RELATO DE EXPERIÊNCIA DE MONITORIA, NA DISCIPLINA HISTÓRIA DO DIREITO

  • Autor
  • Flávio Lindemberg Oliveira
  • Co-autores
  • Professor Mestre Igor Alves Moreira
  • Resumo
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    Introdução: A atividade de Monitoria tem inquestionável importância no processo de formação acadêmica discente. Configura-se como ação educativa que, somada aos ensinamentos em sala de aula - no momento da aula - fortalece as leituras teóricas dos discentes e fornece ferramentas para o desenvolvimento da autonomia intelectual do aluno da graduação. Ao mesmo tempo, apresenta a esse aluno o universo da docência acadêmica; familiarizando-o como mais uma opção de campo de trabalho, a posteriori. Nesse sentido, esse relato de experiência de Monitoria aqui descrito, ocorrido na disciplina História do Direito, do primeiro período do Curso de Direito, da Faculdade UNINTA de Itapipoca-CE, apresenta-se como espaço de reflexão sobre a importância da História para o Direito e do Direito para a História e, não menos importante, sobre a necessidade da atividade de Monitoria como ferramenta de formação crítica do aluno de graduação. Objetivos: Fomentar o envolvimento de outros graduandos na atividade de Monitoria em seus respectivos cursos de graduação; Compreender a atividade de Monitoria como um espaço valoroso de formação teórico/metodológico e acadêmica; Fortalecer a autonomia do aluno de graduação em seu percurso acadêmico. Metodologia: Nessa etapa acompanhei na medida do possível as aulas via aplicativo Meet principalmente no contra turno. Embora no inicio do processo atípico devido a pandemia do COVID – 19, e a paralisação das aulas presencias, tivemos que nos adaptar ao novo método de ensino, que foi o EAD, através da plataforma Meet. Isso trouxe no início alguns problemas, como adaptação, bem como a forma de o aluno e professor se comportar com essa nova metodologia. Superada esses pequenos problemas iniciais, tivemos um semestre produtivo, com boas aulas e pude relembrar muito do conteúdo ja absorvido no semestre anterior. Isso fez com que eu pudesse administrar o conteúdo junto aos alunos do 1º semestre e melhor auxiliar o Professor na minha função de monitor da disciplina História do Direito. Resultados: Essa foi uma das fases de crescimento pessoal, pois tive que buscar mais conhecimentos para poder desempenhar meu papel como monitor com eficácia, sem prejuízo aos alunos que buscavam tirar suas dúvidas de conteúdos repassado pelo professor na referida disciplina. Isso fez, com que eu me dedicasse ainda mais no campo do conhecimento da História do Direito, fui vasculhar o máximo possível onde eu tinha acesso, como internet, e livros, tudo isso para poder auxiliar aos alunos na busca do conhecimento. Conclusão: A atividade de Monitoria proporcionou aprofundamento da leitura dos conteúdos alinhavada com a possibilidade de auxiliar aos demais colegas de sala de aula na superação de suas limitações e dúvidas sobre o conteúdo História do Direito.

     

  • Palavras-chave
  • História do Direito, Ensino, Aprendizagem
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Iniciação a Docência
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A IV Semana Acadêmica da Faculdade Uninta Itapipoca, foi realizada nos dias 19 e 20 de abril. Como foco no fortalecimento da pesquisa, proporcionou aos discentes de docentes, momento de ciência, cultura e troca de experiências. 
Foi dada atenção especial neste evento para o preparo e apresentação dos trabalhos enviados. Este evento cujo título foi, Desafios profissionais contemporâneos: (auto)cuidado e responsabilidade social.
  • Destacamos que estas orientações devem ser seguidas com o máximo rigor, pois qualquer inobservância às normas acarretará na reprovação do resumo enviado.
  • Poderão inscrever resumos os docentes, discentes e demais profissionais dos cursos de Direito, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e áreas afins, tanto da Faculdade UNINTA Itapipoca como das demais Instituições de Ensino Superior.
  • É permitida a submissão de trabalhos aos autores de quaisquer áreas do conhecimento conquanto seu resumo contemple o tema do evento.
  • Modificações no conteúdo do resumo, nomes de orientadores, autores, coautores e apresentadores não serão permitidas. Portanto, atenção as informações inseridas no ato da submissão, antes de finalizar verifique se realmente está tudo correto;
  • Há limitação no número de autores por trabalho: 06 (seis), sendo pelo menos um deles professor de instituição de ensino superior (IES) ou profissional com diploma de nível superior. Portanto, a presença de um professor ou profissional entre os coautores é obrigatória.
  • A apresentação oral é individual e deverá ser realizada, prioritariamente, pelo autor principal do resumo.

