Introdução: A monitoria tem um papel importantíssimo para o ensino e também para a aprendizagem na formação dos futuros profissionais, além de ampliar a interação entre acadêmicos e professores. Através desta experiência foi possível auxiliar na preparação de aulas, correção de avaliações e ter experiências de campo. Objetivo: O presente estudo tem como objetivo relatar a experiência vivida como monitoras na disciplina de antropologia teológica, buscando desenvolver reflexões sobre as temáticas da ética, e as relações entre espiritualidade e saúde. Metodologia: O presente trabalho possui um caráter descritivo de modo a relatar a experiência das discentes no Programa da Monitoria Acadêmica e sua contribuição na aprendizagem do aluno. O cenário do relato foi a Faculdade Uninta Itapipoca, na disciplina de antropologia teológica no semestre letivo de 2018.2. No decorrer da experiência foram vivenciadas práticas metodológicas e pedagógicas tais como: rodas de conversa com a presença de convidados das áreas, diários de campo com relatos de experiências, aula de campo em instituições religiosas e a construção de mapas mentais. Resultados e discussões: Através dos relatos de alunos, foi possível observar a importância da disciplina de antropologia teológica para o curso de psicologia, a qual possibilitou os discentes refletirem sobre os diferentes contextos vividos pelos indivíduos. De forma que revela a importância das crenças religiosas no processo de cura e na trajetória do ser humano. Todas as atividades foram realizadas de acordo com o plano de ensino da disciplina, elaborados pela professora. Os alunos eram auxiliados de forma individual e coletiva pelas monitoras, que sempre buscaram obter conhecimentos para contribuir e sanar quaisquer dúvidas em relação aos assuntos abordados. Conclusão: Ao concluir este estudo se observa a notória importância da monitoria acadêmica na formação profissional, pois possui um papel de dinamizar os conhecimentos. Onde as graduandas adquiriram experiências que agregaram em seus estudos e posturas profissionais, sendo possível compreender mais sobre o cuidado e todas as dimensões a qual ele alcança, proporcionando um olhar humanizado para as necessidades do indivíduo. Além de contribuir na sua formação com experiências singulares do processo de ensino e aprendizagem, despertando o interesse pela prática à docência.
DA ELABORAÇÃO, SUBMISSÃO. E APRESENTAÇÃO ORAL DOS RESUMOS
Comissão Organizadora
Francisco Mayron Morais Soares
Luciana de Moura Ferreira
Comissão Científica
Bruna Aparecida Melo Batista
Francisco Wesley Souza
Glícia Mesquista Martiniano Mendonça
Kirley Kethellen Batista Mesquita
Maria Laís dos Santos Leite
Maria Sinara Farias
Márcio Silva Gondim
Paulo Cesar Teles Correia Junior
Rafael Pereira
Rebeca Chaves Cruz
Samylle Barbosa Veras Ferro