MONITORIA ACADÊMICA: EXPERIÊNCIAS DE DOCÊNCIA EM TEMPOS DE DISCÊNCIA

  • Autor
  • Isabele Damasceno Feitosa
  • Co-autores
  • José Rinardo Alves Mesquita
  • Resumo
  • Introdução: O presente trabalho com eixo temático em ciências jurídicas tem a intenção de analisar de forma breve o relato de minha experiência enquanto discente do Curso de Direito da Faculdade UNINTA de Itapipoca, no período de fevereiro a junho de 2020 na disciplina de Leitura, Interpretação e Produção Textual, tendo como orientador o professor Me. José Rinardo Alves Mesquita. Objetivo: Descrever a experiência adquirida na monitoria e sua relevância no desenvolvimento acadêmico do aluno, bem como demonstrar a contribuição da monitoria na iniciação à docência. Método: O presente trabalho foi realizado de forma descritiva de modo a relatar a experiência do discente no Programa da Monitoria Acadêmica e sua contribuição na aprendizagem do aluno. Resultados: A monitoria acadêmica foi realizada em três etapas interatuantes que caminharam juntas num ciclo relacional entre professor-monitor-estudantes. O fluxo de trabalho era semanal numa carga horária de 12h e transcorreu da seguinte forma: 6h (seis horas) de acompanhamento com os estudantes, 3h (três horas) de estudo em sala com o professor e 3h (três horas) de estudo individual. Durante a realização da monitoria acadêmica foi identificado que os alunos buscavam sanar dúvidas do cotidiano da disciplina e, com isso, era dado um suporte ao aluno que buscava o apoio pedagógico mais próximo com o monitor, facilitando, dessa forma, a fixação do conteúdo nas disciplinas. Tal atividade, proporcionava ao monitor uma experiência com métodos de ensino e facilitação da aprendizagem, o que acabava por deflagrar numa experiência de iniciação à docência. Com a necessidade de revisões de conteúdos para a disciplina em questão, o monitor absorvia mais informações, enriquecendo seus conhecimentos nas disciplinas já cursadas, ou seja, ao transmitir esse conhecimento, o monitor desenvolvia competências e habilidades no processo de ensino-aprendizagem no meio acadêmico. Conclusão: Em vista dos argumentos apresentados, conclui-se que a monitoria acadêmica é um processo onde ocorre um auxílio para com os alunos, promovendo uma cooperação entre os discentes e, desta forma, traz ao monitor uma visão geral e integradora do convívio à docência, de forma a beneficiá-lo com experiências singulares do processo de ensino e aprendizagem, despertando possíveis vocações para uma futura prática à docência. Portanto, através desse vínculo ocorre também uma maior expansão de conhecimentos, tornando a disciplina mais compreensível e consequentemente vem a render bons resultados dentro da sala de aula.

  • Palavras-chave
  • Monitoria acadêmica, Docência, Conhecimentos.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Iniciação a Docência
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A IV Semana Acadêmica da Faculdade Uninta Itapipoca, foi realizada nos dias 19 e 20 de abril. Como foco no fortalecimento da pesquisa, proporcionou aos discentes de docentes, momento de ciência, cultura e troca de experiências. 
Foi dada atenção especial neste evento para o preparo e apresentação dos trabalhos enviados. Este evento cujo título foi, Desafios profissionais contemporâneos: (auto)cuidado e responsabilidade social.
  • Destacamos que estas orientações devem ser seguidas com o máximo rigor, pois qualquer inobservância às normas acarretará na reprovação do resumo enviado.
  • Poderão inscrever resumos os docentes, discentes e demais profissionais dos cursos de Direito, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e áreas afins, tanto da Faculdade UNINTA Itapipoca como das demais Instituições de Ensino Superior.
  • É permitida a submissão de trabalhos aos autores de quaisquer áreas do conhecimento conquanto seu resumo contemple o tema do evento.
  • Modificações no conteúdo do resumo, nomes de orientadores, autores, coautores e apresentadores não serão permitidas. Portanto, atenção as informações inseridas no ato da submissão, antes de finalizar verifique se realmente está tudo correto;
  • Há limitação no número de autores por trabalho: 06 (seis), sendo pelo menos um deles professor de instituição de ensino superior (IES) ou profissional com diploma de nível superior. Portanto, a presença de um professor ou profissional entre os coautores é obrigatória.
  • A apresentação oral é individual e deverá ser realizada, prioritariamente, pelo autor principal do resumo.

