AVALIAÇÃO DE HÁBITOS ALIMENTARES DE ESCOLARES EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

  • Autor
  • Bianca Oliveira de Sousa
  • Co-autores
  • Thatiane Cristina da Anunciação Athaide , Yanka Letícia Amorim Uchoa , Rafaela Cristina Maciel Ferreira , Rayssa da Silva Sousa , Renata Valentim Abreu , Samara Machado Castilho , Ana Luiza Vasconcelos Ferreira (orientador)
  • Resumo
  • Introdução: Durante a infância há o primeiro contato com a diversidade alimentar e é neste momento que pode ser definido sua preferência. O hábito alimentar saudável ainda na infância se faz importante de forma que contribui para uma boa qualidade de vida. Com a modernização e a dinamização dos alimentos rápidos há diminuição no consumo de produtos naturais, ocasionando de forma precoce os distúrbios alimentares¹. Objetivos: Descrever vivência de acadêmicos de enfermagem, durante ação de saúde para crianças em parceria com uma instituição de ensino infantil, localizada em Belém do Pará, em agosto de 2019.  Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, de ação realizada por acadêmicos de enfermagem, que possibilitou a avaliação de hábitos alimentares de crianças em idade escolar de uma instituição de ensino infantil localizado no bairro da Cremação na capital paraense, em agosto de 2019. A ação foi possibilitada através de parceria da instituição de ensino com um grupo de estudo e pesquisa da Universidade da Amazônia. Resultados e Discussão: Nesta ação foram realizadas 3 atividades que possibilitaram uma avaliação de enfermagem sobre os hábitos alimentares das crianças, avaliação nutricional e ainda educação em saúde sobre alimentação saudável.  As atividades foram desenvolvidas com 62 crianças que cursavam o 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental. A primeira atividade desenvolvida foi a de avaliação de hábitos alimentares, realizada em um estabelecimento comercial de autosserviço próximo a escola, onde as crianças foram estimuladas a comprar o que costumam e gostam de comer em casa. Neste processo os acadêmicos notaram que grande parte das crianças quando desfrutam de autonomia para consumo de alimentos preferem os industrializados e produtos com embalagens de cunho infantil. Através de diálogo percebeu-se o desconhecimento dos alunos sobre frutas, legumes e seus benefícios para a saúde, no entanto, demonstraram interesse em conhecer tais informações, e, ainda, experimentar alimentos destas categorias. Referente à avaliação nutricional de enfermagem, segunda atividade desenvolvida, percebemos que todas as crianças possuíam altura e o peso adequado para a idade segundo estabelecido pelo Ministério da Saúde, e o índice de massa corporal dentro dos parâmetros da normalidade. Na terceira atividade realizamos demonstração de alimentos saudáveis, explicando seus benefícios de forma lúdica. Em seguida, realizamos uma gincana, onde as crianças foram divididas em grupos, vendadas, enquanto os colegas davam dicas, elas sentiam o cheiro, aspecto e sabor dos alimentos, estimulando o olfato, tato e a gustação com o objetivo de deduzir o nome do alimento. Após esta etapa da atividade as crianças foram estimuladas a experimentação dos alimentos por livre demanda, onde pudemos notar que os alunos se mantiveram dentro de suas zonas de conforto, ingerindo apenas alimentos que conheciam e que possuíam o hábito de consumo. Apesar da boa adesão à atividade, ainda ficou evidente que é necessário um maior estímulo à alimentação saudável de forma rotineira. Atividades como esta favorecem o aprendizado sobre os alimentos, frisam para crianças a importância do consumo dos alimentos saudáveis e valor de uma boa alimentação para a saúde.² Intervenções comportamentais realizadas por profissionais da saúde, em pré-escolas, grupos de brincadeiras e outros têm mérito e rigor e contribui muito para a base de evidências e informar a prática, visto que a etiologia da dieta infantil é complexa, é provável que intervenções que tenham como alvo determinantes múltiplos em vários contextos sejam mais efetivas.³ Considerações Finais e Contribuições para a enfermagem: Neste relato ficou evidenciado que a participação das crianças na escolha de seus alimentos contribui de forma significativa para uma alimentação saudável, porém estes hábitos alimentares são adquiridos através de educação alimentar. A autonomia na escolha de seus alimentos é um fator que merece atenção, pois verificamos que muitos fatores podem contribuir para uma alimentação prejudicada, visto que há um maior interesse das crianças por produtos com embalagens de personagens infantis. Contudo, vale ressaltar que o enfermeiro como profissional atuante na assistência à saúde em todas as fases da vida e como educador de saúde, tem o dever de realizar ações de educação alimentar para crianças, possibilitando uma adesão a hábitos alimentares saudáveis, e, em longo prazo, evitar problemas de saúde reduzindo as taxas de doenças relacionadas ao mau hábito alimentar como a obesidade.

