AVALIAÇÃO DO JAMBU COMO ANESTÉSICO E ANTISSÉPTICO EM PROCEDIMENTOS DE VENOPUNÇÃO

  • Autor
  • WAGNER DE OLIVEIRA SILVA
  • Co-autores
  • wiviane teixeira ataide , raquel do socorro merces dos santos , MARICLEIA DO SOCORRO PANTOJA DOS SANTOS (orientador)
  • Resumo
  •  

    O USO DO JAMBU(Acmellaoleracea) COMO ANESTÉSICO E ANTISSÉPTICO EM PROCEDIMENTOS DE VENOPUNÇÃO

     

    Raquel Do Socorro Mercês Dos Santos 1;Maricleia Do Socorro Pantoja Dos Santos 2; Wagner de Oliveira Silva2; Wiviane Teixeira de Ataíde 2.

    1- Acadêmicos.

    2- Orientadora

    Oliveirawagner87@gmail.com

    INTRODUÇÃOA punção venosa é um procedimento considerado doloroso e que pode ativar a liberação de hormônios do estresse, levando ao medo, pânico e outras reações. A dor surge a partir de uma lesão tecidual devido a estímulos mecânicos, térmicos e químicos. Sendo a punção venosa um procedimento invasivo, tornam-se necessárias medidas de antissepsia para a prevenção da contaminação bacteriana da pele no local onde o procedimento será realizado [1]. Existe a necessidade de contribuir para a sistematização da assistência no manejo da dor, prevenção e controle da infecção, visto que a punção venosa é o procedimento mais realizado nas unidades hospitalares, como também aquele que gera maior nível de estresse. Logo, receber estratégias para o alívio da dor é um direito de todos e cuidado indispensável nas ações de enfermagem.A busca por novas substâncias com atividades antisséptica e anestésico tópico, tem levado aos produtos naturais, e vem despertando um interesse em explorar o potencial da flora brasileira. O jambu,Acmellaoleracea, desperta um grande interesse pelas suas propriedades anti-inflamatória, anestésica, bactericida e outras mais; devido ao seu princípio ativo Espilantol, que o principal constituinte da óleoresina [2]. O jambu é uma planta comumente usada em casos de dores de dente e estomatites, comogargarejo.

    OBJETIVOAvaliar o potencial anestésico tópico e antisséptico da oleoresina da planta Acmellaoleracea e a sua eficácia em pacientes submetidos a antissepsia nos procedimentos de venopunção.

    METODOLOGIAA pesquisa foi realizada em duas etapas: a primeira etapa consistiu da busca, identificação, obtenção e reunião das dissertações de mestrado e artigos, referentes a Acmellaoleracea e seu potencial fitoterápico. A segunda etapa consistiu na leitura dos trabalhos, na análise e na classificação dos mesmos.

    RESULTADOS O espilantol se mostra eficaz, por inibir o crescimento de microrganismos na pele; inibe também a liberação de histamina, reduzindo os efeitos das prostaglandinas se mostrando um ótimo anti-inflamatório e antialérgico, além de produzir uma ação anestésica tópica presumivelmente através do bloqueio de canais de sódio, diminuindo ou eliminando a sensibilidade [3]. O jambu é o único produto que exerce as atividades anestésica e anestésica ao mesmo tempo sem causar alergia e irritação na pele.CONCLUSÃOOs resultados do presente estudo demonstram que o extrato de Acmellaoleracea é capaz de reduzir o número de bactérias na pele integra. Desta forma, a óleoresina do jambu é uma opção viável para ser utilizado em procedimentos de venopunção, e na redução da sensibilidade dolorosa, também na redução da microbiota da pele, visto que não existe nenhum produto no mercado disponível que exerça essas atividades ao mesmo tempo [4].

    CONTRIBUIÇÕES E IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEMPor ter uma atividade de longa duração anestésica e antisséptica, contribui com a enfermagem, tornando o procedimento de venopunçãoasséptico e indolor, causando menos estresse em crianças e pessoas traumatizadas com agulhas, reduzindo os riscos de flebite.

    Palavras chave: Jambu, Assistência de enfermagem, Espilantol, Plantas medicinais.

    REFERÊNCIAS

    1. Moutinho,Cláudia& Rocha, Amarílis (2016). A Dor na Criança submetida a Punção Venosa Periférica. Prevenção com Eutectic Mixture of Local Anesthetics.Millenium, 50(jan/jun). Pp.253-265.

    2.SANTOS, F. S. D. dos: ?Tradições populares de uso de plantas medicinais na Amazônia?. História, Ciências, Saúde ? Manguinhos, vol. VI (suplemento), 919-939, setembro 2000.

