INTRODUÇÃO: O perfil de saúde dos indivíduos está diretamente ligado ao contexto econômico, social, politico e cultural na qual está inserido. De acordo com Cervera (1) a saúde está diretamente relacionado com as condições de vida, dentre elas a distribuição de renda, o nível de escolaridade, a moradia, o trabalho, o lazer e o meio ambiente. A educação em saúde se torna essencial para efetivar uma assistência integral e holística aos indivíduos proporcionando maior autonomia e participação na assistência que lhe é oferecida, visando à melhoria na qualidade de vida, a partir das orientações que esclareçam dúvidas e que incentive a construção do conhecimento2. Para realização da educação em saúde, o profissional de saúde se torna principal mediador na disseminação do conhecimento, com finalidade da promoção e prevenção de possíveis intercorrências, ou seja, é dever dos serviços e profissionais de saúde acolher com dignidade o indivíduo, enfocando-os como sujeitos de direitos. As doenças crônicas, atualmente, acabaram se tornando um importante problema da saúde pública e de acordo com Paiva (3) nas últimas décadas, houve uma importante mudança no perfil da mortalidade da população brasileira, com aumento dos óbitos causados por doenças crônico-degenerativas e causas externas. A exemplo disso, a Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus acometem cerca de 20% da população adulta brasileira, e na maioria dos casos desconhecem o diagnóstico, e consequentemente, retardam o tratamento e complicam a sua qualidade de vida. Dessa forma, se faz necessário medidas que envolvem mudanças no estilo de vida do indivíduo e o manejo do diabetes mellitus e da hipertensão arterial deve ser feito dentro de um sistema hierarquizado de saúde, sendo sua base o nível primário de atendimento3. OBJETIVO: Relatar a importância das orientações e avaliações na Atenção Básica, especificamente com abordagem para as doenças crônicas. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência, a partir de uma ação realizada por discentes de áreas distintas, que aconteceu como parte da XII Semana da Saúde da Universidade do Estado do Pará (UEPA), em um Centro Saúde Escola (CSE), localizada na Região Metropolitana de Belém, no ano de 2018. A semana da saúde tem como foco os âmbitos do ensino, pesquisa e extensão, na região amazônica e, a partir daí se iniciou a observação que gerou o estudo. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Como consequência da vivência dos discentes durante a ação intitulada “Orientações e Avalições em saúde” foram observados três pontos relevantes que fomentam o quanto a educação em saúde na Atenção Básica deve ser essencial para proporcionar melhor cuido assistencial aos usuários. Durante a ação foi realizado orientações quanto alimentação, atividade física e bem-estar dos usuários e quanto às avalições, se deteve, na aferição da Pressão Arterial (PA) e de glicemia. O primeiro ponto observado na ação foi que a maioria dos usuários que apresentaram a PA e glicose elevada desconhecia o seu diagnóstico e não realizavam nenhum tratamento; Segundo ponto, a educação em saúde acaba ficando como segundo plano na assistência aos usuários, ideia corroborado por Cervera (1) que diz que a educação em saúde ainda não se tornou a principal ferramenta por parte dos trabalhadores para efetivar uma assistência de qualidade e humanizada; E o terceiro ponto, que a educação em saúde realizada por uma equipe multiprofissional, contribui para efetivação do cuidado, reduz dúvidas e contribui para o diagnóstico precoce das doenças crônicas, que de acordo com Cervera (1) a educação em saúde possibilita que as pessoas se informem e tenham habilidade para fazer escolhas saudáveis sobre sua vida. CONSIDERAÇÕES FINAIS/CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: Assim sendo, a educação em saúde é fundamental para prestação do cuidado integral do indivíduo que, a partir de relação dialógica, respeita e valoriza as experiências e individualidades dos usuários, ou seja, as orientações e avaliações na atenção básica são primordiais para efetivar o cuidado e proporcionar melhor qualidade de vida. Portanto, os profissionais de saúde são os principais mediadores da educação em saúde durante sua assistência, tornando-se um importante instrumento facilitador para a capacitação da comunidade, contribuindo para a promoção, prevenção e reabilitação da saúde1.
APRESENTAÇÃO
A Associação Brasileira de Enfermagem seção Pará (ABEn PA) através da Comissão Permanente de Sistematização da Prática de Enfermagem – COMSISTE ABEn Pará, realizou nos dias 02, 03 e 04/10/2019, o 3º Simpósio Paraense de Sistematização da Assistência de Enfermagem - SPSAE, com o objetivo de discutir, esclarecer e fomentar ideias sobre o Processo de Enfermagem e a Sistematização da Assistência de Enfermagem na área da formação, assistência, gestão e pesquisa.
A primeira versão do SPSAE ocorreu em 2017 junto da 78ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) onde foram apresentados trabalhos científicos e discutidos temas relativos à sistematização do cuidado e novas terminologias para o processo de enfermagem como a CIPE. E em junho de 2018 a 2ª versão ocorreu no Hangar Centro de Convenções junto do Congresso Médico-Amazônico e contou com a presença da Profª. Drª. Marcia Regina Cubas.
Nesta atual versão do SPSAE a ABEn PA através da COMSISTE trouxe o tema central “O Processo de enfermagem na visibilidade técnico-político do cuidado”, ancorado nos eixos temáticos: Eixo 1: A sistematização enquanto gestão/gerenciamento do cuidado de enfermagem; Eixo 2: Uso de linguagens padronizadas no processo de enfermagem; Eixo 3: O processo de Enfermagem como evidência do cuidado e o Eixo 4: Reflexões e Experiências sobre o Processo do Cuidar.
