O PAPEL DO NUTRICIONISTA NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE DE CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I

  • Autor
  • Francisco Ferreira Sales Neto
  • Co-autores
  • Angela Pires Sabino , Emanuella Azevedo Albuquerque , Sarah Walleska Matias de Freitas , Douglas Rodrigo Cursino dos Santos
  • Resumo
  •  

    Resumo

     

    Introdução: O comportamento alimentar tem suas bases fixadas na infância, transmitidas pela família e sustentadas por tradições. Dessa forma, a frequência com que os pais demonstram hábitos alimentares saudáveis pode estar associada à ingestão alimentar e ter implicações de longo prazo sobre o desenvolvimento do comportamento alimentar dos filhos, porém, ao longo da vida, o comportamento alimentar pode vir a modificar-se em consequência de mudanças do meio, relativas à escolaridade ou relacionadas às mudanças psicológicas dos indivíduos. Ao fazer uma análise é possível identificar o perfil nutricional de crianças em idade escolar e os efeitos que acometem a redução nutricional das mesmas justificando os estudos a esse grupo específico. Objetivo: Compreender a atuação do nutricionista no ambiente escolar trabalhando a nutrição de forma prazerosa para crianças do ensino fundamental I. Metodologia: Foi realizado uma revisão bibliográfica de carácter qualitativo e exploratório na base de dados eletrônicos obtidos de estudos realizados em escolas cadastradas na Rede Nacional de Ensino de Educação Infantil e Fundamental (RENEIF) nos anos de 2004 a 2019. Foram encontrados 10 artigos com temática propostas, porém, utilizados apenas 03 artigos cumpriam com critérios de inclusão,  crianças regularmente matrículas no ensino fundamental I e como critérios de exclusão crianças maiores de 10 anos e não regularmente matriculadas. Resultados: Com base no estudo , a faixa etária das crianças estão entre 6 a 10 anos de idade, para cada grupo em sala foram realizadas atividades para melhor compreender a importância da educação alimentar através de atividades práticas submetidas a partir de rotinas do dia a dia. Verificou-se melhoras nas turmas deixando evidente a importância da educação alimentar no período letivo principalmente nos primeiros anos do ensino fundamental I onde são absorvidos conhecimentos e costumes para toda a vida. Conclusão: conclui-se que o profissional nutricionista no âmbito escolar tem como objetivo avaliar quais hábitos alimentares das crianças no ensino fundamental I durante todo o processo educativo, tendo como estratégias trazer para essas crianças jogos lúdicos na perspectiva de proporcionar uma vida saudável aos mesmos, demonstrando de fato a importância da atuação do nutricionista enquanto profissional para a educação alimentar em escolas logo nos primeiros anos escolares. Sugerindo-se a realização de mais estudos in loco, com vistas a avaliar a eficácia das metodologias empregadas, na inserção do tema alimentação e nutrição nos currículos escolares, bem como o perfil do nutricionista para cumprir o proposto neste contexto.

    Autores

    Francisco Ferreira Sales Neto

    Angela Pires Sabino

    Emanuella Azevedo Albuquerque

    Sarah Walleska Matias de Freitas

    Douglas Rodrigo Cursino dos Santos

  • Palavras-chave
  • Nutricionista; Educação em Saúde; Ensino Fundamental.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Iniciação Científica
Voltar Download
A IV Semana Acadêmica da Faculdade Uninta Itapipoca, foi realizada nos dias 19 e 20 de abril. Como foco no fortalecimento da pesquisa, proporcionou aos discentes de docentes, momento de ciência, cultura e troca de experiências. 
Foi dada atenção especial neste evento para o preparo e apresentação dos trabalhos enviados. Este evento cujo título foi, Desafios profissionais contemporâneos: (auto)cuidado e responsabilidade social.
  • Destacamos que estas orientações devem ser seguidas com o máximo rigor, pois qualquer inobservância às normas acarretará na reprovação do resumo enviado.
  • Poderão inscrever resumos os docentes, discentes e demais profissionais dos cursos de Direito, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e áreas afins, tanto da Faculdade UNINTA Itapipoca como das demais Instituições de Ensino Superior.
  • É permitida a submissão de trabalhos aos autores de quaisquer áreas do conhecimento conquanto seu resumo contemple o tema do evento.
  • Modificações no conteúdo do resumo, nomes de orientadores, autores, coautores e apresentadores não serão permitidas. Portanto, atenção as informações inseridas no ato da submissão, antes de finalizar verifique se realmente está tudo correto;
  • Há limitação no número de autores por trabalho: 06 (seis), sendo pelo menos um deles professor de instituição de ensino superior (IES) ou profissional com diploma de nível superior. Portanto, a presença de um professor ou profissional entre os coautores é obrigatória.
  • A apresentação oral é individual e deverá ser realizada, prioritariamente, pelo autor principal do resumo.

