A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO AMBIENTE ESCOLAR: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

  • Autor
  • Lívia Sousa Aguiar
  • Co-autores
  • Douglas Rodrigo Cursino dos Santos
  • Resumo
  • Introdução: A alimentação escolar constitui-se em um direito de todo e qualquer indivíduo matriculado na rede de ensino, sendo assim, dever do Estado promover uma alimentação de qualidade. Para proporcionar esse direito, foi criado o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), em 1955. Sofrendo diversas modificações desde sua criação, logo viu-se a necessidade de ofertar uma alimentação adequada do ponto de vista nutricional, uma vez que público-alvo desta política pública necessitava de uma atenção maior devido à fatores fisiológicos, econômicos, psicológicos e sociais. Com tudo, foi incluído como objetivo do PNAE, a Educação Alimentar e Nutricional (EAN), sendo fundamental para promoção de hábitos alimentares saudáveis. Levando em consideração o contexto escolar, as teorias e práticas educativas em alimentação e nutrição se tornam imprescindíveis para garantir uma boa nutrição, já que na fase escolar o indivíduo sai do convívio, antes familiar, para um convívio com outros grupos sociais, o que possibilita experimentar novos alimentos e preparações, sendo possível desenvolver alterações nos hábitos alimentares, a partir da influência e estímulos existentes no sistema educacional. Com isso, o ambiente escolar se torna privilegiado para a promoção de práticas educativas em saúde voltadas a alimentação e nutrição. Objetivo: Descrever sobre a importância da educação alimentar e a nutrição em meio ao contexto escolar. Metodologia: foi realizada um revisão bibliográfica através artigos científicos na base de dados da biblioteca eletrônica SciELO, PUBmed e Lilacs com a finalidade de identificar artigos publicados entre os anos de 2013 à 2020. Na pesquisa foram utilizados os termos “Educação Alimentar”, “Alimentação Escolar” e “Nutrição”. Inicialmente, foram pré-selecionados 11 os artigos com base no título, tendo como critério de inclusão a presença dos termos anteriormente citados e de exclusão artigos que estavam em outro idioma. E por fim, escolhidos 05 artigos para realização deste resumo. Resultados: Pudemos constatar que a educação alimentar e nutricional, em especial no contexto escolar, servirá para minimizar o aparecimento de patologias que possam surgir com a má alimentação, garantindo uma Nutrição adequada e equilibrada em todos os estágios da vida escolar. Observando que a inserção de programas de educação alimentar e nutricional nas escolas é recente e que nutricionistas, professores e pesquisadores estão buscando um modo efetivo de realizar educação alimentar e nutricional dentro do espaço escolar e de avaliar melhor seus resultados. Conclusão: Conclui-se que a educação alimentar e nutricional é fundamental para a saúde dos estudantes em fase escolar e tem como objetivo informar e fomentar sobre a importância de uma alimentação saudável, adotando estilos de vida favoráveis para preservar e manter a saúde integral. A nutrição escolar, como em todas as áreas da Nutrição requer muito trabalho e esforços por parte do profissional Nutricionista que apesar de todos os problemas enfrentados, é um trabalho que podemos proporcionar um imenso prazer, satisfação e qualidade de vida a toda população estudantil.

  • Palavras-chave
  • Educação Alimentar, Alimentação Escolar, Nutrição.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Iniciação Científica
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A IV Semana Acadêmica da Faculdade Uninta Itapipoca, foi realizada nos dias 19 e 20 de abril. Como foco no fortalecimento da pesquisa, proporcionou aos discentes de docentes, momento de ciência, cultura e troca de experiências. 
Foi dada atenção especial neste evento para o preparo e apresentação dos trabalhos enviados. Este evento cujo título foi, Desafios profissionais contemporâneos: (auto)cuidado e responsabilidade social.
  • Destacamos que estas orientações devem ser seguidas com o máximo rigor, pois qualquer inobservância às normas acarretará na reprovação do resumo enviado.
  • Poderão inscrever resumos os docentes, discentes e demais profissionais dos cursos de Direito, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e áreas afins, tanto da Faculdade UNINTA Itapipoca como das demais Instituições de Ensino Superior.
  • É permitida a submissão de trabalhos aos autores de quaisquer áreas do conhecimento conquanto seu resumo contemple o tema do evento.
  • Modificações no conteúdo do resumo, nomes de orientadores, autores, coautores e apresentadores não serão permitidas. Portanto, atenção as informações inseridas no ato da submissão, antes de finalizar verifique se realmente está tudo correto;
  • Há limitação no número de autores por trabalho: 06 (seis), sendo pelo menos um deles professor de instituição de ensino superior (IES) ou profissional com diploma de nível superior. Portanto, a presença de um professor ou profissional entre os coautores é obrigatória.
  • A apresentação oral é individual e deverá ser realizada, prioritariamente, pelo autor principal do resumo.

