Tal pai, tal filho: A trajetória de Átila Almeida e a construção de um acervo de obras raras de Literatura de Cordel (1960-1990)

  • Autor
  • Emanoel Lucas dos Santos Silva
  • Resumo
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    O presente trabalho busca problematizar a trajetória do intelectual, matemático e pesquisador de cultura popular, Átila Augusto Freitas de Almeida (1923-1990). Em especial na década de 1960 em diante, a Literatura de Cordel ganha destaque no meio intelectual, mediante as predestinações de seu desaparecimento, e principalmente com o debate sobre a relevância no meio social. Diante isso, os posicionamentos a respeito desta literatura se diversificam. Nesse sentido buscamos entender o papel do intelectual nesse meio, e sua influência em fortalecer o debate a respeito da preservação da prática cultural da Literatura de Cordel, partindo de uma discussão ampla feita por uma gama de intelectuais na América Latina, que buscavam compreender as relações sociais, políticas e econômicas e as relações com o poder e qual o papel do intelectual na sociedade. A metodologia se desenvolve partindo da análise do discurso e problematizando as relações de poder que Átila Almeida incorporou em sua trajetória através de cartas e publicações do autor disponíveis na biblioteca instituída após sua morte, tal como sua herança cultural deixada pelo seu pai Horácio de Almeida, buscamos entender os mecanismos e práticas adotadas, que possibilitaram espaço para realizar pesquisas na cultura popular e construir um gigantesco acervo de Literatura de Cordel culminando na instituição da biblioteca de obras raras Átila Almeida.

     

  • Palavras-chave
  • Intelectuais; Literatura de Cordel; Cultura Popular; Relações de Poder.
  • Área Temática
  • GT 7 - História, cultura e sociedade: diálogos entre Brasil e América Latina
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  • Grupos de Trabalho (GTs)
  • Pensamento Social Brasileiro
  • Intelectuais, Cultura e Democracia
  • GT 1 - Correspondências intelectuais entre o pensamento social brasileiro e a teoria crítica da sociedade: entre o legado teórico e as contribuições para compreensão de problemas contemporâneos
  • GT 2 - Cinema e Quadrinhos como categorias de análise acerca do Pensamento Social Brasileiro
  • GT 3 - Cultura religiosa e autoritarismo afetivo: perspectivas teóricas e metodológicas para o pensamento social do Brasil contemporâneo
  • GT 4 - Democracia, emoções e futebol
  • GT 5 - Elites, Poder e Instituições Democráticas
  • GT 6 - Estabelecidos e Outsiders do Pensamento Social Brasileiro
  • GT 7 - História, cultura e sociedade: diálogos entre Brasil e América Latina
  • GT 8 - Interseccionalidade e Reconhecimento
  • GT 9 - O modernismo brasileiro e a tradição de pensamento social brasileiro
  • GT 10 - O pensamento (neo)conservador brasileiro
  • GT 11 - O Pensamento Social Brasileiro versus a formação docente
  • GT 12 - Pensamento político brasileiro e atuação intelectual na transição dos séculos XIX e XX
  • GT 13 - Pensamento Social Brasileiro e Historiografia: problemas, aproximações, possibilidades
  • GT 14 - Pensamento Social Brasileiro: intelectuais e a produção sobre relações raciais
  • GT 15 - “Questão social”, luta de classes e dominação burguesa no Brasil
  • GT 16 - Sociedade, movimentos sociais e a Democracia no Brasil
  • GT 17 - Tecnopolíticas e Sociologia Digital
  • GT 18 - Apresentações Coordenadas

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