 

 DA ELABORAÇÃO, SUBMISSÃO. E APRESENTAÇÃO ORAL DOS RESUMOS

  • Poderão ser submetidos trabalhos em formato de resumos simples concorrendo a MENÇÃO HONROSA.
  • O resumo simples devem conter de 300 a 500 palavras e ser estruturado com os seguintes itens: introdução, objetivos, método, resultados, conclusão, palavras-chave e referências. Título e referências não entram na contagem. As referências devem ser no mínimo três e no máximo cinco, conforme as normas da ABNT;
  • O envio do resumo representa um compromisso definido dos(as) autor(as) em apresentar(em) o trabalho, se aceito, durante o evento. Os trabalhos serão apresentados on-line em Power Point no dia e horário estabelecido na programação.
  • Cada apresentador terá 10 a 15 minutos para apresentar à Comissão Avaliadora o conteúdo desenvolvido, de forma oral, seguidos de arguição oral de 10 minutos pela banca examinadora. As sessões terão a presença de um responsável pela coordenação dos trabalhos, e da Comissão de Avaliação.
  • O período de submissão de trabalhos para o evento inicia no dia 01 de março e encerra no dia 30 de março 2021, unicamente por meio do endereço eletrônico: https://doity.com.br/ivsemanaacademicafui.
  • Em todos os trabalhos enviados, devem constar nos nomes dos autores a condição universitária e/ou profissional, referência de suas instituições (se houver), cidade e estado de origem.
  • O exemplo a ser seguido encontra-se no template padrão, disponível para download no site do evento. Os trabalhos devem ser enviados OBRIGATORIAMENTE no modelo mestre, disponibilizado pelo evento;
  • Só serão aceitos os trabalhos dos proponentes que realizarem a inscrição no evento.
  • A divulgação dos trabalhos aprovados para o evento ocorrerá a partir do dia 10 de abril de 2021.
  • O conteúdo do resumo deve ser relevante para o tema central do evento e relacionar-se aos seguintes EIXOS TEMÁTICOS, os quais, deverão estar sinalizados no trabalho;
  • Ciência, Tecnologia e Inovação em Pesquisa;
  • Atenção, Promoção e Educação em Saúde;
  • Ética, Cidadania e Direitos Humanos;
  • Cultura e Práticas Sociais.
  • Após o envio, o trabalho NÃO poderá ser modificado nem poderá haver inclusão/exclusão de autor(es).
  • Os resultados dos trabalhos aprovados, bem como o link para apresentação, serão divulgados através do site do evento e por meio de e-mail para os proponentes.
  • Pelo menos um dos autores deverá se fazer presente durante toda a sessão de apresentação de trabalho e qualquer autor/coautor discente está apto a apresentar o trabalho
  • Os trabalhos devem ser enviados nos formatos docx, sendo uma via COM IDENTIFICAÇÃO dos autores e outra SEM IDENTIFICAÇÃO;

Comissão Organizadora

Francisco Mayron Morais Soares
Luciana de Moura Ferreira

Comissão Científica

Bruna Aparecida Melo Batista
Francisco Wesley Souza
Glícia Mesquista Martiniano Mendonça
Kirley Kethellen Batista Mesquita
Maria Laís dos Santos Leite
Maria Sinara Farias
Márcio Silva Gondim
Paulo Cesar Teles Correia Junior
Rafael Pereira
Rebeca Chaves Cruz
Samylle Barbosa Veras Ferro