DO SELVAGEM DE AVEYRON AO CONCEITO DE TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: PERCURSOS E ESTIGMAS

  • Autor
  • Ashiley Beatriz Venuto da Silva
  • Co-autores
  • Thiago Trévia Menezes Queiroz , Julyana Lima Vasconcelos Andrade
  • Resumo
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    Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) se caracteriza como um transtorno psiquiátrico que diz respeito a um conjunto de particularidades com grau de comprometimento no modo de se comportar socialmente, de desenvolver linguagem e comunicação, refere-se também à comportamentos repetitivos e especificidades únicas de um indivíduo. E atualmente, uma em cada 160 crianças são diagnósticas com TEA começando na infância e tende a perdurar na adolescência e na idade adulta. Objetivo: Discutir sobre os percursos e os estigmas do autismo a partir da história do selvagem de Aveyron. Método: O presente trabalho trata-se de um relato crítico a partir da análise do filme O garoto selvagem, fazendo um nexo com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), retratado na literatura. Resultados: Antigamente não se pensava na dimensão da loucura na criança, somente os adultos eram considerados loucos. As crianças com comportamentos desviantes da norma eram chamadas de idiotas ou tinham retardo mental. A história de Victor tem grande importância para a medicina psiquiátrica, porque vemos o selvagem e o idiota dar lugar para a condição de humanidade, que ele também tem, apesar de ser quem ele era; com isso, foi possível tratá-lo com moralidade e tentar civilizá-lo. Ao ser estudada a idiotia como um retardo mental na criança, Esquirol e Pinel pensavam que o prognóstico era irreversível, por outro lado, Séguin e Delasiauve consideravam o défict parcial e o prognóstico reversível até certo ponto, se fossem utilizados métodos especiais que tinham viés pedagógico. Logo, “o ponto de partida desses métodos são as tentativas de Itard com a criança, que ele chamou de Victor e que ficou célebre como o selvagem de Aveyron”. Victor, o selvagem de Aveyron, era um jovem considerado fora dos padrões societários, porque apresentou um comportamento, que atualmente pode ser considerado autista, e foi tratado como idiota, anormal ou retardado, mas seu desenvolvimento e o aprendizado conseguem ter sucesso através dos métodos pedagógicos de Itard. Com isso, ele pôde demonstrar seu próprio modo de pensamento, como por exemplo, ser mais sensível a sons graves, e ter a capacidade de sentir variadas emoções, porém não consegue descrevê-las. Por isso, é necessário focarmos em cuidados para além dos estereótipos e preconceitos estabelecidos pela sociedade, instituições e até a ciência, para que possamos chegar a um entendimento do diferente que resulte em mútuo beneficio, principalmente no que diz respeito ao contexto relacional. Logo, é necessário intervenção desde a primeira infância para promover um bom desenvolvimento e um bem-estar do sujeito. Conclusão: Portanto, conclui-se que, é preciso que cuidemos das crianças, não negando a existência delas por conta da condição autista, mas que possamos oferecer a elas as oportunidades necessárias para se desenvolver com conduta ética e respeito ao sujeito no seu modo de existir, para que não sofram com estigmas e exclusão, como no caso do selvagem de Aveyron.

  • Palavras-chave
  • Criança, Transtorno Autístico, Crescimento e Desenvolvimento, Estereotipagem, Apoio Pedagógico
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Iniciação Científica
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A IV Semana Acadêmica da Faculdade Uninta Itapipoca, foi realizada nos dias 19 e 20 de abril. Como foco no fortalecimento da pesquisa, proporcionou aos discentes de docentes, momento de ciência, cultura e troca de experiências. 
Foi dada atenção especial neste evento para o preparo e apresentação dos trabalhos enviados. Este evento cujo título foi, Desafios profissionais contemporâneos: (auto)cuidado e responsabilidade social.
  • Destacamos que estas orientações devem ser seguidas com o máximo rigor, pois qualquer inobservância às normas acarretará na reprovação do resumo enviado.
  • Poderão inscrever resumos os docentes, discentes e demais profissionais dos cursos de Direito, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e áreas afins, tanto da Faculdade UNINTA Itapipoca como das demais Instituições de Ensino Superior.
  • É permitida a submissão de trabalhos aos autores de quaisquer áreas do conhecimento conquanto seu resumo contemple o tema do evento.
  • Modificações no conteúdo do resumo, nomes de orientadores, autores, coautores e apresentadores não serão permitidas. Portanto, atenção as informações inseridas no ato da submissão, antes de finalizar verifique se realmente está tudo correto;
  • Há limitação no número de autores por trabalho: 06 (seis), sendo pelo menos um deles professor de instituição de ensino superior (IES) ou profissional com diploma de nível superior. Portanto, a presença de um professor ou profissional entre os coautores é obrigatória.
  • A apresentação oral é individual e deverá ser realizada, prioritariamente, pelo autor principal do resumo.

