A Revista Animal, Feio, Forte e Formal como espaço de circulação de ideias anti-moralizantes na década de 1980 no Brasil

  • Autor
  • Geovano Moreira Chaves
  • Resumo
  • Este trabalho tem como objetivo analisar a Revista "Animal, Feio Forte e Formal" como espaço de pensamento social brasileiro underground ou mesmo alternativo, uma vez que as 22 edições desta Revista, (além das outras 10 edições extras) que circularam entre o final da década de 1980 e início da década de 1990, se constituíram em espaços de divulgação de ideias e posturas que podem ser caracterizadas no interior de um projeto anti-conservador e imoral, principalmente, no sentido de promover publicações que iam contra a um constructo padrão de moralidade estabelecido na sociedade brasileira, no contexto do imediato pós Ditadura Civil-Militar. Por meio do Fanzine "MAU Feio, Sujo e Malvado", que foi publicado no interior da Revista, pode-se notar a circulação de posturas que condizem com as práticas de uma cultura política libertária, associada a postura crítica aos padrões hegemônicos midiáticos estabelecidos e criadora de um espaço que foi promotor de determinada visão comum sobre (i)moralidade, costumes, cultura e sociedade, abrindo espaço para divulgação de elementos da cultura e postura política punk e de outros anseios e grupos jovens da segunda metade da década de 1980, que ilustram o contexto político e social da época. Nas páginas da Revista "Animal, Feio Forte e Formal", além de quadrinhos nacionais, foram publicados trabalhos de quadrinistas internacionais que se posicionaram contra a moralidade que se pretendia imposta por setores conservadores de suas respectivas sociedades, sobretudo, Itália e Espanha, no contexto do final da década de 1970 e início da década de 1980. Ao abrir espaço para estas publicações estarngeiras, entende-se que os editores da Revista "Animal, Feio, Forte e Formal" se valiam destas artes para afetar os seus respectivos espaços de alcance na sociedade brasileira. 

  • Palavras-chave
  • Revista Animal, Feio Forte e Formal, , Quadrinhos, Pensamento Social Brasileiro
  • Área Temática
  • GT 2 - Cinema e Quadrinhos como categorias de análise acerca do Pensamento Social Brasileiro
Voltar
  • Grupos de Trabalho (GTs)
  • Pensamento Social Brasileiro
  • Intelectuais, Cultura e Democracia
  • GT 1 - Correspondências intelectuais entre o pensamento social brasileiro e a teoria crítica da sociedade: entre o legado teórico e as contribuições para compreensão de problemas contemporâneos
  • GT 2 - Cinema e Quadrinhos como categorias de análise acerca do Pensamento Social Brasileiro
  • GT 3 - Cultura religiosa e autoritarismo afetivo: perspectivas teóricas e metodológicas para o pensamento social do Brasil contemporâneo
  • GT 4 - Democracia, emoções e futebol
  • GT 5 - Elites, Poder e Instituições Democráticas
  • GT 6 - Estabelecidos e Outsiders do Pensamento Social Brasileiro
  • GT 7 - História, cultura e sociedade: diálogos entre Brasil e América Latina
  • GT 8 - Interseccionalidade e Reconhecimento
  • GT 9 - O modernismo brasileiro e a tradição de pensamento social brasileiro
  • GT 10 - O pensamento (neo)conservador brasileiro
  • GT 11 - O Pensamento Social Brasileiro versus a formação docente
  • GT 12 - Pensamento político brasileiro e atuação intelectual na transição dos séculos XIX e XX
  • GT 13 - Pensamento Social Brasileiro e Historiografia: problemas, aproximações, possibilidades
  • GT 14 - Pensamento Social Brasileiro: intelectuais e a produção sobre relações raciais
  • GT 15 - “Questão social”, luta de classes e dominação burguesa no Brasil
  • GT 16 - Sociedade, movimentos sociais e a Democracia no Brasil
  • GT 17 - Tecnopolíticas e Sociologia Digital
  • GT 18 - Apresentações Coordenadas

Comissão Organizadora

Maro Lara Martins

Comissão Científica