 

 DA ELABORAÇÃO, SUBMISSÃO. E APRESENTAÇÃO ORAL DOS RESUMOS

  • Poderão ser submetidos trabalhos em formato de resumos simples concorrendo a MENÇÃO HONROSA.
  • O resumo simples devem conter de 300 a 500 palavras e ser estruturado com os seguintes itens: introdução, objetivos, método, resultados, conclusão, palavras-chave e referências. Título e referências não entram na contagem. As referências devem ser no mínimo três e no máximo cinco, conforme as normas da ABNT;
  • O envio do resumo representa um compromisso definido dos(as) autor(as) em apresentar(em) o trabalho, se aceito, durante o evento. Os trabalhos serão apresentados on-line em Power Point no dia e horário estabelecido na programação.
  • Cada apresentador terá 10 a 15 minutos para apresentar à Comissão Avaliadora o conteúdo desenvolvido, de forma oral, seguidos de arguição oral de 10 minutos pela banca examinadora. As sessões terão a presença de um responsável pela coordenação dos trabalhos, e da Comissão de Avaliação.
  • O período de submissão de trabalhos para o evento inicia no dia 01 de março e encerra no dia 30 de março 2021, unicamente por meio do endereço eletrônico: https://doity.com.br/ivsemanaacademicafui.
  • Em todos os trabalhos enviados, devem constar nos nomes dos autores a condição universitária e/ou profissional, referência de suas instituições (se houver), cidade e estado de origem.
  • O exemplo a ser seguido encontra-se no template padrão, disponível para download no site do evento. Os trabalhos devem ser enviados OBRIGATORIAMENTE no modelo mestre, disponibilizado pelo evento;
  • Só serão aceitos os trabalhos dos proponentes que realizarem a inscrição no evento.
  • A divulgação dos trabalhos aprovados para o evento ocorrerá a partir do dia 10 de abril de 2021.
  • O conteúdo do resumo deve ser relevante para o tema central do evento e relacionar-se aos seguintes EIXOS TEMÁTICOS, os quais, deverão estar sinalizados no trabalho;
  • Ciência, Tecnologia e Inovação em Pesquisa;
  • Atenção, Promoção e Educação em Saúde;
  • Ética, Cidadania e Direitos Humanos;
  • Cultura e Práticas Sociais.
  • Após o envio, o trabalho NÃO poderá ser modificado nem poderá haver inclusão/exclusão de autor(es).
  • Os resultados dos trabalhos aprovados, bem como o link para apresentação, serão divulgados através do site do evento e por meio de e-mail para os proponentes.
  • Pelo menos um dos autores deverá se fazer presente durante toda a sessão de apresentação de trabalho e qualquer autor/coautor discente está apto a apresentar o trabalho
  • Os trabalhos devem ser enviados nos formatos docx, sendo uma via COM IDENTIFICAÇÃO dos autores e outra SEM IDENTIFICAÇÃO;

Comissão Organizadora

Francisco Mayron Morais Soares
Luciana de Moura Ferreira

Comissão Científica

Bruna Aparecida Melo Batista
Francisco Wesley Souza
Glícia Mesquista Martiniano Mendonça
Kirley Kethellen Batista Mesquita
Maria Laís dos Santos Leite
Maria Sinara Farias
Márcio Silva Gondim
Paulo Cesar Teles Correia Junior
Rafael Pereira
Rebeca Chaves Cruz
Samylle Barbosa Veras Ferro