A programação contou com conferências, mesa redonda, roda de conversa, 99 apresentações de trabalhos científicos que por mérito receberam premiações e menção honrosa, além de contarmos com momento cultural e social com a presença do grupo cultural de idoso “Tarde Feliz” que é parceiro do Departamento Científico de Enfermagem Gerontológica (DCEG ABEn PA). Além de termos realizado o 1º Encontro do Grupo de Interesse em Sistematização da Assistência e Processo de Enfermagem (GISAEPE) que reuniu, no âmbito do 3º SPSAE promovido pela COMSISTE ABEn PA, diferentes instituições de ensino e serviço.
O 3º SPSAE contou com a presença da convidada externa professora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Drª. Márcia Bachion, que em sua fala reforçou as diferenças entre os termos “Sistematização da Assistência de Enfermagem” (SAE) e “Processo de Enfermagem” (PE), colocando que a SAE são as formas de organizar o atendimento como um todo e o PE são expressões do método de abordagem clínica organizado em etapa e que envolvem suportes teóricos e uso de linguagens padronizadas.
Por fim, acreditamos que o 3º SPSAE contribuiu para o avanço na compreensão e reflexão de conceitos e fortalecimento da gestão e gerência do cuidado sistematizado em enfermagem e com métodos do escopo da ciência enfermagem e esperamos que os Anais produzido a partir destas oportunas reflexões possam seguir guiando a práxis da enfermagem.
William Dias Borges
Diretor de Desenvolvimento de Práticas Profissionais e do Trabalho da Enfermagem da ABEn PA Gestão 2016-2019
Coordenador da COMSISTE ABEn PA
Comissão Organizadora
Ana Alice Matias Ambé
Ricardo Gonçalves
Jaqueline Dantas Neres Martins
Andressa Tavares Parente
Larissa De Oliveira Favacho
Ilma Pastana Ferreira
Ingrid Magali De Souza Pimentel
Josianne Corrêa Cardoso
Marcelo Williams Oliveira de Souza
Margarete Feio Boulhosa
Maria de Belém Ramos Sozinho
Milena Farah Damous Castanho Ferreira
Nahima Castelo de Albuquerque
Nádile Juliane Costa de Castro
Regina Coeli Nascimento de Souza
Tatiane Gisele Marques da Silva
William Dias Borges
Conceição Chagas Pessoa
Luciano Sales Pereira
Everton Luis Freitas Wanzeler
Comissão Científica
Coordenação da Comissão Científica
William Dias Borges
Andressa Tavares Parente
Marcelo Williams Oliveira de Souza
Avaliadores
Andressa Tavares Parente
Cinthia Brígida Brito de Moraes
Daiane de Souza Fernandes
Gabriela de Cássia Oliveira dos Santos
Ilma Pastana Ferreira
Ingrid Magali de Souza Pimentel
Jonas Melo de Matos Júnior
Josianne Corrêa Cardoso
Josué Rodrigues de Sousa
Lúcia Hisako Takase Goncalves
Marcelo Williams Oliveira de Souza
Margarete Feio Boulhosa
Maria de Belém Ramos Sozinho
Milena Farah Damous
Nahima Castelo de Albuquerque
Nádile Juliane Costa de Castro
Marcelo Williams Oliveira de Souza
Margarete Feio Boulhosa
Maria de Belém Ramos Sozinho
Milena Farah Damous
Nahima Castelo de Albuquerque
Nádile Juliane Costa de Castro
Regina Coeli Nascimento de Souza
Suenny Leal Melo
Tatiane Gisele Marques da Silva
Vanessa Pompeu Baia
William Dias Borges
Comissão Organizadora
Ana Alice Matias Ambé
Ricardo Gonçalves
Jaqueline Dantas Neres Martins
Andressa Tavares Parente
Larissa De Oliveira Favacho
Ilma Pastana Ferreira
Ingrid Magali De Souza Pimentel
Josianne Corrêa Cardoso
Marcelo Williams Oliveira de Souza
Margarete Feio Boulhosa
Maria de Belém Ramos Sozinho
Milena Farah Damous Castanho Ferreira
Nahima Castelo de Albuquerque
Nádile Juliane Costa de Castro
Regina Coeli Nascimento de Souza
Tatiane Gisele Marques da Silva
William Dias Borges
Conceição Chagas Pessoa
Luciano Sales Pereira
Everton Luis Freitas Wanzeler
Comissão Científica
Coordenação da Comissão Científica
William Dias Borges
Andressa Tavares Parente
Marcelo Williams Oliveira de Souza
Avaliadores
Andressa Tavares Parente
Cinthia Brígida Brito de Moraes
Daiane de Souza Fernandes
Gabriela de Cássia Oliveira dos Santos
Ilma Pastana Ferreira
Ingrid Magali de Souza Pimentel
Jonas Melo de Matos Júnior
Josianne Corrêa Cardoso
Josué Rodrigues de Sousa
Lúcia Hisako Takase Goncalves
Marcelo Williams Oliveira de Souza
Margarete Feio Boulhosa
Maria de Belém Ramos Sozinho
Milena Farah Damous
Nahima Castelo de Albuquerque
Nádile Juliane Costa de Castro
Marcelo Williams Oliveira de Souza
Margarete Feio Boulhosa
Maria de Belém Ramos Sozinho
Milena Farah Damous
Nahima Castelo de Albuquerque
Nádile Juliane Costa de Castro
Regina Coeli Nascimento de Souza
Suenny Leal Melo
Tatiane Gisele Marques da Silva
Vanessa Pompeu Baia
William Dias Borges