As análises das gêneses e dos itinerários das significações do cinema e das histórias em quadrinhos (também conhecidas como HQs) têm reconstruído as relações que se estabelecem entre as práticas artísticas, suas formas de visibilidade e os tipos de pensamento que as fazem inteligíveis. O fazer, o ver e o pensar a respeito do cinema e dos quadrinhos têm interrogado as cargas de sentido que se movimentam no âmbito do conhecimento das ciências humanas, sociais e linguagens. Entender o cinema e as HQs como categorias de pensamento, assim como suas circulações no meio social, pode proporcionar novas formas de compreensões teóricas pautadas a partir da relação entre a imagem/linguagem e o mundo concreto e seus agentes, e desse processo é possível construir novos sentidos e leituras às narrativas imagéticas.
Assim, este grupo de trabalho tem como objetivo reunir estudos que explorem as relações do cinema e dos quadrinhos, utilizando essas categorias de análise como ferramentas para compreender o pensamento social brasileiro em conjunto com outras áreas do conhecimento, tais como as ciências humanas, sociais e linguagens. De forma interdisciplinar e transdisciplinar, essas formas de arte serão estudadas como objeto e pano de fundo para possibilitar novas compreensões. Pretendemos discutir e problematizar as formas em que as narrativas, as linguagens e as representações produzidas pelo cinema e pelos quadrinhos podem se manifestar como formas de pensamento social em analogia aos aspectos e as expressões filosóficas, artísticas, políticas, religiosas e/ou culturais das sociedades no tempo. Estes temas podem ser abordados por diversas perspectivas de análises teórico-metodológicas, que ao se fazerem expostas no grupo de trabalho, permitirão a troca de experiências. Nossa intenção é que seja gerado um debate sobre a temática, de modo a apontar possíveis novos caminhos e referências de pensamento, assim como novas possibilidades de interlocuções entre pesquisas.
Comissão Organizadora
Maro Lara Martins
Comissão Científica