APRESENTAÇÃO
 
ANAIS DO SEMINÁRIO DE INFORMAÇÃO EM ARTE - REDARTE/RJ - ISSN 2595-198X
v.2, n. 1, 2015
 
A Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte do Estado do Rio de Janeiro - REDARTE/RJ vem desenvolvendo desde 1995, eventos, atividades e serviços de informação em arte para profissionais, estudantes e pesquisadores. Atualmente, a Rede conta com 35 membros afiliados entre instituições culturais e educacionais.
Em conjunto com instituições membros e parceiras, a REDARTE/RJ organiza o Seminário de Informação em Arte, com periodicidade bianual, visando a ampliação do debate de temas relacionados às bibliotecas e à Arte. 
O 4º Seminário de Informação em Arte foi realizado de 7 a 9 de outubro de 2015, na Casa de Rui Barbosa, Rio de Janeiro, com o tema "Espaços culturais: reflexões sobre Biblioteca, Arte e Integração".
 

EIXOS TEMÁTICOS E EMENTAS DO 5º SEMINÁRIO DE INFORMAÇÃO EM ARTE - REDARTE/RJ

 

Eixo 1.    Atividades socioculturais em Bibliotecas: integração entre unidade de informação e usuários.

Inserem-se neste eixo trabalhos que versem sobre a necessidade da inovação em unidades de informação, almejando novos usuários e procurando desenvolver produtos e serviços que aumentem a interação com o ambiente social.
Tendo em vista que o público de bibliotecas e centros de informação em Arte é muito diversificado - tanto pode ser o pesquisador, o estudante, o escritor, o artista, o curador, o crítico de arte, como qualquer indivíduo da sociedade que se interesse por cultura; os trabalhos que aqui se enquadram devem refletir sobre como as bibliotecas estão lidando com usuários distintos.
Como a biblioteca deve acompanhar a mudança dos tempos, tendo a grande oportunidade de evidenciar um espaço criativo e fundamental para introduzir novas formas de construção do conhecimento, em busca da integração entre a instituição e seus usuários, fazendo com que ela continue a ser um espaço de prazer e aprendizado.

Eixo 2.    Gestão de Bibliotecas de Arte e equipes multidisciplinares: integração entre a unidade de informação e sua equipe.

Neste eixo devem se enquadrar os trabalhos que tratem do desenvolvimento de estratégias de colaboratividade entre unidades de informação e entre profissionais como bibliotecários, museólogos, arquivistas, historiadores, documentalistas e demais profissionais da informação, que passaram a se (re)unir por suas semelhanças para resolver de modo cooperativo os problemas que lhe são comuns, configurando o enriquecimento informacional em realidades híbridas, visando maior eficiência dessas unidades e dos profissionais que nelas atuam, além de destacar a importância da formação de equipes multidisciplinares e sua integração com a unidade de informação.

Eixo 3. Os 20 anos da REDARTE: integração de bibliotecas e centros de informação em Arte.

A Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte no Estado do Rio de Janeiro (REDARTE/RJ), foi criada em 8 de dezembro de 1995. Congrega Bibliotecas e/ou Centros de Informação de natureza pública, privada ou de economia mista, situados no Estado do Rio de Janeiro, que possuam acervos especializados e/ou representativos na área de Arte. A REDARTE potencializa o compartilhamento e a cooperação e tem como missão promover  o uso da informação na área de Arte, contribuindo para o estudo e a pesquisa, além de fomentar a cultura por meio de soluções cooperativas entre bibliotecas e centros de informação. 
Neste tópico enquadram-se trabalhos que versem sobre a REDARTE em seus 20 anos de atuação. Propõe-se que as experiências apresentadas por redartianos, ex-redartianos, profissionais ou estudantes que já analisaram de alguma forma as práticas e atividades da REDARTE, sejam passíveis de servirem de modelo de aplicação para outras instituições.

Eixo 4. Arquitetura de Bibliotecas: integração entre a unidade de informação e a comunidade.

Qual é o modelo ideal de espaço físico adequado às necessidades de uma biblioteca? Qual o impacto da arquitetura sobre o funcionamento da biblioteca e conseqüente integração com seus usuários? O design da biblioteca pode priorizar a gestão do acervo e/ou a funcionalidade para os usuários. Este é um tema que merece ser amplamente pesquisado e discutido, pois envolve vários aspectos que influenciam a rotina das unidades de informação.

