Introdução: A monitoria é formada por um monitor acadêmico que desempenha atividades para obter um maior aprendizado e ganho intelectual dos alunos monitorados, atuando nos mais diversos assuntos que envolvem a carga horária curricular da graduação, podendo utilizar métodos de ensino como jogos, atividades, mapas mentais e grupos de estudos para remoção de dúvidas, além disso o monitor é encarregado de auxiliar na produção de trabalhos, atividades e revisões de conteúdo. Essa proximidade dos alunos monitorados e do aluno monitor torna possível conhecer dúvidas, fragilidades e contribuir para abater dificuldades que podem surgir com a disciplina, possibilitando também, uma visão docente ao aluno monitor, tornando-se capaz na formulação de estratégias que garantam um bom desempenho acadêmico. A experiência de monitoria tem grande importância aos alunos que desejam seguir na carreira de professor, já que é possível presenciar situações parecidas com a carreira de docente em que é necessário raciocinar e traçar rotas que potencialize um prazeroso ganho intelectual aos alunos monitorados. Objetivo demonstrar uma experiência de monitoria realizada na disciplina de Exercício Profissional em Fisioterapia. Método: Trata-se de um estudo descritivo elaborado a partir de um relato de experiência de monitoria que ocorreu no ano de 2020.2 no Centro Universitário UNINTA localizado em Sobral no estado do Ceará, orientado pela Professora e Fisioterapeuta Francisca Rocha Carneiro Liberado. Exposto com o auxílio de ferramentas encontradas na internet como artigos sobre o tema presentes na base de dados Scielo. As palavras chaves foram “Educação”, “Ensino” e “Fisioterapia”. Resultados: A monitoria gerou um ganho intelectual entre os alunos sobre área de atuação da fisioterapia e atuação profissional com ética, possibilitando a formação de futuros profissionais que atuem de forma integra no meio de trabalho sem ferir os princípios morais da profissão. Conclusão: Foi possível concluir que a experiência de monitoria garantiu um ganho mutuo intelectual sobre a história, ética e principalmente sobre os campos de atuação da fisioterapia, além do ganho de experiência em estratégias educacionais para o aluno monitor, o que garante um aprendizado de qualidade aos alunos monitorados.
DA ELABORAÇÃO, SUBMISSÃO. E APRESENTAÇÃO ORAL DOS RESUMOS
Comissão Organizadora
Francisco Mayron Morais Soares
Luciana de Moura Ferreira
Comissão Científica
Bruna Aparecida Melo Batista
Francisco Wesley Souza
Glícia Mesquista Martiniano Mendonça
Kirley Kethellen Batista Mesquita
Maria Laís dos Santos Leite
Maria Sinara Farias
Márcio Silva Gondim
Paulo Cesar Teles Correia Junior
Rafael Pereira
Rebeca Chaves Cruz
Samylle Barbosa Veras Ferro