Folclorismos, circulação de ideias e pensamento social na América Latina (1930-1951)

  • Autor
  • Ewerton Wirlley Silva Barros
  • Resumo
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    O folclore foi uma das disciplinas que produziu narrativas próprias de identidade, povo e nação no ocidente. Em países da América Latina, ele foi amplamente instrumentalizado por atores, instituições, partidos e demais segmentos políticos no decorrer do século XX. Uma dessas instituições foi o Clube Internacional de Folclore (CIF), fundado por Veríssimo de Melo (1921-1996), na cidade de Natal, em 1951, que reuniu folcloristas de quase todas as nações, contemplando em sua maioria os latino-americanos. Para esta comunicação, proponho investigar a trajetória intelectual dos seguintes membros: María Cadilla de Martínez (1884-1951), oriunda de Porto Rico, Oreste Plath (1907-1996), do Chile, e Vicente T. Mendoza (1894-1964), do México, além do já mencionado líder-fundador do CIF. Em termos específicos, intenciono, no primeiro momento, analisar o envolvimento desses sujeitos em associações, organizações políticas, teatros e instituições de ensino superior – em seus respectivos países de origem, levando em consideração que o folclore foi um espaço comum entre eles, mas não o único ocupado e transitado. No segundo momento, examino a relação deles com o saber folclórico, identificando as suas principais produções e apontamentos nessa área disciplinar. Por fim, investigo a circulação de ideias, esmiuçando ainda as maneiras em que essa circulação – e quais ideias – ocorreram entre eles. Para atender o objetivo proposto, manuseio o método prosopográfico como uma forma de analisar as trajetórias individuais e identificar as experiências em comum. Fundamento-me nas proposições de Dominick Lacapra (1998), Pierre Bourdieu (2007) e Michel Foucault (2008; 2013) no que diz respeito às suas respectivas concepções de intelectuais, circulação de ideias e análise de discurso. O recorte temporal contempla os movimentos realizados por esses personagens antes e durante o processo de fundação do Clube. As fontes estão divididas em bibliografias, epístolas e periódicos.

  • Palavras-chave
  • Movimento Folclórico Brasileiro, História dos Intelectuais, Teoria da História.
  • Área Temática
  • GT 7 - História, cultura e sociedade: diálogos entre Brasil e América Latina
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  • Grupos de Trabalho (GTs)
  • Pensamento Social Brasileiro
  • Intelectuais, Cultura e Democracia
  • GT 1 - Correspondências intelectuais entre o pensamento social brasileiro e a teoria crítica da sociedade: entre o legado teórico e as contribuições para compreensão de problemas contemporâneos
  • GT 2 - Cinema e Quadrinhos como categorias de análise acerca do Pensamento Social Brasileiro
  • GT 3 - Cultura religiosa e autoritarismo afetivo: perspectivas teóricas e metodológicas para o pensamento social do Brasil contemporâneo
  • GT 4 - Democracia, emoções e futebol
  • GT 5 - Elites, Poder e Instituições Democráticas
  • GT 6 - Estabelecidos e Outsiders do Pensamento Social Brasileiro
  • GT 7 - História, cultura e sociedade: diálogos entre Brasil e América Latina
  • GT 8 - Interseccionalidade e Reconhecimento
  • GT 9 - O modernismo brasileiro e a tradição de pensamento social brasileiro
  • GT 10 - O pensamento (neo)conservador brasileiro
  • GT 11 - O Pensamento Social Brasileiro versus a formação docente
  • GT 12 - Pensamento político brasileiro e atuação intelectual na transição dos séculos XIX e XX
  • GT 13 - Pensamento Social Brasileiro e Historiografia: problemas, aproximações, possibilidades
  • GT 14 - Pensamento Social Brasileiro: intelectuais e a produção sobre relações raciais
  • GT 15 - “Questão social”, luta de classes e dominação burguesa no Brasil
  • GT 16 - Sociedade, movimentos sociais e a Democracia no Brasil
  • GT 17 - Tecnopolíticas e Sociologia Digital
  • GT 18 - Apresentações Coordenadas

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