NORMAS DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS
 

ANAIS DO SEMINÁRIO DE INFORMAÇÃO EM ARTE - REDARTE/RJ - ISSN 2595-198X
v.2, n. 1, 2015

O 4º Seminário de Informação em Arte, organizado pela Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte do Estado do Rio de Janeiro (REDARTE/RJ) aceitará trabalhos em forma de artigos científicos, para Comunicação Oral ou Pôster, que estejam de acordo com a temática do Seminário e com as normas apresentadas a seguir.

NORMAS GERAIS

Nas modalidades Comunicação Oral e Pôster, podem submeter trabalhos os estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais da informação e áreas afins. A submissão de trabalhos é vedada aos patrocinadores e apoiadores, bem como aos participantes da Comissão Científica do evento em questão.

Cada autor poderá submeter no máximo 02 (dois) trabalhos, sendo um como autor principal e outro como co-autor, considerando as duas modalidades de submissão. Cada trabalho poderá ter no máximo 03 (três) autores.

Após a submissão do resumo e trabalho completo, não poderá ser feita nenhuma alteração, a não ser por recomendação dos avaliadores.

As comunicações orais e em pôster darão direito à publicação do trabalho (texto completo) nos Anais do Seminário, desde que cumpridas as condições estabelecidas, conforme observação no item “Publicação dos Trabalhos.”

O autor, ao submeter o resumo e trabalho completo, declara que o texto é inédito e autoriza a publicação do artigo sob licença Creative Commons.

A Comissão Organizadora, formada por profissionais membros da REDARTE/RJ, revisará os aspectos formais dos artigos. Os trabalhos serão enviados a dois avaliadores, de acordo com a temática abordada.

Os casos omissos ou não previstos nessas Regras serão solucionados mediante apreciação pela Comissão Científica do Seminário.

SUBMISSÃO DOS TRABALHOS

FASE 1: RESUMOS

O sistema de submissões aplica a avaliação às cegas, por pares. Por essa razão, o(s) nome(s) do(s) autor(es), a afiliação institucional, titulação e e-mails de cada autor não devem constar nos resumos. Caso seja possível, de alguma forma, identificar a autoria, o trabalho será automaticamente desclassificado.

Nesta fase, em que se enviará somente o resumo, não existe a obrigatoriedade do pagamento da inscrição.

Na plataforma, o autor deverá preencher os seguintes campos obrigatórios: Eixo temático, Título, Palavras-chave, Resumo, Nome e E-mail do autor e co-autores, se houver e modalidade de apresentação

Os resumos deverão seguir as normas da ABNT e estar de acordo com as seguintes especificações:

  • Título: fonte Arial, tamanho 14, em maiúsculas, negrito, alinhamento à esquerda;
  • Resumo: escrito em língua portuguesa, fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento entre linhas do tipo simples e alinhamento justificado. Deverá ser apresentado sem parágrafo e citações, com no mínimo 250 e no máximo 400 palavras, sem identificação de autoria. Deverá conter o objetivo do trabalho, os procedimentos metodológicos, os resultados e as conclusões. Sugere-se evitar o uso de siglas no resumo;
  • Palavras-chave: destacar no mínimo três e no máximo cinco palavras-chave, que deverão representar adequadamente os principais assuntos abordados no artigo.

FASE 2: ARTIGOS

Os resumos aprovados deverão ser enviados em versões definitivas, em formato de artigo (texto completo), com identificação do(s) autor(es), no prazo estabelecido no cronograma do evento. Os trabalhos enviados fora do prazo serão automaticamente desclassificados.

