Este Grupo de Trabalho prossegue com a proposta do livro Cultura e sociedade na América Latina, lançado em 2022.
Partimos do princípio de que a América Latina - da qual o Brasil faz parte - é uma espécie de espaço-tempo multifacetado e plural, portanto alvo de diversas disputas semânticas.
Esse GT, então, procura acolher análises sobre intelectuais que expandiram a compreensão espacial de seus objetos, não se restringindo exclusivamente às questões nacionais, estabelecendo vínculos, conexões e articulações entre as situações brasileira e latino-americana.
Mobilizando temáticas da história intelectual, da sociologia dos intelectuais, da teoria crítica, da teoria social, dentre outros, o objetivo aqui é analisar narrativas, interpretações, representações, conceitos, discursos e linguagens que incidem sobre ideias e imaginários que fundamentam a historicidade das sociedades.
Pretende-se, portanto, reunir trabalhos que analisam pensadoras e pensadores latino-americanos (séculos XIX-XXI), canônicos ou não, que se debruçam sobre questões do passado e do presente e que tratam das pluralidades culturais e sociais que atravessam as inúmeras Américas Latinas. .
Outro aspecto importante é a combinação entre diferentes saberes para construir um conhecimento sobre a América Latina como, por exemplo, historiografia, pensamento social, ciências sociais, ciência política, crítica literária etc.
Sendo assim, são bem-vindos análises de história intelectual, história dos intelectuais, história das ciências sociais e de teoria social e teoria crítica que procuram dar conta das questões apresentadas acima.
Comissão Organizadora
Maro Lara Martins
Comissão Científica