Aspectos interseccionais do barulho: O fazer musical como produção epistêmica

  • Autor
  • Steffane Pereira Santos
  • Resumo
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    O presente trabalho tem como objetivo pensar e discutir sonoridade da música afro-diaspórica oriunda do movimento hip-hop, como produção epistêmica e epistemológica sob uma perspectiva interseccional que discute raça e gênero. Partindo de um cenário onde us sujeites que compõem, produzem e interpretam músicas estão produzindo uma forma de conhecimento contra-colonial. Neste sentido, parte-se de perguntas como: Quem produz sonoridade? Quais são os instrumentos que atravessam esse modo de fazer musical e sua relação com a diáspora negra? Quais aspectos dessa perspectiva corroboram com a produção de uma epistemologia situada, isto é, um modo de compreender e validar o conhecimento sob um ângulo diaspórico? Seguindo este caminho, o presente trabalho partirá de análises de músicas do movimento hip-hop atravessando o rap, o grime/drill - música eletrônica periférica - para pensar sobre estes movimentos que conduzem à sonoridade. Tendo também como ponto de partida produtorus musicais como agentes dessa atuação. Compreendendo se e como aparecem instrumentos como atabaques, berimbaus entre outros nesta musicalidade. Entendendo que a música é composta por diversas características e facetas. O trabalho buscará cumprir com seus objetivos a partir de revisão bibliográfica e análise de letras e aspectos sonoros de artistas como DJ Akila, BADSISTA, Jup do Bairro, Sé da Rua, N.I.N.A, Barona, Sodomita, Iza Sabino e Irmãs de Pau. Sob essa diretriz, minha perspectiva enquanto corpo ouvinte, mulher negra cis e de origem periférica, é acionada enquanto categoria etnográfica de análise. 

  • Palavras-chave
  • hip-hop; epistemologia; epistemologia feminista negra; música; epissteme
  • Área Temática
  • GT 3 - Cultura religiosa e autoritarismo afetivo: perspectivas teóricas e metodológicas para o pensamento social do Brasil contemporâneo
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  • Grupos de Trabalho (GTs)
  • Pensamento Social Brasileiro
  • Intelectuais, Cultura e Democracia
  • GT 1 - Correspondências intelectuais entre o pensamento social brasileiro e a teoria crítica da sociedade: entre o legado teórico e as contribuições para compreensão de problemas contemporâneos
  • GT 2 - Cinema e Quadrinhos como categorias de análise acerca do Pensamento Social Brasileiro
  • GT 3 - Cultura religiosa e autoritarismo afetivo: perspectivas teóricas e metodológicas para o pensamento social do Brasil contemporâneo
  • GT 4 - Democracia, emoções e futebol
  • GT 5 - Elites, Poder e Instituições Democráticas
  • GT 6 - Estabelecidos e Outsiders do Pensamento Social Brasileiro
  • GT 7 - História, cultura e sociedade: diálogos entre Brasil e América Latina
  • GT 8 - Interseccionalidade e Reconhecimento
  • GT 9 - O modernismo brasileiro e a tradição de pensamento social brasileiro
  • GT 10 - O pensamento (neo)conservador brasileiro
  • GT 11 - O Pensamento Social Brasileiro versus a formação docente
  • GT 12 - Pensamento político brasileiro e atuação intelectual na transição dos séculos XIX e XX
  • GT 13 - Pensamento Social Brasileiro e Historiografia: problemas, aproximações, possibilidades
  • GT 14 - Pensamento Social Brasileiro: intelectuais e a produção sobre relações raciais
  • GT 15 - “Questão social”, luta de classes e dominação burguesa no Brasil
  • GT 16 - Sociedade, movimentos sociais e a Democracia no Brasil
  • GT 17 - Tecnopolíticas e Sociologia Digital
  • GT 18 - Apresentações Coordenadas

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