olhares, percepções e produções sobre cultura na escola: relato de experiência pedagógica na produção de cartilha e minidocumentários culturais

  • Autor
  • TARSIZIO CIPRIANO FREITAS
  • Resumo
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    O presente trabalho é parte do resultado da pesquisa científica proposta como atividade final do mestrado profissional em sociologia – PROFSOCIO/UFC. Como tema, este trabalho que segue a linha de pesquisa: Juventude e questões contemporâneas, trata de investigar a relação do consumo cultural no ensino médio, apresentar o processo de produção de material didático no formato de cartilha cultural e demonstrar as atividades desenvolvidas em sala de aula na perspectiva de ser relato de experiência pedagógica na formação docente e as consequências dessa formação no processo de ensino.  A relevância desta pesquisa é demonstrada quando, dentro da temática da juventude com a cultura, existirá enfoque na relação dos estudantes do ensino médio, não somente com as relações de produção da cultura, contextos históricos e intermediações capitalistas no processo de massificação, tão bem trabalhadas nos segmentos da Indústria cultural. De outra forma, temos neste trabalho a tentativa de “dar voz” ao estudante. Analisar, dessa forma, as perspectivas e os entendimentos de como a cultura, através do consumo dela se faz presente na realidade do estudante do ensino médio. Foi proposto aos estudantes, depois da aplicação de questionários, entrevistas e conversas em sala de aula, a produção de minidocumentários como forma dos próprios estudantes se empoderarem e demonstrarem suas realidades culturais. Com o acompanhamento do professor, ao qual foi, ao longo das aulas, apresentando e trabalhando conceitos pertinentes à temática cultural, houve também a produção de material didático no formato de cartilha cultural. Este trabalho justifica-se pela necessidade de compreender a realidade que cerca os estudantes do ensino médio para que, dessa forma, consigamos entender os mecanismos do contexto cultural e social ao qual esse público se insere. A partir dessa reflexão e dos elementos que a pesquisa possibilitou, como a apresentação das ideias iniciais que os estudantes tinham e passaram a ter sobre cultura e consumo cultural, a própria produção cultural dos estudantes e a importância de haver esse tipo de discussão no campo escolar, se faz possível pensar o consumo cultural dos jovens na realidade deles. O objetivo geral propõe: Investigar a percepção que os estudantes de ensino médio têm em relação com o consumo cultural. De modo específico: 1. Buscar, através de métodos e técnicas de pesquisa, perceber o que os estudantes de ensino médio entendem pelos conceitos de cultura e consumo cultural diante das suas práticas e vivências cotidianas; 2. Desenvolver, de forma fundamental, conceitos de cultura e consumo cultural de acordo com referenciais temáticos do pensamento sociológico; 3. Criar, como produto final da pesquisa, cartilha cultural com a temática de cultura e consumo cultural dos estudantes de ensino médio. A metodologia utilizada, mesmo compreendendo a diversidade de perspectivas consideradas, não deve seguir engessada sob única forma de análise, como cita Martins (2004): “Diante da diversidade de perspectivas, o “fazer ciência” não segue um único modelo ou padrão de trabalho científico. Ao contrário, a sociologia foi sempre marcada pela diversidade de métodos (e de técnicas) de investigação e de métodos de explicação”. (MARTINS, 2004, p. 292). Na sequência dos questionários, três turmas dos terceiros anos foram selecionadas para se desenvolver os trabalhos. As turmas foram divididas em subgrupos as quais, em perspectiva com a distinção dos tipos de cultura apresentadas por Félix Guattari e Suely Rolnik, em texto intitulado: “Micropolítica: Cartografias do desejo”, de 1986, nos serviu de fundamentação teórica para confecção da cartilha cultural e suporte teórico aos estudantes para a elaboração de minidocumentários temáticos dos tipos de: “cultura valor, alma-coletiva e mercadoria”. Ao longo dos bimestres foram elaboradas atividades, trabalhos e provas sobre o assunto. Os resultados puderam ser expressos nos rendimentos das notas durante o ano letivo de 2022. Antes da aplicação do trabalho e da cartilha cultural, como parâmetro, em uma determinada turma, as notas do 1º bimestre; apenas 39,47% dos estudantes obtiveram nota igual ou superior a 8,0. A grande maioria, 52,6% tiveram nota entre 6,0 e 7,0. Já para 7,8% dos estudantes, a nota foi reprovativa. Já no último bimestre, as notas a partir de 8,0 foram 65,7% do total. 21% tiraram nota 10,0. Como resultado final, obteve-se então, 57,8% de notas a partir de 8,0 e 42,1% de notas entre 7,0 e 6,0. Nenhum estudante ficou com nota reprovativa. Todos concluíram com êxito o ensino médio. Como conclusão, a possibilidade da replicabilidade da cartilha em outras realidades escolares se demonstra viável e instigante. Existe, portanto, a produção de material concreto que possa servir de auxílio nas práticas docentes e o pensamento de que os estudantes passaram a compreender os conceitos e a relação da cultura e do consumo cultural com as suas próprias vivências cotidianas. 

  • Palavras-chave
  • cultura, consumo, cartilha cultural, minidocumentário cultural, experiência docente
  • Área Temática
  • GT 11 - O Pensamento Social Brasileiro versus a formação docente
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  • Grupos de Trabalho (GTs)
  • Pensamento Social Brasileiro
  • Intelectuais, Cultura e Democracia
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