A VISITA DOMICILIAR COMO ESTRATÉGIA FORMATIVA PARA ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM

  • Autor
  • Anderson Freire Rodrigues de Castro
  • Co-autores
  • JULIANA BRAGA RODRIGUES DE CASTRO
  • Resumo
  •  

    Introdução: Considera-se a visita domiciliar (VD) como uma importante ferramenta de ensino e aprendizagem para futuros profissionais da área da saúde, visando ao desenvolvimento da interação, vínculo e reflexão sobre as necessidades de saúde das famílias. Objetivo: diante desse contexto, o objetivo deste trabalho é descrever a experiência sobre as visitas domiciliares realizadas, durante as vivências práticas curriculares, por um acadêmico do curso de enfermagem. Método: trata-se de um estudo característico de relato de experiência sobre a realização de visita domiciliar vivenciada através das atividades práticas do curso de enfermagem da Faculdade Uninta Itapipoca, por acadêmicos do 5º semestre, em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no Município de Itapipoca- Ceará, no período de novembro a dezembro 2020. Neste período, os acadêmicos foram alocados em uma UBS específica, e vivenciaram na prática as atividades profissionais desenvolvidas pela equipe da enfermagem, o que destacamos neste relato foi o processo de visita domiciliar, pois este momento trouxe maior relevância para o acadêmico. Resultados: Neste período, percebeu-se que o processo de trabalho vivenciado durante a VD exigiu um contato humano intenso entre usuários e os acadêmicos em formação, que possibilitou desenvolvimento de uma postura diferenciada, pois com este contato direto desencadeou uma maior sensibilização com os processos vivenciados na realidade do usuário,  interferindo diretamente na conduta, pois levou-se em conta a dimensão humana, transcendendo o aspecto físico e clínico do saber-fazer profissional, gerando o que caracteriza o processo de humanização, que por muitas vezes é teorizado nas instituições de ensino, mas só consegue ser sentido com estes processos extramuros.  Conclusão: Nesta vivência, foi possível delinear algumas considerações sobre como as visitas domiciliares são importantes para a formação acadêmica, uma vez que possibilitam ao acadêmico uma visão mais ampliada e integral do cuidado, gerando oportunidades para a aprendizagem e reflexão, sendo um instrumento eficaz que favorece a assistência humanizada, vindo ao encontro do avanço requerido na formação de profissionais de saúde para o SUS.

     

  • Palavras-chave
  • visita domiciliar; estratégia; ensino; enfermagem.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Iniciação Científica
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A IV Semana Acadêmica da Faculdade Uninta Itapipoca, foi realizada nos dias 19 e 20 de abril. Como foco no fortalecimento da pesquisa, proporcionou aos discentes de docentes, momento de ciência, cultura e troca de experiências. 
Foi dada atenção especial neste evento para o preparo e apresentação dos trabalhos enviados. Este evento cujo título foi, Desafios profissionais contemporâneos: (auto)cuidado e responsabilidade social.
  • Destacamos que estas orientações devem ser seguidas com o máximo rigor, pois qualquer inobservância às normas acarretará na reprovação do resumo enviado.
  • Poderão inscrever resumos os docentes, discentes e demais profissionais dos cursos de Direito, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e áreas afins, tanto da Faculdade UNINTA Itapipoca como das demais Instituições de Ensino Superior.
  • É permitida a submissão de trabalhos aos autores de quaisquer áreas do conhecimento conquanto seu resumo contemple o tema do evento.
  • Modificações no conteúdo do resumo, nomes de orientadores, autores, coautores e apresentadores não serão permitidas. Portanto, atenção as informações inseridas no ato da submissão, antes de finalizar verifique se realmente está tudo correto;
  • Há limitação no número de autores por trabalho: 06 (seis), sendo pelo menos um deles professor de instituição de ensino superior (IES) ou profissional com diploma de nível superior. Portanto, a presença de um professor ou profissional entre os coautores é obrigatória.
  • A apresentação oral é individual e deverá ser realizada, prioritariamente, pelo autor principal do resumo.

 

 DA ELABORAÇÃO, SUBMISSÃO. E APRESENTAÇÃO ORAL DOS RESUMOS

  • Poderão ser submetidos trabalhos em formato de resumos simples concorrendo a MENÇÃO HONROSA.
  • O resumo simples devem conter de 300 a 500 palavras e ser estruturado com os seguintes itens: introdução, objetivos, método, resultados, conclusão, palavras-chave e referências. Título e referências não entram na contagem. As referências devem ser no mínimo três e no máximo cinco, conforme as normas da ABNT;
  • O envio do resumo representa um compromisso definido dos(as) autor(as) em apresentar(em) o trabalho, se aceito, durante o evento. Os trabalhos serão apresentados on-line em Power Point no dia e horário estabelecido na programação.
  • Cada apresentador terá 10 a 15 minutos para apresentar à Comissão Avaliadora o conteúdo desenvolvido, de forma oral, seguidos de arguição oral de 10 minutos pela banca examinadora. As sessões terão a presença de um responsável pela coordenação dos trabalhos, e da Comissão de Avaliação.
  • O período de submissão de trabalhos para o evento inicia no dia 01 de março e encerra no dia 30 de março 2021, unicamente por meio do endereço eletrônico: https://doity.com.br/ivsemanaacademicafui.
  • Em todos os trabalhos enviados, devem constar nos nomes dos autores a condição universitária e/ou profissional, referência de suas instituições (se houver), cidade e estado de origem.
  • O exemplo a ser seguido encontra-se no template padrão, disponível para download no site do evento. Os trabalhos devem ser enviados OBRIGATORIAMENTE no modelo mestre, disponibilizado pelo evento;
  • Só serão aceitos os trabalhos dos proponentes que realizarem a inscrição no evento.
  • A divulgação dos trabalhos aprovados para o evento ocorrerá a partir do dia 10 de abril de 2021.
  • O conteúdo do resumo deve ser relevante para o tema central do evento e relacionar-se aos seguintes EIXOS TEMÁTICOS, os quais, deverão estar sinalizados no trabalho;
  • Ciência, Tecnologia e Inovação em Pesquisa;
  • Atenção, Promoção e Educação em Saúde;
  • Ética, Cidadania e Direitos Humanos;
  • Cultura e Práticas Sociais.
  • Após o envio, o trabalho NÃO poderá ser modificado nem poderá haver inclusão/exclusão de autor(es).
  • Os resultados dos trabalhos aprovados, bem como o link para apresentação, serão divulgados através do site do evento e por meio de e-mail para os proponentes.
  • Pelo menos um dos autores deverá se fazer presente durante toda a sessão de apresentação de trabalho e qualquer autor/coautor discente está apto a apresentar o trabalho
  • Os trabalhos devem ser enviados nos formatos docx, sendo uma via COM IDENTIFICAÇÃO dos autores e outra SEM IDENTIFICAÇÃO;

Comissão Organizadora

Francisco Mayron Morais Soares
Luciana de Moura Ferreira

Comissão Científica

Bruna Aparecida Melo Batista
Francisco Wesley Souza
Glícia Mesquista Martiniano Mendonça
Kirley Kethellen Batista Mesquita
Maria Laís dos Santos Leite
Maria Sinara Farias
Márcio Silva Gondim
Paulo Cesar Teles Correia Junior
Rafael Pereira
Rebeca Chaves Cruz
Samylle Barbosa Veras Ferro