INTRODUÇÃO: A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é necessária para qualificar o cuidado de enfermagem, pois organiza o trabalho por meio de instrumentos validados1. A SAE é de extrema relevância para a afirmação da Enfermagem como ciência, tendo em vista que esse processo é realizado de modo sistemático, crítico e pautado em informações biopsicossociais do paciente2. Mas para que se tenha êxito na aplicação da SAE é notório a necessidade de inclusão do profissional de formação técnica, para que esse seja sensível de que essa ferramenta aperfeiçoa a assistência de enfermagem e a reforça como ciência3. OBJETIVO: Relatar dificuldades de enfermeiros na execução da SAE nos serviços de urgência e emergência por meio da equipe de técnicos de enfermagem, baseado na reflexão das potencialidades e limites do ensino em cursos técnicos de enfermagem, sobre a sistematização do cuidado. MÉTODO: Descrever o relato de experiência a partir da vivência de enfermeiros na assistência ao atendimento de urgência e emergência que atuam paralelamente na docência de curso técnico de Enfermagem na região metropolitana de Belém, no estado do Pará, correlacionando as percepções/reflexões vividas. RESULTADOS: Foi observado que a fragilidade existente na sensibilização de técnicos para a execução dos Processos de Enfermagem (PE), como em potencial as intervenções, refletem na dificuldade por parte desses em aderir e fortalecer a SAE nos serviços de urgência da região metropolitana do estado do Pará. Ao estabelecer uma base sólida para entendimento de instrumentos direcionados para organização dos serviços de enfermagem, isto evita transtornos na assistência direta. Ao difundir o conhecimento sobre a sistematização da assistência de enfermagem se estimula o cuidado sintonizado com as diretrizes do SUS, evidenciando, principalmente, a equidade e a humanização no cuidado. Deste modo, além de habilitar estes profissionais para uma assistência pautada na humanização, insere as diversas dimensões do cuidado pelos instrumentos utilizados para a sistematização dos serviços. Considera-se aqui a importância do docente atuante também em escolas profissionalizantes nesse processo, pois por meio de sua sensibilidade poderá identificar falhas e instituir adaptações com uso de metodologias ativas para efetivar o ensino da SAE. Ademais é comum que enfermeiros atuem concomitantemente na docência e assistência, o que permite uso da reflexão para buscar exercer uma Enfermagem cada vez mais pautada em evidencias. CONCLUSÃO: Espera-se que esse relato estimule a criação de atividades e ações pedagógicas na formação de técnicos em enfermagem, contribuindo assim para novas reflexões, pesquisas sobre sistematização da enfermagem em com cursos técnicos, assim como de projetos pedagógicos baseados nessas premissas. É necessário, portanto, que sejam feitas pesquisas diretamente sobre o que entendem os técnicos de enfermagem sobre a sistematização inclusa as necessidades regionais nestas discussões objetivando sempre a melhora da assistência da equipe de enfermagem. Ademais reforçamos que a SAE é um instrumento necessário e importante para a qualidade do serviço de saúde e por isso imprescindível de ser trabalhado e ministrado dentro do ensino de enfermagem. CONTRIBUIÇÃO E IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: O profissional de enfermagem é responsável pela amplitude de cuidados, e realizar esse cuidado de forma sistematizada garantirá melhores condições na qualidade da assistência prestada; o instrumento torna-se uma importante estratégia para a organização das ações e operacionalização do processo de enfermagem repercutindo diretamente na qualidade do serviço de enfermagem presado.
DESCRITORES: Processo de enfermagem; Assistência de enfermagem; Educação técnica em Enfermagem.
REFERÊNCIAS
1. Soares MI, Resck ZMR, Terra FS, Camelo SHH. Sistematização da assistência de enfermagem: facilidades e desafios do enfermeiro na gerência da assistência. Esc. Anna Nery. 2015; 19 (1): 47-53.
2. Tannure MC, Pinheiro AM. SAE: Sistematização da assistência de enfermagem: Guia prático. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.
3. Aires TVC, Castro NJC. Políticas públicas de atenção básica na concepção de enfermeiros da atenção básica. In: Anais do congresso brasileiro de medicina da família e comunidade. 2013.
APRESENTAÇÃO
A Associação Brasileira de Enfermagem seção Pará (ABEn PA) através da Comissão Permanente de Sistematização da Prática de Enfermagem – COMSISTE ABEn Pará, realizou nos dias 02, 03 e 04/10/2019, o 3º Simpósio Paraense de Sistematização da Assistência de Enfermagem - SPSAE, com o objetivo de discutir, esclarecer e fomentar ideias sobre o Processo de Enfermagem e a Sistematização da Assistência de Enfermagem na área da formação, assistência, gestão e pesquisa.
A primeira versão do SPSAE ocorreu em 2017 junto da 78ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) onde foram apresentados trabalhos científicos e discutidos temas relativos à sistematização do cuidado e novas terminologias para o processo de enfermagem como a CIPE. E em junho de 2018 a 2ª versão ocorreu no Hangar Centro de Convenções junto do Congresso Médico-Amazônico e contou com a presença da Profª. Drª. Marcia Regina Cubas.
Nesta atual versão do SPSAE a ABEn PA através da COMSISTE trouxe o tema central “O Processo de enfermagem na visibilidade técnico-político do cuidado”, ancorado nos eixos temáticos: Eixo 1: A sistematização enquanto gestão/gerenciamento do cuidado de enfermagem; Eixo 2: Uso de linguagens padronizadas no processo de enfermagem; Eixo 3: O processo de Enfermagem como evidência do cuidado e o Eixo 4: Reflexões e Experiências sobre o Processo do Cuidar.
