A presente pesquisa tem a pretensão de estudar a trajetória intelectual de Crisantina Monteiro Dias, professora que contribuiu para a educação e o desenvolvimento da cidade de Barro-Ceará. Nesse sentido, como objetivo geral busca-se: problematizar de forma crítica as fontes Memórias de uma Professora (2010) e Fragmentos de uma História (2013) livros escritos por Crisantina Monteiro Dias, além do Livro de Atas (1966 a 1973) da Câmara Municipal de Barro, com o intuito de compreender o percurso intelectual da professora construído a partir das suas memórias como docente e ao mesmo tempo o esquecimento da memória política como vereadora na cidade. Ademais, como objetivos específicos propõe-se: analisar a história de vida da professora; refletir sobre as memórias construídas como docente de História e compreender o esquecimento como vereadora na ausência da sua atuação política nos seus livros de memórias. Nessa perspectiva, a metodologia compreende uma pesquisa autobiográfica, de procedimento técnico bibliográfico e abordagem qualitativa, pautada nos aportes teóricos de Lejeune (2008), Gomes (2004), Borges (2008), Scott (1995), Le Goff (1996) e Ricoeur (2007). Almeja-se, portanto, contribuir para a historiografia da região, além de discutir a participação da professora na construção da cidade e principalmente no início da educação, sendo conhecida por mesmo não ser filha do Barro, o Barro é o seu filho.
Comissão Organizadora
Maro Lara Martins
Comissão Científica