 

 DA ELABORAÇÃO, SUBMISSÃO. E APRESENTAÇÃO ORAL DOS RESUMOS

  • Poderão ser submetidos trabalhos em formato de resumos simples concorrendo a MENÇÃO HONROSA.
  • O resumo simples devem conter de 300 a 500 palavras e ser estruturado com os seguintes itens: introdução, objetivos, método, resultados, conclusão, palavras-chave e referências. Título e referências não entram na contagem. As referências devem ser no mínimo três e no máximo cinco, conforme as normas da ABNT;
  • O envio do resumo representa um compromisso definido dos(as) autor(as) em apresentar(em) o trabalho, se aceito, durante o evento. Os trabalhos serão apresentados on-line em Power Point no dia e horário estabelecido na programação.
  • Cada apresentador terá 10 a 15 minutos para apresentar à Comissão Avaliadora o conteúdo desenvolvido, de forma oral, seguidos de arguição oral de 10 minutos pela banca examinadora. As sessões terão a presença de um responsável pela coordenação dos trabalhos, e da Comissão de Avaliação.
  • O período de submissão de trabalhos para o evento inicia no dia 01 de março e encerra no dia 30 de março 2021, unicamente por meio do endereço eletrônico: https://doity.com.br/ivsemanaacademicafui.
  • Em todos os trabalhos enviados, devem constar nos nomes dos autores a condição universitária e/ou profissional, referência de suas instituições (se houver), cidade e estado de origem.
  • O exemplo a ser seguido encontra-se no template padrão, disponível para download no site do evento. Os trabalhos devem ser enviados OBRIGATORIAMENTE no modelo mestre, disponibilizado pelo evento;
  • Só serão aceitos os trabalhos dos proponentes que realizarem a inscrição no evento.
  • A divulgação dos trabalhos aprovados para o evento ocorrerá a partir do dia 10 de abril de 2021.
  • O conteúdo do resumo deve ser relevante para o tema central do evento e relacionar-se aos seguintes EIXOS TEMÁTICOS, os quais, deverão estar sinalizados no trabalho;
  • Ciência, Tecnologia e Inovação em Pesquisa;
  • Atenção, Promoção e Educação em Saúde;
  • Ética, Cidadania e Direitos Humanos;
  • Cultura e Práticas Sociais.
  • Após o envio, o trabalho NÃO poderá ser modificado nem poderá haver inclusão/exclusão de autor(es).
  • Os resultados dos trabalhos aprovados, bem como o link para apresentação, serão divulgados através do site do evento e por meio de e-mail para os proponentes.
  • Pelo menos um dos autores deverá se fazer presente durante toda a sessão de apresentação de trabalho e qualquer autor/coautor discente está apto a apresentar o trabalho
  • Os trabalhos devem ser enviados nos formatos docx, sendo uma via COM IDENTIFICAÇÃO dos autores e outra SEM IDENTIFICAÇÃO;

Comissão Organizadora

Francisco Mayron Morais Soares
Luciana de Moura Ferreira

Comissão Científica

Bruna Aparecida Melo Batista
Francisco Wesley Souza
Glícia Mesquista Martiniano Mendonça
Kirley Kethellen Batista Mesquita
Maria Laís dos Santos Leite
Maria Sinara Farias
Márcio Silva Gondim
Paulo Cesar Teles Correia Junior
Rafael Pereira
Rebeca Chaves Cruz
Samylle Barbosa Veras Ferro