PROMOCÃO DE ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA A PREVENÇAO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
INTRODUÇÃO: A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma doença crônica degenerativa de natureza multifatorial que na grande maioria dos casos se apresenta de forma assintomática, além da evolução lenta e progressiva na qual compromete o equilíbrio dos sistemas vasodilatadores e vasoconstritores, aumentando assim, a pressão no interior dos vasos sanguíneos, podendo ocasionar lesões em órgãos nobres como o coração, cérebro, rins e olhos, podendo ainda ocasionar complicações como acidente vascular encefálico (AVE), insuficiência cardíaca e insuficiência renal (LESSA, 2010). As ações direcionadas à educação e à prática de prevenção dos fatores de risco são fundamentais para a promoção à saúde já que se pretende vislumbrar uma boa qualidade de vida à população (NASCIMENTO, MENDES, 2002). Logo, um fazer educativo dialógico requer que o educador reconheça que não detém todo o saber e, ao mesmo tempo, o educando perceba que também pode contribuir para a construção do conhecimento. (FREIRE, 2011). A educação em saúde visa a promoção, proteção e, principalmente, a prevenção de agravos (MALLMANN et al., 2015), além de estimular as pessoas a refletirem sobre sua condição de vida, saúde e as ações exercidas em relação ao autocuidado, como também, sua interação entre condição de saúde, o meio o qual está inserido e o contexto familiar. (PITZA, MATSUCHITABC, 2015). OBJETIVO: O presente estudo teve como objetivo relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem acerca de ações educativas realizadas na faculdade Cosmopolita, localizada na cidade de Belém do Pará. MÉTODOS: Este estudo trata-se de um relato de experiência acerca da atividade de educação em saúde, com natureza descritiva. No referido local de efetivação da ação destacam-se atividades de promoção à saúde como: aferição de pressão arterial e verificação de glicemia, além da orientação abordando sobre a temática hipertensão arterial. Inicialmente foi realizado o acolhimento das pessoas que chegavam ao local da ação, onde eram orientados sobre as atividades que estavam sendo oferecidas. Em seguida os mesmos eram dirigidos para a mesa onde estava sendo abordada a temática sobre hipertensão arterial, logo em seguida foram distribuídos formulários nos quais continham perguntas sobre o tema apresentado. RESULTADOS E DISCUSSÃO: O modelo hegemônico de Educação em Saúde mantém-se coerente com a orientação estritamente biomédica da atenção ao paciente hipertenso. Portanto o enfoque na doença e no indivíduo são alicerces da ação educativa que objetiva, mediante a prescrição de hábitos e condutas, a redução de fatores de risco individuais e prevenção de complicações à saúde derivadas da hipertensão. A finalidade das ações educativas diante do contexto exposto se dá por meio da promoção a saúde e prevenção das doenças, além disso, proporcionam saberes, favorecendo assim, a flexibilidade nas tecnologias do cuidado e a autonomia do indivíduo. A valorização do processo de aprendizagem realizado na educação em saúde viabiliza a interação entre os atores envolvidos, pois valoriza a existência do ser humano permitindo um assistir humanizado, vislumbrando as necessidades do indivíduo no âmbito individual e coletivo. Nesse contexto, enfatiza-se a importância das atividades de educação em saúde, por permitir ampliar a forma de assistência, o redimensionamento das técnicas de cuidado, na perspectiva de inserir um assistir dialógico entre instituição de ensino e a sociedade, oportunizando os saberes técnicos, científicos e populares. Constatou-se que as atividades de educação em saúde desenvolvidas surtiram efeitos positivos, os quais puderam colaborar para a melhoria de vida e interação social dos mesmos, ademais, acredita-se que pôr em prática o conhecimento absorvido trará uma forma de melhor qualidade de vida. CONSIDERAÇÕES FINAIS/CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: De modo geral, a aceitação da atividade proposta foi muito positiva, visto que as pessoas ali presentes participaram ativamente dos espaços, respondendo aos questionamentos e interagindo tanto com os estudantes quanto com o público que se fazia presente. Desse modo, profissionais e acadêmicos devem desenvolver atividades semelhantes a esta, pois permitiu para nós acadêmicos um maior contato com este grupo, bem como nos ensinou muito sobre como lidar e como chamar a atenção para o que está sendo dito, trazendo uma linguagem de fácil entendimento desligada de termos técnicos, para que assim a comunicação seja absorvida com facilidade, proporcionado uma melhor aprendizagem do conteúdo.