 

 DA ELABORAÇÃO, SUBMISSÃO. E APRESENTAÇÃO ORAL DOS RESUMOS

  • Poderão ser submetidos trabalhos em formato de resumos simples concorrendo a MENÇÃO HONROSA.
  • O resumo simples devem conter de 300 a 500 palavras e ser estruturado com os seguintes itens: introdução, objetivos, método, resultados, conclusão, palavras-chave e referências. Título e referências não entram na contagem. As referências devem ser no mínimo três e no máximo cinco, conforme as normas da ABNT;
  • O envio do resumo representa um compromisso definido dos(as) autor(as) em apresentar(em) o trabalho, se aceito, durante o evento. Os trabalhos serão apresentados on-line em Power Point no dia e horário estabelecido na programação.
  • Cada apresentador terá 10 a 15 minutos para apresentar à Comissão Avaliadora o conteúdo desenvolvido, de forma oral, seguidos de arguição oral de 10 minutos pela banca examinadora. As sessões terão a presença de um responsável pela coordenação dos trabalhos, e da Comissão de Avaliação.
  • O período de submissão de trabalhos para o evento inicia no dia 01 de março e encerra no dia 30 de março 2021, unicamente por meio do endereço eletrônico: https://doity.com.br/ivsemanaacademicafui.
  • Em todos os trabalhos enviados, devem constar nos nomes dos autores a condição universitária e/ou profissional, referência de suas instituições (se houver), cidade e estado de origem.
  • O exemplo a ser seguido encontra-se no template padrão, disponível para download no site do evento. Os trabalhos devem ser enviados OBRIGATORIAMENTE no modelo mestre, disponibilizado pelo evento;
  • Só serão aceitos os trabalhos dos proponentes que realizarem a inscrição no evento.
  • A divulgação dos trabalhos aprovados para o evento ocorrerá a partir do dia 10 de abril de 2021.
  • O conteúdo do resumo deve ser relevante para o tema central do evento e relacionar-se aos seguintes EIXOS TEMÁTICOS, os quais, deverão estar sinalizados no trabalho;
  • Ciência, Tecnologia e Inovação em Pesquisa;
  • Atenção, Promoção e Educação em Saúde;
  • Ética, Cidadania e Direitos Humanos;
  • Cultura e Práticas Sociais.
  • Após o envio, o trabalho NÃO poderá ser modificado nem poderá haver inclusão/exclusão de autor(es).
  • Os resultados dos trabalhos aprovados, bem como o link para apresentação, serão divulgados através do site do evento e por meio de e-mail para os proponentes.
  • Pelo menos um dos autores deverá se fazer presente durante toda a sessão de apresentação de trabalho e qualquer autor/coautor discente está apto a apresentar o trabalho
  • Os trabalhos devem ser enviados nos formatos docx, sendo uma via COM IDENTIFICAÇÃO dos autores e outra SEM IDENTIFICAÇÃO;

Comissão Organizadora

Francisco Mayron Morais Soares
Luciana de Moura Ferreira

Comissão Científica

Bruna Aparecida Melo Batista
Francisco Wesley Souza
Glícia Mesquista Martiniano Mendonça
Kirley Kethellen Batista Mesquita
Maria Laís dos Santos Leite
Maria Sinara Farias
Márcio Silva Gondim
Paulo Cesar Teles Correia Junior
Rafael Pereira
Rebeca Chaves Cruz
Samylle Barbosa Veras Ferro