Introdução: O presente trabalho com eixo temático em ciências jurídicas tem a intenção de analisar de forma breve o relato de minha experiência enquanto discente do Curso de Direito da Faculdade UNINTA de Itapipoca, no período de fevereiro a junho de 2020 na disciplina de Leitura, Interpretação e Produção Textual, tendo como orientador o professor Me. José Rinardo Alves Mesquita. Objetivo: Descrever a experiência adquirida na monitoria e sua relevância no desenvolvimento acadêmico do aluno, bem como demonstrar a contribuição da monitoria na iniciação à docência. Método: O presente trabalho foi realizado de forma descritiva de modo a relatar a experiência do discente no Programa da Monitoria Acadêmica e sua contribuição na aprendizagem do aluno. Resultados: A monitoria acadêmica foi realizada em três etapas interatuantes que caminharam juntas num ciclo relacional entre professor-monitor-estudantes. O fluxo de trabalho era semanal numa carga horária de 12h e transcorreu da seguinte forma: 6h (seis horas) de acompanhamento com os estudantes, 3h (três horas) de estudo em sala com o professor e 3h (três horas) de estudo individual. Durante a realização da monitoria acadêmica foi identificado que os alunos buscavam sanar dúvidas do cotidiano da disciplina e, com isso, era dado um suporte ao aluno que buscava o apoio pedagógico mais próximo com o monitor, facilitando, dessa forma, a fixação do conteúdo nas disciplinas. Tal atividade, proporcionava ao monitor uma experiência com métodos de ensino e facilitação da aprendizagem, o que acabava por deflagrar numa experiência de iniciação à docência. Com a necessidade de revisões de conteúdos para a disciplina em questão, o monitor absorvia mais informações, enriquecendo seus conhecimentos nas disciplinas já cursadas, ou seja, ao transmitir esse conhecimento, o monitor desenvolvia competências e habilidades no processo de ensino-aprendizagem no meio acadêmico. Conclusão: Em vista dos argumentos apresentados, conclui-se que a monitoria acadêmica é um processo onde ocorre um auxílio para com os alunos, promovendo uma cooperação entre os discentes e, desta forma, traz ao monitor uma visão geral e integradora do convívio à docência, de forma a beneficiá-lo com experiências singulares do processo de ensino e aprendizagem, despertando possíveis vocações para uma futura prática à docência. Portanto, através desse vínculo ocorre também uma maior expansão de conhecimentos, tornando a disciplina mais compreensível e consequentemente vem a render bons resultados dentro da sala de aula.
DA ELABORAÇÃO, SUBMISSÃO. E APRESENTAÇÃO ORAL DOS RESUMOS
Comissão Organizadora
Francisco Mayron Morais Soares
Luciana de Moura Ferreira
Comissão Científica
Bruna Aparecida Melo Batista
Francisco Wesley Souza
Glícia Mesquista Martiniano Mendonça
Kirley Kethellen Batista Mesquita
Maria Laís dos Santos Leite
Maria Sinara Farias
Márcio Silva Gondim
Paulo Cesar Teles Correia Junior
Rafael Pereira
Rebeca Chaves Cruz
Samylle Barbosa Veras Ferro