O presente trabalho analisa as contribuições dos estudos folclóricos para o pensamento social brasileiro, a partir dos estudos realizados pela intelectual Mariza Luiza Lira de Araújo Lima, mais conhecida como Mariza Lira (1899-1971). Durante o século XX, as produções intelectuais da folclorista apresentaram a música como um elemento cultural capaz de representar uma pretensa essência da brasilidade, com criações desde o erudito ao popular, destacando a relevância do folclore musical para compreendermos as raízes culturais do Brasil. A partir das perspectivas teóricas de José Geraldo Vinci de Moraes (2010) e de Angela de Castro Gomes e Patrícia Hansen (2016), analisamos a ideia de Mariza Lira de pensar a musicalidade como elemento formador de uma originalidade cultural brasileira. Para analisarmos essa ideia proposta pela folclorista, em termos metodológicos, pautamos este trabalho na análise do seu livro Brasil Sonoro (1938) e das publicações periódicas por ela realizadas, que estão disponíveis nas Hemerotecas Digitais da Biblioteca Nacional (BN) e do Centro Nacional de Folclore e Cultura popular (CNFCP), tendo como referência a análise de discurso desenvolvida por Michel Foucault (2008). Em grande medida, esperamos refletir como a história dos estudos folclóricos no Brasil se inscreve no Pensamento Social Brasileiro. Mais precisamente, em se tratando de Mariza Lira, pretendemos analisar sua ideia de um Brasil sonoro, isto é, uma explicação do Brasil centrada no folclore musical.
Comissão Organizadora
Maro Lara Martins
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