabalhos inscritos nesta área são todos aqueles que não se encaixam no perfil das demais áreas temáticas, mas que tenham provocado a reflexão/discussão acerca da temática geral do congresso.
Voltar Download
  • Nutrição Clinica
  • Nutrição Funcional
  • Nutrição Esportiva
  • Gastronomia
  • Saúde coletiva
  • Saúde coletiva
  • Temas transversais:Os trabalhos inscritos nesta área são todos aqueles que não se encaixam no perfil das demais áreas temáticas, mas que tenham provocado a reflexão/discussão acerca da temática geral do congresso.

Comissão Organizadora

Fabio Bruno Neves

Comissão Científica