DESCRITORES: Educação em saúde, Enfermagem, Hipertensão.
APRESENTAÇÃO
A Associação Brasileira de Enfermagem seção Pará (ABEn PA) através da Comissão Permanente de Sistematização da Prática de Enfermagem – COMSISTE ABEn Pará, realizou nos dias 02, 03 e 04/10/2019, o 3º Simpósio Paraense de Sistematização da Assistência de Enfermagem - SPSAE, com o objetivo de discutir, esclarecer e fomentar ideias sobre o Processo de Enfermagem e a Sistematização da Assistência de Enfermagem na área da formação, assistência, gestão e pesquisa.
A primeira versão do SPSAE ocorreu em 2017 junto da 78ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) onde foram apresentados trabalhos científicos e discutidos temas relativos à sistematização do cuidado e novas terminologias para o processo de enfermagem como a CIPE. E em junho de 2018 a 2ª versão ocorreu no Hangar Centro de Convenções junto do Congresso Médico-Amazônico e contou com a presença da Profª. Drª. Marcia Regina Cubas.
Nesta atual versão do SPSAE a ABEn PA através da COMSISTE trouxe o tema central “O Processo de enfermagem na visibilidade técnico-político do cuidado”, ancorado nos eixos temáticos: Eixo 1: A sistematização enquanto gestão/gerenciamento do cuidado de enfermagem; Eixo 2: Uso de linguagens padronizadas no processo de enfermagem; Eixo 3: O processo de Enfermagem como evidência do cuidado e o Eixo 4: Reflexões e Experiências sobre o Processo do Cuidar.
A programação contou com conferências, mesa redonda, roda de conversa, 99 apresentações de trabalhos científicos que por mérito receberam premiações e menção honrosa, além de contarmos com momento cultural e social com a presença do grupo cultural de idoso “Tarde Feliz” que é parceiro do Departamento Científico de Enfermagem Gerontológica (DCEG ABEn PA). Além de termos realizado o 1º Encontro do Grupo de Interesse em Sistematização da Assistência e Processo de Enfermagem (GISAEPE) que reuniu, no âmbito do 3º SPSAE promovido pela COMSISTE ABEn PA, diferentes instituições de ensino e serviço.
O 3º SPSAE contou com a presença da convidada externa professora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Drª. Márcia Bachion, que em sua fala reforçou as diferenças entre os termos “Sistematização da Assistência de Enfermagem” (SAE) e “Processo de Enfermagem” (PE), colocando que a SAE são as formas de organizar o atendimento como um todo e o PE são expressões do método de abordagem clínica organizado em etapa e que envolvem suportes teóricos e uso de linguagens padronizadas.
Por fim, acreditamos que o 3º SPSAE contribuiu para o avanço na compreensão e reflexão de conceitos e fortalecimento da gestão e gerência do cuidado sistematizado em enfermagem e com métodos do escopo da ciência enfermagem e esperamos que os Anais produzido a partir destas oportunas reflexões possam seguir guiando a práxis da enfermagem.
