Salve uma Vida UFF 2024
Introdução: O Suporte Básico de Vida é um protocolo de atendimento à parada cardiorrespiratória para ser utilizado pela população em geral no atendimento da parada cardíaca em locais públicos. O Suporte Avançado de Vida é utilizado por profissionais de saúde nos Estabelecimentos Assistenciais de Saúde.
Objetivo: capacitar a população em geral, especialmente quem atua diretamente com o público, no suporte básico à vida. Público alvo: população em geral
Metodologia: o protocolo de BLS (sigla em inglês de Suporte Básico à Vida) consta de atitudes e procedimentos utilizados por qualquer pessoa no caso de identificação de parada cardiorrespiratória. O projeto determina a capacitação dos alunos da FM da Uff no protocolo e como monitores da atividade extensionista com a população alvo; preferencialmente da cidade de Niterói e alunos de estabelecimentos de ensino secundário acima de 14 anos. A atividade consta de uma apresentação do protocolo BLS e de demonstração simulada em equipamentos (dorso e DEA – Desfibrilador Externo Automático) e um pré-teste.
Avaliação: após o treinamento prático, é apresentado um pós-teste. Também o corpo discente é objeto de avaliação e discussão sobre os pontos positivos e negativos da atividade realizada.
Anais do evento : 2a mostra extensionista e 40a semana científica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense
Comissão Organizadora
Diretor da Faculdade de Medicina Sr Adauto Dutra Moraes Barbosa
Profa Márcia Maria Sales dos Santos
Profa Cristina Asvolinsque Pantaleão Fontes