A programação contou com conferências, mesa redonda, roda de conversa, 99 apresentações de trabalhos científicos que por mérito receberam premiações e menção honrosa, além de contarmos com momento cultural e social com a presença do grupo cultural de idoso “Tarde Feliz” que é parceiro do Departamento Científico de Enfermagem Gerontológica (DCEG ABEn PA). Além de termos realizado o 1º Encontro do Grupo de Interesse em Sistematização da Assistência e Processo de Enfermagem (GISAEPE) que reuniu, no âmbito do 3º SPSAE promovido pela COMSISTE ABEn PA, diferentes instituições de ensino e serviço.
O 3º SPSAE contou com a presença da convidada externa professora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Drª. Márcia Bachion, que em sua fala reforçou as diferenças entre os termos “Sistematização da Assistência de Enfermagem” (SAE) e “Processo de Enfermagem” (PE), colocando que a SAE são as formas de organizar o atendimento como um todo e o PE são expressões do método de abordagem clínica organizado em etapa e que envolvem suportes teóricos e uso de linguagens padronizadas.
Por fim, acreditamos que o 3º SPSAE contribuiu para o avanço na compreensão e reflexão de conceitos e fortalecimento da gestão e gerência do cuidado sistematizado em enfermagem e com métodos do escopo da ciência enfermagem e esperamos que os Anais produzido a partir destas oportunas reflexões possam seguir guiando a práxis da enfermagem.
William Dias Borges
Diretor de Desenvolvimento de Práticas Profissionais e do Trabalho da Enfermagem da ABEn PA Gestão 2016-2019
Coordenador da COMSISTE ABEn PA
Comissão Organizadora
Ana Alice Matias Ambé
Ricardo Gonçalves
Jaqueline Dantas Neres Martins
Andressa Tavares Parente
Larissa De Oliveira Favacho
Ilma Pastana Ferreira
Ingrid Magali De Souza Pimentel
Josianne Corrêa Cardoso
Marcelo Williams Oliveira de Souza
Margarete Feio Boulhosa
Maria de Belém Ramos Sozinho
Milena Farah Damous Castanho Ferreira
Nahima Castelo de Albuquerque
Nádile Juliane Costa de Castro
Regina Coeli Nascimento de Souza
Tatiane Gisele Marques da Silva
William Dias Borges
Conceição Chagas Pessoa
Luciano Sales Pereira
Everton Luis Freitas Wanzeler
Comissão Científica
Coordenação da Comissão Científica
William Dias Borges
Andressa Tavares Parente
Marcelo Williams Oliveira de Souza
Avaliadores
Andressa Tavares Parente
Cinthia Brígida Brito de Moraes
Daiane de Souza Fernandes
Gabriela de Cássia Oliveira dos Santos
Ilma Pastana Ferreira
Ingrid Magali de Souza Pimentel
Jonas Melo de Matos Júnior
Josianne Corrêa Cardoso
Josué Rodrigues de Sousa
Lúcia Hisako Takase Goncalves
Marcelo Williams Oliveira de Souza
Margarete Feio Boulhosa
Maria de Belém Ramos Sozinho
Milena Farah Damous
Nahima Castelo de Albuquerque
Nádile Juliane Costa de Castro
Marcelo Williams Oliveira de Souza
Margarete Feio Boulhosa
Maria de Belém Ramos Sozinho
Milena Farah Damous
Nahima Castelo de Albuquerque
Nádile Juliane Costa de Castro
Regina Coeli Nascimento de Souza
Suenny Leal Melo
Tatiane Gisele Marques da Silva
Vanessa Pompeu Baia
William Dias Borges
Comissão Organizadora
Ana Alice Matias Ambé
Ricardo Gonçalves
Jaqueline Dantas Neres Martins
Andressa Tavares Parente
Larissa De Oliveira Favacho
Ilma Pastana Ferreira
Ingrid Magali De Souza Pimentel
Josianne Corrêa Cardoso
Marcelo Williams Oliveira de Souza
Margarete Feio Boulhosa
Maria de Belém Ramos Sozinho
Milena Farah Damous Castanho Ferreira
Nahima Castelo de Albuquerque
Nádile Juliane Costa de Castro
Regina Coeli Nascimento de Souza
Tatiane Gisele Marques da Silva
William Dias Borges
Conceição Chagas Pessoa
Luciano Sales Pereira
Everton Luis Freitas Wanzeler
Comissão Científica
Coordenação da Comissão Científica
William Dias Borges
Andressa Tavares Parente
Marcelo Williams Oliveira de Souza
Avaliadores
Andressa Tavares Parente
Cinthia Brígida Brito de Moraes
Daiane de Souza Fernandes
Gabriela de Cássia Oliveira dos Santos
Ilma Pastana Ferreira
Ingrid Magali de Souza Pimentel
Jonas Melo de Matos Júnior
Josianne Corrêa Cardoso
Josué Rodrigues de Sousa
Lúcia Hisako Takase Goncalves
Marcelo Williams Oliveira de Souza
Margarete Feio Boulhosa
Maria de Belém Ramos Sozinho
Milena Farah Damous
Nahima Castelo de Albuquerque
Nádile Juliane Costa de Castro
Marcelo Williams Oliveira de Souza
Margarete Feio Boulhosa
Maria de Belém Ramos Sozinho
Milena Farah Damous
Nahima Castelo de Albuquerque
Nádile Juliane Costa de Castro
Regina Coeli Nascimento de Souza
Suenny Leal Melo
Tatiane Gisele Marques da Silva
Vanessa Pompeu Baia
William Dias Borges