" A Filha do seu Filho: Trajetória intelectual da professora Crisantina Monteiro Dias (Barro/CE,2010-2013)

  • Autor
  • Raurislandia dos Santos Pereira
  • Resumo
  • A presente pesquisa tem a pretensão de estudar a trajetória intelectual de Crisantina Monteiro Dias, professora que contribuiu para a educação e o desenvolvimento da cidade de Barro-Ceará. Nesse sentido, como objetivo geral busca-se: problematizar de forma crítica as fontes Memórias de uma Professora (2010) e Fragmentos de uma História (2013) livros escritos por Crisantina Monteiro Dias, além do Livro de Atas (1966 a 1973) da Câmara Municipal de Barro, com o intuito de compreender o percurso intelectual da professora construído a partir das suas memórias como docente e ao mesmo tempo o esquecimento da memória política como vereadora na cidade. Ademais, como objetivos específicos propõe-se: analisar a história de vida da professora; refletir sobre as memórias construídas como docente de História e compreender o esquecimento como vereadora na ausência da sua atuação política nos seus livros de memórias. Nessa perspectiva, a metodologia compreende uma pesquisa autobiográfica, de procedimento técnico bibliográfico e abordagem qualitativa, pautada nos aportes teóricos de Lejeune (2008), Gomes (2004), Borges (2008), Scott (1995), Le Goff (1996) e Ricoeur (2007). Almeja-se, portanto, contribuir para a historiografia da região, além de discutir a participação da professora na construção da cidade e principalmente no início da educação, sendo conhecida por mesmo não ser filha do Barro, o Barro é o seu filho.

  • Palavras-chave
  • Palavras-chave: Crisantina Monteiro Dias; Memórias de Professores; Barro- Ceará.
  • Área Temática
  • GT 11 - O Pensamento Social Brasileiro versus a formação docente
Voltar
  • Grupos de Trabalho (GTs)
  • Pensamento Social Brasileiro
  • Intelectuais, Cultura e Democracia
  • GT 1 - Correspondências intelectuais entre o pensamento social brasileiro e a teoria crítica da sociedade: entre o legado teórico e as contribuições para compreensão de problemas contemporâneos
  • GT 2 - Cinema e Quadrinhos como categorias de análise acerca do Pensamento Social Brasileiro
  • GT 3 - Cultura religiosa e autoritarismo afetivo: perspectivas teóricas e metodológicas para o pensamento social do Brasil contemporâneo
  • GT 4 - Democracia, emoções e futebol
  • GT 5 - Elites, Poder e Instituições Democráticas
  • GT 6 - Estabelecidos e Outsiders do Pensamento Social Brasileiro
  • GT 7 - História, cultura e sociedade: diálogos entre Brasil e América Latina
  • GT 8 - Interseccionalidade e Reconhecimento
  • GT 9 - O modernismo brasileiro e a tradição de pensamento social brasileiro
  • GT 10 - O pensamento (neo)conservador brasileiro
  • GT 11 - O Pensamento Social Brasileiro versus a formação docente
  • GT 12 - Pensamento político brasileiro e atuação intelectual na transição dos séculos XIX e XX
  • GT 13 - Pensamento Social Brasileiro e Historiografia: problemas, aproximações, possibilidades
  • GT 14 - Pensamento Social Brasileiro: intelectuais e a produção sobre relações raciais
  • GT 15 - “Questão social”, luta de classes e dominação burguesa no Brasil
  • GT 16 - Sociedade, movimentos sociais e a Democracia no Brasil
  • GT 17 - Tecnopolíticas e Sociologia Digital
  • GT 18 - Apresentações Coordenadas

Comissão Organizadora

Maro Lara Martins

Comissão Científica