O Pensamento Social Brasileiro (PSB) é considerado um campo consolidado nas ciências sociais brasileira, tendo um acúmulo significativo desde a década de 1980, com uma vasta produção de teses, dissertações, artigos e trabalhos apresentados nos congressos da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS) e da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS). Diante dessa sólida tradição, as análises referentes ao campo do PSB são comuns e necessárias, realizadas constantemente em importantes centros universitários de pesquisa do país, a exemplo do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS-UFRJ), com os últimos trabalhos produzidos pelo Dr. Antonio Brasil.
Considerando essas análises de grande valia- especialmente as que lançam novos olhares sobre o objeto-, esta pesquisa procurou pôr em diálogo o consolidado campo do PSB com o crescente campo de pesquisa em Ensino de Sociologia, explorando como é a relação do campo acadêmico com a educação básica e com o ensino a nível de graduação. Para isso, partimos da premissa de que a sociologia não é algo tão abstrato e "universal" a ponto de o ensino de sociologia poder ou dever ignorar o pensamento social brasileiro, tomando apenas as teorias sociológicas produzidas nos países centrais como sendo a sociologia a ser ensinada, tanto na universidade como nas escolas.
Dessa forma, o objetivo da presente pesquisa foi compreender o “lugar” que o PSB ocupa na formação e na prática docente dos professores da educação básica do estado do Rio de Janeiro. Para que a proposta se tornasse possível, reduzimos o nosso universo aos professores que buscam aperfeiçoamento no Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CESPEB-UFRJ).
Para a realização desta pesquisa foi aplicado um questionário aos alunos do CESPEB-UFRJ da turma de 2019- sendo esses alunos professores da educação básica no estado do Rio de Janeiro-, buscando compreender aspectos que vão desde a sua graduação até a atuação profissional. Buscamos ainda analisar a percepção que eles têm sobre o campo do PSB. Este questionário, aplicado via “google docs”, é composto por quatro seções. A primeira seção é uma breve apresentação sobre o campo do pensamento social brasileiro e sobre a pesquisa realizada. A segunda seção, intitulada “Formação e Pensamento Social Brasileiro”, contém perguntas que buscam compreender a formação desses professores e seu contato com o campo do PSB. A terceira seção, intitulada “Prática Profissional e Pensamento Social Brasileiro”, contém perguntas que visam compreender como, e se, o PSB aparece na prática docente do professor em questão. A quarta e última seção, intitulada “Percepção”, busca compreender qual a percepção que os professores têm sobre o Pensamento Social Brasileiro.
O argumento central verificado e confirmado nessa pesquisa é que o Pensamento Social Brasileiro se faz presente na formação dos docentes enquanto um campo de pesquisa, e na prática docente enquanto um item transversal, servindo de repertório teórico para a compreensão dos mais diversos temas abordados na educação básica, sendo essencial no cotidiano dos professores em sala de aula. Dessa forma, a mediação didática realizada entre o conhecimento científico e o conhecimento escolar se dá pela diluição do campo do PSB em diversos eixos temáticos.
Comissão Organizadora
Maro Lara Martins
Comissão Científica