    3. FREITAS-BLANCO, Veronica Santana de. Desenvolvimento e avaliação da eficiência de um bioadesivo contendo extrato de Spilanthesacmella L. Murray para administração oral como anestésico tópico: Developmentandevaluationoftheefficiencyof a bioadhesivecontainingextractofSpilanthesacmella L. Murray for oral administration as topical anesthetic. 2014. 81 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Piracicaba, SP. Disponível em: www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/. Acesso em: 24 ago. 2018.

    4. COSTA, Suzara Santos. Extração de espilantol assistida por micro-ondas a partir de flores, folhas e caules de jambu (Acmellaoleracea (L.) R. K. Jansen). 2014. 100 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Química, Campinas, SP. Disponível em: www.repositorio.unicamp.br. Acesso em: 24 ago. 2018.

     

     

     

  • Palavras-chave
  • Jambu, Assistência de enfermagem, Espilantol, Plantas medicinais
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Eixo 3: O Processo de Enfermagem como evidência do cuidado
Voltar Download

Anais da ABEn PA 2ª Edição

Abertura do 3º SPSAE - COMSISTE ABEn PA - Conferencista: Profª. Drª Márcia Maria Bachion/UFG-ABEn.

APRESENTAÇÃO

A Associação Brasileira de Enfermagem seção Pará (ABEn PA) através da Comissão Permanente de Sistematização da Prática de Enfermagem – COMSISTE ABEn Pará, realizou nos dias 02, 03 e 04/10/2019, o 3º Simpósio Paraense de Sistematização da Assistência de Enfermagem - SPSAE, com o objetivo de discutir, esclarecer e fomentar ideias sobre o Processo de Enfermagem e a Sistematização da Assistência de Enfermagem na área da formação, assistência, gestão e pesquisa.

A primeira versão do SPSAE ocorreu em 2017 junto da 78ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) onde foram apresentados trabalhos científicos e discutidos temas relativos à sistematização do cuidado e novas terminologias para o processo de enfermagem como a CIPE. E em junho de 2018 a 2ª versão ocorreu no Hangar Centro de Convenções junto do Congresso Médico-Amazônico e contou com a presença da Profª. Drª. Marcia Regina Cubas.

Nesta atual versão do SPSAE a ABEn PA através da COMSISTE trouxe o tema central “O Processo de enfermagem na visibilidade técnico-político do cuidado”, ancorado nos eixos temáticos: Eixo 1: A sistematização enquanto gestão/gerenciamento do cuidado de enfermagem; Eixo 2: Uso de linguagens padronizadas no processo de enfermagem; Eixo 3: O processo de Enfermagem como evidência do cuidado e o Eixo 4: Reflexões e Experiências sobre o Processo do Cuidar.

A programação contou com conferências, mesa redonda, roda de conversa, 99 apresentações de trabalhos científicos que por mérito receberam premiações e menção honrosa, além de contarmos com momento cultural e social com a presença do grupo cultural de idoso “Tarde Feliz” que é parceiro do Departamento Científico de Enfermagem Gerontológica (DCEG ABEn PA). Além de termos realizado o 1º Encontro do Grupo de Interesse em Sistematização da Assistência e Processo de Enfermagem (GISAEPE) que reuniu, no âmbito do 3º SPSAE promovido pela COMSISTE ABEn PA, diferentes instituições de ensino e serviço.

O 3º SPSAE contou com a presença da convidada externa professora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Drª. Márcia Bachion, que em sua fala reforçou as diferenças entre os termos “Sistematização da Assistência de Enfermagem” (SAE) e “Processo de Enfermagem” (PE), colocando que a SAE são as formas de organizar o atendimento como um todo e o PE são expressões do método de abordagem clínica organizado em etapa e que envolvem suportes teóricos e uso de linguagens padronizadas.

Por fim, acreditamos que o 3º SPSAE contribuiu para o avanço na compreensão e reflexão de conceitos e fortalecimento da gestão e gerência do cuidado sistematizado em enfermagem e com métodos do escopo da ciência enfermagem e esperamos que os Anais produzido a partir destas oportunas reflexões possam seguir guiando a práxis da enfermagem.