  • Palavras-chave
  • Comportamento alimentar; Desenvolvimento Infantil; Avaliação Nutricional.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Eixo 4: Experiências e reflexões no Processo de Cuidar
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Anais da ABEn PA 2ª Edição

Abertura do 3º SPSAE - COMSISTE ABEn PA - Conferencista: Profª. Drª Márcia Maria Bachion/UFG-ABEn.

APRESENTAÇÃO

A Associação Brasileira de Enfermagem seção Pará (ABEn PA) através da Comissão Permanente de Sistematização da Prática de Enfermagem – COMSISTE ABEn Pará, realizou nos dias 02, 03 e 04/10/2019, o 3º Simpósio Paraense de Sistematização da Assistência de Enfermagem - SPSAE, com o objetivo de discutir, esclarecer e fomentar ideias sobre o Processo de Enfermagem e a Sistematização da Assistência de Enfermagem na área da formação, assistência, gestão e pesquisa.

A primeira versão do SPSAE ocorreu em 2017 junto da 78ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) onde foram apresentados trabalhos científicos e discutidos temas relativos à sistematização do cuidado e novas terminologias para o processo de enfermagem como a CIPE. E em junho de 2018 a 2ª versão ocorreu no Hangar Centro de Convenções junto do Congresso Médico-Amazônico e contou com a presença da Profª. Drª. Marcia Regina Cubas.

Nesta atual versão do SPSAE a ABEn PA através da COMSISTE trouxe o tema central “O Processo de enfermagem na visibilidade técnico-político do cuidado”, ancorado nos eixos temáticos: Eixo 1: A sistematização enquanto gestão/gerenciamento do cuidado de enfermagem; Eixo 2: Uso de linguagens padronizadas no processo de enfermagem; Eixo 3: O processo de Enfermagem como evidência do cuidado e o Eixo 4: Reflexões e Experiências sobre o Processo do Cuidar.

A programação contou com conferências, mesa redonda, roda de conversa, 99 apresentações de trabalhos científicos que por mérito receberam premiações e menção honrosa, além de contarmos com momento cultural e social com a presença do grupo cultural de idoso “Tarde Feliz” que é parceiro do Departamento Científico de Enfermagem Gerontológica (DCEG ABEn PA). Além de termos realizado o 1º Encontro do Grupo de Interesse em Sistematização da Assistência e Processo de Enfermagem (GISAEPE) que reuniu, no âmbito do 3º SPSAE promovido pela COMSISTE ABEn PA, diferentes instituições de ensino e serviço.

O 3º SPSAE contou com a presença da convidada externa professora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Drª. Márcia Bachion, que em sua fala reforçou as diferenças entre os termos “Sistematização da Assistência de Enfermagem” (SAE) e “Processo de Enfermagem” (PE), colocando que a SAE são as formas de organizar o atendimento como um todo e o PE são expressões do método de abordagem clínica organizado em etapa e que envolvem suportes teóricos e uso de linguagens padronizadas.

