Introdução: Considera-se a visita domiciliar (VD) como uma importante ferramenta de ensino e aprendizagem para futuros profissionais da área da saúde, visando ao desenvolvimento da interação, vínculo e reflexão sobre as necessidades de saúde das famílias. Objetivo: diante desse contexto, o objetivo deste trabalho é descrever a experiência sobre as visitas domiciliares realizadas, durante as vivências práticas curriculares, por um acadêmico do curso de enfermagem. Método: trata-se de um estudo característico de relato de experiência sobre a realização de visita domiciliar vivenciada através das atividades práticas do curso de enfermagem da Faculdade Uninta Itapipoca, por acadêmicos do 5º semestre, em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no Município de Itapipoca- Ceará, no período de novembro a dezembro 2020. Neste período, os acadêmicos foram alocados em uma UBS específica, e vivenciaram na prática as atividades profissionais desenvolvidas pela equipe da enfermagem, o que destacamos neste relato foi o processo de visita domiciliar, pois este momento trouxe maior relevância para o acadêmico. Resultados: Neste período, percebeu-se que o processo de trabalho vivenciado durante a VD exigiu um contato humano intenso entre usuários e os acadêmicos em formação, que possibilitou desenvolvimento de uma postura diferenciada, pois com este contato direto desencadeou uma maior sensibilização com os processos vivenciados na realidade do usuário, interferindo diretamente na conduta, pois levou-se em conta a dimensão humana, transcendendo o aspecto físico e clínico do saber-fazer profissional, gerando o que caracteriza o processo de humanização, que por muitas vezes é teorizado nas instituições de ensino, mas só consegue ser sentido com estes processos extramuros. Conclusão: Nesta vivência, foi possível delinear algumas considerações sobre como as visitas domiciliares são importantes para a formação acadêmica, uma vez que possibilitam ao acadêmico uma visão mais ampliada e integral do cuidado, gerando oportunidades para a aprendizagem e reflexão, sendo um instrumento eficaz que favorece a assistência humanizada, vindo ao encontro do avanço requerido na formação de profissionais de saúde para o SUS.
DA ELABORAÇÃO, SUBMISSÃO. E APRESENTAÇÃO ORAL DOS RESUMOS
Comissão Organizadora
Francisco Mayron Morais Soares
Luciana de Moura Ferreira
Comissão Científica
Bruna Aparecida Melo Batista
Francisco Wesley Souza
Glícia Mesquista Martiniano Mendonça
Kirley Kethellen Batista Mesquita
Maria Laís dos Santos Leite
Maria Sinara Farias
Márcio Silva Gondim
Paulo Cesar Teles Correia Junior
Rafael Pereira
Rebeca Chaves Cruz
Samylle Barbosa Veras Ferro