 

William Dias Borges

Diretor de Desenvolvimento de Práticas Profissionais e do Trabalho da Enfermagem da ABEn PA Gestão 2016-2019

Coordenador da COMSISTE ABEn PA

 

 

  • Eixo 1: A Sistematização enquanto gestão/gerenciamento do cuidado de Enfermagem
  • Eixo 2: Uso das linguagens padronizadas no Processo de Enfermagem
  • Eixo 3: O Processo de Enfermagem como evidência do cuidado
  • Eixo 4: Experiências e reflexões no Processo de Cuidar

Comissão Organizadora

Ana Alice Matias Ambé
Ricardo Gonçalves
Jaqueline Dantas Neres Martins
Andressa Tavares Parente
Larissa De Oliveira Favacho
Ilma Pastana Ferreira
Ingrid Magali De Souza Pimentel
Josianne Corrêa Cardoso
Marcelo Williams Oliveira de Souza
Margarete Feio Boulhosa
Maria de Belém Ramos Sozinho
Milena Farah Damous Castanho Ferreira
Nahima Castelo de Albuquerque
Nádile Juliane Costa de Castro
Regina Coeli Nascimento de Souza
Tatiane Gisele Marques da Silva
William Dias Borges
Conceição Chagas Pessoa
Luciano Sales Pereira
Everton Luis Freitas Wanzeler


 

Comissão Científica

Coordenação da Comissão Científica

William Dias Borges

Andressa Tavares Parente

Marcelo Williams Oliveira de Souza


 

Avaliadores

Andressa Tavares Parente

Cinthia Brígida Brito de Moraes

Daiane de Souza Fernandes

Gabriela de Cássia Oliveira dos Santos

Ilma Pastana Ferreira

Ingrid Magali de Souza Pimentel

Jonas Melo de Matos Júnior

Josianne Corrêa Cardoso

Josué Rodrigues de Sousa

Lúcia Hisako Takase Goncalves

Marcelo Williams Oliveira de Souza

Margarete Feio Boulhosa

Maria de Belém Ramos Sozinho

Milena Farah Damous

Nahima Castelo de Albuquerque

Nádile Juliane Costa de Castro

Marcelo Williams Oliveira de Souza

Margarete Feio Boulhosa

Maria de Belém Ramos Sozinho

Milena Farah Damous

Nahima Castelo de Albuquerque

Nádile Juliane Costa de Castro

Regina Coeli Nascimento de Souza

Suenny Leal Melo

Tatiane Gisele Marques da Silva

Vanessa Pompeu Baia

William Dias Borges

Redes Sociais: @abenpa

e-mail: abensecaopara@gmail.com

 

Clique aqui para se associar à ABEn PA

Comissão Organizadora

Ana Alice Matias Ambé
Ricardo Gonçalves
Jaqueline Dantas Neres Martins
Andressa Tavares Parente
Larissa De Oliveira Favacho
Ilma Pastana Ferreira
Ingrid Magali De Souza Pimentel
Josianne Corrêa Cardoso
Marcelo Williams Oliveira de Souza
Margarete Feio Boulhosa
Maria de Belém Ramos Sozinho
Milena Farah Damous Castanho Ferreira
Nahima Castelo de Albuquerque
Nádile Juliane Costa de Castro
Regina Coeli Nascimento de Souza
Tatiane Gisele Marques da Silva
William Dias Borges
Conceição Chagas Pessoa
Luciano Sales Pereira
Everton Luis Freitas Wanzeler

 

Comissão Científica

Coordenação da Comissão Científica

William Dias Borges

Andressa Tavares Parente

Marcelo Williams Oliveira de Souza


 

Avaliadores

Andressa Tavares Parente

Cinthia Brígida Brito de Moraes

Daiane de Souza Fernandes

Gabriela de Cássia Oliveira dos Santos

Ilma Pastana Ferreira

Ingrid Magali de Souza Pimentel

Jonas Melo de Matos Júnior

Josianne Corrêa Cardoso

Josué Rodrigues de Sousa

Lúcia Hisako Takase Goncalves

Marcelo Williams Oliveira de Souza

Margarete Feio Boulhosa

Maria de Belém Ramos Sozinho

Milena Farah Damous

Nahima Castelo de Albuquerque

Nádile Juliane Costa de Castro

Marcelo Williams Oliveira de Souza

Margarete Feio Boulhosa

Maria de Belém Ramos Sozinho

Milena Farah Damous

Nahima Castelo de Albuquerque

Nádile Juliane Costa de Castro

Regina Coeli Nascimento de Souza

Suenny Leal Melo

Tatiane Gisele Marques da Silva

Vanessa Pompeu Baia

William Dias Borges

1º SPSAE - maio de 2017 - Auditório Central do Hotel Sagres 

I SPSAE - junho 2017

2ª SPSAE - junho de 2018 - Hangar Centro de Convenções

2º SPSAE - maio 2018