Por fim, acreditamos que o 3º SPSAE contribuiu para o avanço na compreensão e reflexão de conceitos e fortalecimento da gestão e gerência do cuidado sistematizado em enfermagem e com métodos do escopo da ciência enfermagem e esperamos que os Anais produzido a partir destas oportunas reflexões possam seguir guiando a práxis da enfermagem.

 

William Dias Borges

Diretor de Desenvolvimento de Práticas Profissionais e do Trabalho da Enfermagem da ABEn PA Gestão 2016-2019

Coordenador da COMSISTE ABEn PA

 

 

  • Eixo 1: A Sistematização enquanto gestão/gerenciamento do cuidado de Enfermagem
  • Eixo 2: Uso das linguagens padronizadas no Processo de Enfermagem
  • Eixo 3: O Processo de Enfermagem como evidência do cuidado
  • Eixo 4: Experiências e reflexões no Processo de Cuidar

Comissão Organizadora

Ana Alice Matias Ambé
Ricardo Gonçalves
Jaqueline Dantas Neres Martins
Andressa Tavares Parente
Larissa De Oliveira Favacho
Ilma Pastana Ferreira
Ingrid Magali De Souza Pimentel
Josianne Corrêa Cardoso
Marcelo Williams Oliveira de Souza
Margarete Feio Boulhosa
Maria de Belém Ramos Sozinho
Milena Farah Damous Castanho Ferreira
Nahima Castelo de Albuquerque
Nádile Juliane Costa de Castro
Regina Coeli Nascimento de Souza
Tatiane Gisele Marques da Silva
William Dias Borges
Conceição Chagas Pessoa
Luciano Sales Pereira
Everton Luis Freitas Wanzeler


 

Comissão Científica

Coordenação da Comissão Científica

William Dias Borges

Andressa Tavares Parente

Marcelo Williams Oliveira de Souza


 

Avaliadores

Andressa Tavares Parente

Cinthia Brígida Brito de Moraes

Daiane de Souza Fernandes

Gabriela de Cássia Oliveira dos Santos

Ilma Pastana Ferreira

Ingrid Magali de Souza Pimentel

Jonas Melo de Matos Júnior

Josianne Corrêa Cardoso

Josué Rodrigues de Sousa

Lúcia Hisako Takase Goncalves

Marcelo Williams Oliveira de Souza

Margarete Feio Boulhosa

Maria de Belém Ramos Sozinho

Milena Farah Damous

Nahima Castelo de Albuquerque

Nádile Juliane Costa de Castro

Marcelo Williams Oliveira de Souza

Margarete Feio Boulhosa

Maria de Belém Ramos Sozinho

Milena Farah Damous

Nahima Castelo de Albuquerque

Nádile Juliane Costa de Castro

Regina Coeli Nascimento de Souza

Suenny Leal Melo

Tatiane Gisele Marques da Silva

Vanessa Pompeu Baia

William Dias Borges

Redes Sociais: @abenpa

e-mail: abensecaopara@gmail.com

 

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Luciano Sales Pereira
Everton Luis Freitas Wanzeler

 

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Marcelo Williams Oliveira de Souza


 

Avaliadores

Andressa Tavares Parente

Cinthia Brígida Brito de Moraes

Daiane de Souza Fernandes

Gabriela de Cássia Oliveira dos Santos

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Josianne Corrêa Cardoso

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Nádile Juliane Costa de Castro

Regina Coeli Nascimento de Souza

Suenny Leal Melo

Tatiane Gisele Marques da Silva

Vanessa Pompeu Baia

William Dias Borges

1º SPSAE - maio de 2017 - Auditório Central do Hotel Sagres 

I SPSAE - junho 2017

2ª SPSAE - junho de 2018 - Hangar Centro de Convenções

2º SPSAE - maio 2018