Humor de transição: a revista Chiclete com Banana no contexto da redemocratização brasileira.

  • Autor
  • Douglas Biagio Puglia
  • Resumo
  • A história cultural do humor, ramo relativamente recente dentro da historiografia, proporciona grandes potencialidades para o estudo, discussão e pesquisas em várias vertentes, inclusive nas questões de ordem social e política. Da mesma maneira que o uso de Histórias em Quadrinhos (HQs) como fontes históricas também vem cada vez mais ganhando espaço e mostrando todas as suas possibilidades de análise, até porque tradicionalmente essa linguagem carrega consigo o estigma de ser algo pueril e de menor importância em comparação com outros estilos de arte. Sendo assim, a presente proposta busca unir esses dois campos, o humor enquanto tema e os quadrinhos como fontes de pesquisa, mais especificamente como as produções e o humor realizado pelo Angeli e outros claboradores na revista Chiclete com Banana (1985 - 1991) poderiam ser pensados dentro do contexto de redemocratização brasileira, como um humor de transição ou de abertura. Durante anos, com a censura aos meios de comunicação muitas publicações encontraram-se com dificuldades para publicar ou tinham que realizar verdadeiros malabarismos de criatividade para fugir da censura. Com o fim da censura e da ditadura militar brasileira há uma mudança neste contexto e vários artistas passaram a ter uma liberdade de temas, formas de se expressar e possibilidades de publicação que não havia, uma arte que poderia ser classificada como um misto de esperança, desabafo e leitura do contexto sócio-político brasileiro. Assim, Angeli e a Chiclete com Banana seriam representantes desse humor de transição, com seus exageros, críticas e criatividade, mas, fundamentalmente, um típico fruto do contexto de redemocratização brasiliera como também um interprete, estabelecendo uma relação dialética do tempo em que foi produzido e da sua capacidade enquanto agente também nesse contexto. Portanto, a ideia principal é a de entender o papel da revista Chiclete com Banana, com especial enfoque em seu principal autor Angeli, enquanto uma publicação representativa, que estabele diálogos com o período histórico do qual faz parte, mas também como um elemento que tem um olhar de leitura e crítica àquele momento da história brasileira. 

  • Palavras-chave
  • Humor. Redemocratização. Angeli. Chiclete com Banana. Quadrinhos.
  • Área Temática
  • GT 2 - Cinema e Quadrinhos como categorias de análise acerca do Pensamento Social Brasileiro
Voltar
  • Grupos de Trabalho (GTs)
  • Pensamento Social Brasileiro
  • Intelectuais, Cultura e Democracia
  • GT 1 - Correspondências intelectuais entre o pensamento social brasileiro e a teoria crítica da sociedade: entre o legado teórico e as contribuições para compreensão de problemas contemporâneos
  • GT 2 - Cinema e Quadrinhos como categorias de análise acerca do Pensamento Social Brasileiro
  • GT 3 - Cultura religiosa e autoritarismo afetivo: perspectivas teóricas e metodológicas para o pensamento social do Brasil contemporâneo
  • GT 4 - Democracia, emoções e futebol
  • GT 5 - Elites, Poder e Instituições Democráticas
  • GT 6 - Estabelecidos e Outsiders do Pensamento Social Brasileiro
  • GT 7 - História, cultura e sociedade: diálogos entre Brasil e América Latina
  • GT 8 - Interseccionalidade e Reconhecimento
  • GT 9 - O modernismo brasileiro e a tradição de pensamento social brasileiro
  • GT 10 - O pensamento (neo)conservador brasileiro
  • GT 11 - O Pensamento Social Brasileiro versus a formação docente
  • GT 12 - Pensamento político brasileiro e atuação intelectual na transição dos séculos XIX e XX
  • GT 13 - Pensamento Social Brasileiro e Historiografia: problemas, aproximações, possibilidades
  • GT 14 - Pensamento Social Brasileiro: intelectuais e a produção sobre relações raciais
  • GT 15 - “Questão social”, luta de classes e dominação burguesa no Brasil
  • GT 16 - Sociedade, movimentos sociais e a Democracia no Brasil
  • GT 17 - Tecnopolíticas e Sociologia Digital
  • GT 18 - Apresentações Coordenadas

Comissão Organizadora

Maro Lara Martins

Comissão Científica