William Dias Borges
Diretor de Desenvolvimento de Práticas Profissionais e do Trabalho da Enfermagem da ABEn PA Gestão 2016-2019
Coordenador da COMSISTE ABEn PA
Comissão Organizadora
Ana Alice Matias Ambé
Ricardo Gonçalves
Jaqueline Dantas Neres Martins
Andressa Tavares Parente
Larissa De Oliveira Favacho
Ilma Pastana Ferreira
Ingrid Magali De Souza Pimentel
Josianne Corrêa Cardoso
Marcelo Williams Oliveira de Souza
Margarete Feio Boulhosa
Maria de Belém Ramos Sozinho
Milena Farah Damous Castanho Ferreira
Nahima Castelo de Albuquerque
Nádile Juliane Costa de Castro
Regina Coeli Nascimento de Souza
Tatiane Gisele Marques da Silva
William Dias Borges
Conceição Chagas Pessoa
Luciano Sales Pereira
Everton Luis Freitas Wanzeler
Comissão Científica
Coordenação da Comissão Científica
William Dias Borges
Andressa Tavares Parente
Marcelo Williams Oliveira de Souza
Avaliadores
Andressa Tavares Parente
Cinthia Brígida Brito de Moraes
Daiane de Souza Fernandes
Gabriela de Cássia Oliveira dos Santos
Ilma Pastana Ferreira
Ingrid Magali de Souza Pimentel
Jonas Melo de Matos Júnior
Josianne Corrêa Cardoso
Josué Rodrigues de Sousa
Lúcia Hisako Takase Goncalves
Marcelo Williams Oliveira de Souza
Margarete Feio Boulhosa
Maria de Belém Ramos Sozinho
Milena Farah Damous
Nahima Castelo de Albuquerque
Nádile Juliane Costa de Castro
Marcelo Williams Oliveira de Souza
Margarete Feio Boulhosa
Maria de Belém Ramos Sozinho
Milena Farah Damous
Nahima Castelo de Albuquerque
Nádile Juliane Costa de Castro
Regina Coeli Nascimento de Souza
Suenny Leal Melo
Tatiane Gisele Marques da Silva
Vanessa Pompeu Baia
William Dias Borges
Comissão Organizadora
Ana Alice Matias Ambé
Ricardo Gonçalves
Jaqueline Dantas Neres Martins
Andressa Tavares Parente
Larissa De Oliveira Favacho
Ilma Pastana Ferreira
Ingrid Magali De Souza Pimentel
Josianne Corrêa Cardoso
Marcelo Williams Oliveira de Souza
Margarete Feio Boulhosa
Maria de Belém Ramos Sozinho
Milena Farah Damous Castanho Ferreira
Nahima Castelo de Albuquerque
Nádile Juliane Costa de Castro
Regina Coeli Nascimento de Souza
Tatiane Gisele Marques da Silva
William Dias Borges
Conceição Chagas Pessoa
Luciano Sales Pereira
Everton Luis Freitas Wanzeler
Comissão Científica
Coordenação da Comissão Científica
William Dias Borges
Andressa Tavares Parente
Marcelo Williams Oliveira de Souza
Avaliadores
Andressa Tavares Parente
Cinthia Brígida Brito de Moraes
Daiane de Souza Fernandes
Gabriela de Cássia Oliveira dos Santos
Ilma Pastana Ferreira
Ingrid Magali de Souza Pimentel
Jonas Melo de Matos Júnior
Josianne Corrêa Cardoso
Josué Rodrigues de Sousa
Lúcia Hisako Takase Goncalves
Marcelo Williams Oliveira de Souza
Margarete Feio Boulhosa
Maria de Belém Ramos Sozinho
Milena Farah Damous
Nahima Castelo de Albuquerque
Nádile Juliane Costa de Castro
Marcelo Williams Oliveira de Souza
Margarete Feio Boulhosa
Maria de Belém Ramos Sozinho
Milena Farah Damous
Nahima Castelo de Albuquerque
Nádile Juliane Costa de Castro
Regina Coeli Nascimento de Souza
Suenny Leal Melo
Tatiane Gisele Marques da Silva
Vanessa Pompeu Baia
William Dias Borges