  • Conteúdo: A estrutura do texto, a numeração progressiva das seções, as citações, ilustrações e as referências devem seguir as normas da ABNT para artigos científicos e resumos (NBR 6022, 6023 e 6028). O artigo deve conter: introdução, objetivos, metodologia, discussão, conclusão/considerações finais e referências;
  • Título: fonte Arial, tamanho 14, em maiúsculas, negrito, alinhamento à esquerda, idêntico ao título proposto no resumo aprovado e acompanhado da sua tradução para o inglês;
  • Autoria: fonte Arial, tamanho 12, itálico, alinhamento à direita, abaixo do título e acima do resumo/abstract. O(s) nome do(s) autor(es) devem ser seguido(s) do nome da instituição e e-mail;
  • Resumo e Abstract: escrito em língua portuguesa e inglesa, fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento entre linhas do tipo simples e alinhamento justificado. Deverá ser apresentado sem parágrafo e citações, com no mínimo 250 e no máximo 400 palavras. Deverá conter o objetivo do trabalho, os procedimentos metodológicos, os resultados e as conclusões. Sugere-se evitar o uso de siglas no resumo. O resumo em português deve ser seguido do resumo em inglês, ambos na mesma página;
  • Palavras-chave e Key-words: destacar no mínimo três e no máximo cinco palavras-chave, em português e inglês, as quais deverão representar adequadamente os principais assuntos abordados no artigo;
  • Elemento textual: fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço de 1,5 cm, alinhamento justificado, sem espaçamento entre parágrafos, com recuo de 1,25 cm no início de cada parágrafo;
  • Notas explicativas (se houver): deverão aparecer na página onde estejam inseridas, em nota de rodapé;
  • Quadros, tabelas e figuras (se houver): devem seguir as normas do IBGE;
  • Imagens (se houver): utilizar somente quando forem imprescindíveis para a compreensão do texto. Recomenda-se que fotografias, gráficos, figuras ou qualquer outra imagem sejam inseridas no texto em formato “jpg”;
  • Extensão: de 08 a 15 laudas para comunicação oral e pôster; incluindo folha de rosto, referências, apêndices e anexos. O tamanho da página deve ser A4;
  • Citações longas, notas de rodapé e identificação das ilustrações: fonte Times New Roman, tamanho 10. As ilustrações deverão estar incluídas no corpo do texto com legenda imediatamente abaixo delas. As citações longas, a partir de 4 linhas deverão ser apresentadas com espaçamento simples, recuo à esquerda de 4 cm;
  • Usar itálico no lugar de sublinhado (exceto para os endereços eletrônicos e URL);
  • Margens: superior e esquerda devem ter 3,0 cm; inferior e direita 2,0 cm;
  • Não utilizar legendas e símbolos de pequenas dimensões para não comprometer a leitura do texto;
  • A correção ortográfica é de responsabilidade dos autores dos artigos, ainda que as incorreções sejam apontadas pelos avaliadores;
  • Referências: espaço simples e separadas entre si por espaço duplo; alinhamento justificado;
  • Formato: extensão .pdf.

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

A apresentação dos trabalhos aprovados será facultada somente aos autores regularmente inscritos no evento. Até dois autores, regularmente inscritos, podem participar da apresentação (comunicação oral ou pôster) e a confirmação de participação será efetivada mediante pagamento da inscrição.

COMUNICAÇÃO ORAL

Os trabalhos com apresentação oral serão realizados no Auditório 1 e devem durar no máximo 15 minutos cada, mediante programação detalhada. O evento disporá de equipamento para apresentação em Power Point ou programa similar.

PÔSTER

Os pôsteres, formato banner, serão expostos em ambiente próprio e deverão ser apresentados em no máximo 10 minutos cada, mediante programação detalhada.

  • Dimensões do banner: orientação vertical, 1,40cm (altura) x 80cm (largura);
  • Conteúdo: o pôster deverá conter introdução, objetivos, metodologia, discussão, conclusão/considerações finais e referências.
  • Título: deve ser legível (inclusive para leitura à distancia), com tamanho de fonte mínimo 36 e proporcional ao tamanho do pôster;
  • Autoria: autor(es) e sua(s) instituição(ões) deverão ser identificados em fonte de tamanho menor que a utilizada no título;
  • Elemento textual: tamanho de fonte mínimo 20. O texto deve ser redigido de forma que a leitura seja fácil a dois metros de distância, ressaltando os pontos mais importantes do trabalho;
  • Referências: devem ser de tamanho legível apenas para leitura de perto, de forma a não distrair das seções principais;
  • Utilizar fontes com boa legibilidade. Evitar o uso de vários tipos (em geral, dois são o suficiente), cores em excesso e o uso apenas de maiúsculas;
  • O negrito deve ser usado para ressaltar dados ou informações relevantes, mas não deverá estar presente em todo o texto. Recomenda-se a utilização de itálico à sublinhado;
  • É conveniente que predominem as imagens, como tabelas, fotos, figuras e gráficos. Recomenda-se que sejam pelo menos 50% do pôster. Devem estar em boa qualidade, levando em consideração as cores utilizadas, que devem contrastar para que sejam vistas facilmente ao longe;
  • Os agradecimentos, se houver, poderão ser de tamanho legível somente para leituras de perto, assim como as referências, de forma a não distrair das seções principais.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

O autor poderá indicar sua preferência de modalidade de apresentação (Comunicação oral ou Pôster), na Fase 1 de submissão de Resumos. No entanto, a Comissão Científica do Evento, poderá recomendar a forma mais adequada de apresentação do trabalho, ficando a decisão final para os autores que se manifestarão a respeito da concordância ou não desta resolução no prazo estipulado pela Comissão. Os autores receberão um e-mail informando o parecer final do artigo.