 

 DA ELABORAÇÃO, SUBMISSÃO. E APRESENTAÇÃO ORAL DOS RESUMOS

  • Poderão ser submetidos trabalhos em formato de resumos simples concorrendo a MENÇÃO HONROSA.
  • O resumo simples devem conter de 300 a 500 palavras e ser estruturado com os seguintes itens: introdução, objetivos, método, resultados, conclusão, palavras-chave e referências. Título e referências não entram na contagem. As referências devem ser no mínimo três e no máximo cinco, conforme as normas da ABNT;
  • O envio do resumo representa um compromisso definido dos(as) autor(as) em apresentar(em) o trabalho, se aceito, durante o evento. Os trabalhos serão apresentados on-line em Power Point no dia e horário estabelecido na programação.
  • Cada apresentador terá 10 a 15 minutos para apresentar à Comissão Avaliadora o conteúdo desenvolvido, de forma oral, seguidos de arguição oral de 10 minutos pela banca examinadora. As sessões terão a presença de um responsável pela coordenação dos trabalhos, e da Comissão de Avaliação.
  • O período de submissão de trabalhos para o evento inicia no dia 01 de março e encerra no dia 30 de março 2021, unicamente por meio do endereço eletrônico: https://doity.com.br/ivsemanaacademicafui.
  • Em todos os trabalhos enviados, devem constar nos nomes dos autores a condição universitária e/ou profissional, referência de suas instituições (se houver), cidade e estado de origem.
  • O exemplo a ser seguido encontra-se no template padrão, disponível para download no site do evento. Os trabalhos devem ser enviados OBRIGATORIAMENTE no modelo mestre, disponibilizado pelo evento;
  • Só serão aceitos os trabalhos dos proponentes que realizarem a inscrição no evento.
  • A divulgação dos trabalhos aprovados para o evento ocorrerá a partir do dia 10 de abril de 2021.
  • O conteúdo do resumo deve ser relevante para o tema central do evento e relacionar-se aos seguintes EIXOS TEMÁTICOS, os quais, deverão estar sinalizados no trabalho;
  • Ciência, Tecnologia e Inovação em Pesquisa;
  • Atenção, Promoção e Educação em Saúde;
  • Ética, Cidadania e Direitos Humanos;
  • Cultura e Práticas Sociais.
  • Após o envio, o trabalho NÃO poderá ser modificado nem poderá haver inclusão/exclusão de autor(es).
  • Os resultados dos trabalhos aprovados, bem como o link para apresentação, serão divulgados através do site do evento e por meio de e-mail para os proponentes.
  • Pelo menos um dos autores deverá se fazer presente durante toda a sessão de apresentação de trabalho e qualquer autor/coautor discente está apto a apresentar o trabalho
  • Os trabalhos devem ser enviados nos formatos docx, sendo uma via COM IDENTIFICAÇÃO dos autores e outra SEM IDENTIFICAÇÃO;

Comissão Organizadora

Francisco Mayron Morais Soares
Luciana de Moura Ferreira

Comissão Científica

Bruna Aparecida Melo Batista
Francisco Wesley Souza
Glícia Mesquista Martiniano Mendonça
Kirley Kethellen Batista Mesquita
Maria Laís dos Santos Leite
Maria Sinara Farias
Márcio Silva Gondim
Paulo Cesar Teles Correia Junior
Rafael Pereira
Rebeca Chaves Cruz
Samylle Barbosa Veras Ferro