INTRODUÇÃO: A educação foi uma das áreas mais atingidas pela pandemia. A Covid-19 promoveu mudanças no mundo todo, e ocasionou modificações no ensino presencial, onde a educação teve que suspender suas atividades presenciais, para uma metodologia de ensino a distância. Esse cenário afetou as universidades que tiveram que adotar o ensino remoto, online, síncrono e assíncrono. O que ocasionou uma nova realidade para os estudantes e, devido a adaptação e o não aproveitamento do conteúdo, conforme esperado pelo estudante, propiciou o desgaste da saúde mental. OBJETIVO: Identificar conforme a literatura os agravos na saúde mental dos acadêmicos frente ao ensino online no cenário da pandemia. MÉTODOS: Trata-se de um estudo de revisão narrativa da literatura, sobre saúde mental; ensino em online e covid-19, de livre acesso; disponíveis na íntegra. Foram incluídos artigos publicados que perpassaram nos anos de 2016 a 2021 em português. Quanto aos critérios de exclusão: editoriais, anais de eventos e os que não respondiam ao objetivo do estudo. RESULTADOS: Os estudos evidenciaram que a pandemia do novo coronavírus modificou o ensino nas universidades, que adotaram um ensino remoto através das plataformas digitais. Além disso, as aulas em EAD, ocasionaram para parte dos estudantes uma busca cansativa por conteúdo e material, o que propiciou o adoecimento mental, também como a incapacidade, insegurança, estresse, ansiedade, medo e a incerteza na qualidade da sua formação profissional. Esses fatores proporcionam uma sobrecarga desgastante sobre a saúde mental dos acadêmicos contribuindo para problemas na saúde mental. CONCLUSÃO: Portanto, o ensino online para muitos estudantes, apresenta incertezas sobre o futuro de sua formação em decorrência dessas transformações. Com isso contribuiu para o desenvolvimento de problemas para saúde mental, precisando que corpo docente ofereça um apoio ao estudante, pois todas essas situações precisam ser reconhecidas e apoiadas, necessitando de um acompanhamento visando garantir uma assistência para o aluno.
DA ELABORAÇÃO, SUBMISSÃO. E APRESENTAÇÃO ORAL DOS RESUMOS
Comissão Organizadora
Francisco Mayron Morais Soares
Luciana de Moura Ferreira
Comissão Científica
Bruna Aparecida Melo Batista
Francisco Wesley Souza
Glícia Mesquista Martiniano Mendonça
Kirley Kethellen Batista Mesquita
Maria Laís dos Santos Leite
Maria Sinara Farias
Márcio Silva Gondim
Paulo Cesar Teles Correia Junior
Rafael Pereira
Rebeca Chaves Cruz
Samylle Barbosa Veras Ferro