Os critérios de avaliação são os seguintes:

  • Atendimento às normas de formatação;
  • Características do resumo submetido no que se refere à organização, capacidade de síntese e clareza de apresentação;
  • Originalidade e relevância;
  • Contribuição significativa para o tema do evento;
  • Coerência e coesão textual;
  • Adequação à norma culta da língua portuguesa.

PUBLICAÇÃO DOS TRABALHOS

Os artigos serão publicados nos anais do evento em suporte eletrônico, sendo divulgados de forma livre e gratuita através do site da REDARTE/RJ. Os trabalhos que não forem apresentados nas sessões presenciais do Seminário não serão publicados nos anais do evento.

A publicação estará condicionada à execução das correções e alterações apontadas pela Comissão Científica e ao envio do trabalho dentro do prazo previamente estabelecido para esta etapa.

DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL

Autores que submetem trabalhos a este seminário concordam com os seguintes termos:

  • Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à Comissão Científica da REDARTE/RJ colocá-lo sob uma licença Creative Commons Attribution (CC), que permite livremente que outras pessoas acessem, usem e compartilhem o trabalho com o crédito de autoria devido e apresentação inicial neste Seminário;
  • Os autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir arranjos contratuais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial neste Seminário;
  • Os autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois do Seminário.

 

  • 1. Atividades socioculturais em Bibliotecas: integração entre unidade de informação e usuários
  • 2. Gestão de Bibliotecas e equipes multidisciplinares: integração entre a unidade de informação e sua equipe
  • 3. Os 20 anos da REDARTE: integração de bibliotecas e centros de informação em Arte.
  • 4. Arquitetura de Bibliotecas: integração entre a unidade de informação e a comunidade
EXPEDIENTE
 
ANAIS DO SEMINÁRIO DE INFORMAÇÃO EM ARTE - REDARTE/RJ - ISSN 2595-198X

v.2, n. 1, 2015

Periodicidade da publicação: Bianual
Idioma dos artigos: Português
Editor / Autor Corporativo: Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte do Estado do Rio de Janeiro – REDARTE/RJ

Endereço: Praça Tiradentes, 10 sala 905 - Centro - Rio de Janeiro, RJ - CEP: 20060070

Comissão Organizadora - Diretoria da REDARTE/RJ

Presidente: Alpina Gonzaga Martins Rosa (Centro Cultural Justiça Federal/TRF2) 
Vice–Presidente: Ranieli Piccinini Machado (Casa Daros)
Primeira Secretária: Mary Komatsu Shinkado (Museu Nacional de Belas Artes)
Segunda Secretária: Maria Cecília de Castro Fernandes Bosco (CCBB)
Primeira Tesoureira: Cláudia Aragon (Escola Superior de Propaganda e Marketing)
Segunda Tesoureira: Denise Maria da Silva Batista (Museus Castro Maya)
Conselho Fiscal
Angela Albuquerque de Insfrán (Universidade Federal Fluminense)
Carlos Alberto Della Paschoa (Instituto Cervantes do Rio de Janeiro)
Camila Antunes (Universidade Federal do Rio de Janeiro. Faculdade de Letras)

Comissão Científica

Carlos Alberto Della Paschoa (Instituto Cervantes RJ)
Caroline Brito de Oliveira (BNDES)
Denise Maria da Silva Batista (Museus Castro Maya)
Isabel Ariño Grau (UNIRIO)
Robson Dias Martins (UERJ)

ANAIS DO SEMINÁRIO DE INFORMAÇÃO EM ARTE - REDARTE/RJ - ISSN 2595-198X

EDIÇÕES ANTERIORES:

V.1, n. 1, 2013 - 3º SEMINÁRIO DE INFORMAÇÃO EM ARTE - REDARTE/RJ

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