Introdução: A alimentação escolar constitui-se em um direito de todo e qualquer indivíduo matriculado na rede de ensino, sendo assim, dever do Estado promover uma alimentação de qualidade. Para proporcionar esse direito, foi criado o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), em 1955. Sofrendo diversas modificações desde sua criação, logo viu-se a necessidade de ofertar uma alimentação adequada do ponto de vista nutricional, uma vez que público-alvo desta política pública necessitava de uma atenção maior devido à fatores fisiológicos, econômicos, psicológicos e sociais. Com tudo, foi incluído como objetivo do PNAE, a Educação Alimentar e Nutricional (EAN), sendo fundamental para promoção de hábitos alimentares saudáveis. Levando em consideração o contexto escolar, as teorias e práticas educativas em alimentação e nutrição se tornam imprescindíveis para garantir uma boa nutrição, já que na fase escolar o indivíduo sai do convívio, antes familiar, para um convívio com outros grupos sociais, o que possibilita experimentar novos alimentos e preparações, sendo possível desenvolver alterações nos hábitos alimentares, a partir da influência e estímulos existentes no sistema educacional. Com isso, o ambiente escolar se torna privilegiado para a promoção de práticas educativas em saúde voltadas a alimentação e nutrição. Objetivo: Descrever sobre a importância da educação alimentar e a nutrição em meio ao contexto escolar. Metodologia: foi realizada um revisão bibliográfica através artigos científicos na base de dados da biblioteca eletrônica SciELO, PUBmed e Lilacs com a finalidade de identificar artigos publicados entre os anos de 2013 à 2020. Na pesquisa foram utilizados os termos “Educação Alimentar”, “Alimentação Escolar” e “Nutrição”. Inicialmente, foram pré-selecionados 11 os artigos com base no título, tendo como critério de inclusão a presença dos termos anteriormente citados e de exclusão artigos que estavam em outro idioma. E por fim, escolhidos 05 artigos para realização deste resumo. Resultados: Pudemos constatar que a educação alimentar e nutricional, em especial no contexto escolar, servirá para minimizar o aparecimento de patologias que possam surgir com a má alimentação, garantindo uma Nutrição adequada e equilibrada em todos os estágios da vida escolar. Observando que a inserção de programas de educação alimentar e nutricional nas escolas é recente e que nutricionistas, professores e pesquisadores estão buscando um modo efetivo de realizar educação alimentar e nutricional dentro do espaço escolar e de avaliar melhor seus resultados. Conclusão: Conclui-se que a educação alimentar e nutricional é fundamental para a saúde dos estudantes em fase escolar e tem como objetivo informar e fomentar sobre a importância de uma alimentação saudável, adotando estilos de vida favoráveis para preservar e manter a saúde integral. A nutrição escolar, como em todas as áreas da Nutrição requer muito trabalho e esforços por parte do profissional Nutricionista que apesar de todos os problemas enfrentados, é um trabalho que podemos proporcionar um imenso prazer, satisfação e qualidade de vida a toda população estudantil.
DA ELABORAÇÃO, SUBMISSÃO. E APRESENTAÇÃO ORAL DOS RESUMOS
Comissão Organizadora
Francisco Mayron Morais Soares
Luciana de Moura Ferreira
Comissão Científica
Bruna Aparecida Melo Batista
Francisco Wesley Souza
Glícia Mesquista Martiniano Mendonça
Kirley Kethellen Batista Mesquita
Maria Laís dos Santos Leite
Maria Sinara Farias
Márcio Silva Gondim
Paulo Cesar Teles Correia Junior
Rafael Pereira
Rebeca Chaves Cruz
Samylle Barbosa Veras Ferro